A Retrospectiva continua e agora é hora de trazermos as 12 frases que ficaram gravadas pra sempre em 2025.
A primeira frase é do ex-presidente Jair Bolsonaro em conversa com a diretora adjunta da SEAPE-DF Rita Gaio confessando o que fez violar a tornozeleira eletrônica motivando a prisão preventiva dele:
“Meti ferro quente aí (na tornozeleira eletrônica). Curiosidade... (Foi) ferro de solda... (Comecei) lá para o final da tarde”
No julgamento do núcleo duro do golpe que condenou Bolsonaro o ministro do STF Alexandre de Moraes proferiu essa frase pa justificar a condenação:
“Se criou uma narrativa assim como a terra seria plana, de que o Supremo Tribunal Federal estaria condenando ‘velhinhas com a Bíblia na mão’, que estariam passeando em um domingo ensolarado pelo Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e Palácio do Planalto. Nada mais mentiroso do que isso”
A crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos chegou ao ponto de clímax quando na Assembleia da ONU o presidente Donald Trump teve a primeira boa impressão do presidente Lula dizendo o seguinte:
“O Brasil está indo mal. Sem nós, eles fracassarão (...) Ele (Lula) gostou de mim, eu gostei dele. Só faço negócios com pessoas de quem gosto. Tivemos 39 segundos de uma química excelente”
Durante a COP 30 realizada em Belém o chanceler alemão Friederich Merz deu a seguinte declaração sobre o Brasil:
“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha”
Felipe Bressanin, o Felca foi o responsável por chamar a atenção do país ao publicar um vídeo sobre a adultização de crianças que acabou virando lei e ele deu o recado:
“Estou fazendo algo mais importante que eu, não vou parar”
No meio da tensão no Caribe com ameaça de guerra o ditador venezuelano Nicolás Maduro usou um trecho da música Imagine de John Lennon para ilustrar a ameaça militar dos americanos:
“Paz, paz, paz. Fazer tudo pela paz. Como dizia John Lennon, não? Temos que cantar isso. Coloque a canção de John Lennon: 'Imagine all the people'”
O Papa Leão XIV foi escolhido no conclave para ser o sucessor do Papa Francisco e em seu primeiro discurso como novo pontífice ele deu a seguinte declaração sobre o futuro da igreja católica:
“Precisamos tentar juntos ser uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogo, sempre aberta a receber, com os braços abertos, aqueles que precisam da nossa caridade e presença”
O intérprete Neguinho da Beija Flor, figura histórica do carnaval carioca se despediu dos desfiles após 50 anos e fez uma declaração amorosa à escola de samba:
“Para microfone não dá mais, tenho que ser substituído mesmo. Mas no carnaval estou sempre. Na Beija-Flor, principalmente, que é a minha vida, meu amor”
A atriz Fernanda Torres foi perguntada sobre as chances dela ganhar o Oscar de melhor atriz foi direta e reta:
“Eu sou uma pessoa pessimista por natureza e odeio expectativa”
A cantora Preta Gil morreu em julho depois de uma batalha de dois anos e meio contra o câncer e a cardiologista Roberta Saretta definiu bem o espírito guereiro da cantora:
“Preta Gil viveu intensamente cada segundo até o fim”
A penúltima frase é de Renato Paiva, ex-técnico do Botafogo antes da vitória sobre o Paris Saint Germain na Copa do Mundo de Clubes e que virou frase pra qualquer time:
“O cemitério do futebol está cheio de favoritos”
Para fechar uma frase que a torcida do Flamengo que ganhou quase tudo este ano lançou pro Palmeiras que foi vice na Libertadores e no Brasileiro e em especial pra Andreas Pereira que foi vilão em 2021:
“Ninguém morre nos devendo”
A seguir a retrospectiva relembra as perdas do ano, o adeus a pessoas notáveis que nos deixaram em 2025.

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.