O Mês em Resumo: Brasil atinge o ápice crítico da pandemia, deputado é preso por atacar o Supremo e Flamengo é bicampeão do Brasileirão

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de fevereiro.


O Brasil completa um ano de pandemia vivendo o seu momento extremamente crítico: o colapso do sistema de saúde que atinge 12 capitais. As taxas de ocupação dos leitos de UTI passam dos 90% e faltou doses das vacinas em algumas cidades. Pra conter o avanço da Covid- 19 e suas variantes cidades adotam o toque de recolher. No Distrito Federal o governo decretou lockdown de 15 dias. A vacinação por aqui segue em ritmo muito lento com menos de 5% da população imunizada e pesa pro aumento de casos e mortes as aglomerações e festas clandestinas irresponsáveis durante o carnaval. No mundo a OMS conclui os estudos em Wuhan e descarta a hipótese do vírus ter surgido em laboratório. A pandemia no Brasil já matou mais de 250 mil pessoas em um ano. 

O governo vence no Congresso com as eleições de Arthur Lira (PP-AL) pra presidente da Câmara dos Deputados e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para o Senado. 

O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) é preso no dia 15 por divulgar num vídeo onde faz ataques ao STF. A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e mantida pelos ministros do Supremo e pelos deputados. 

O presidente Jair Bolsonaro decide intervir no comando da Petrobras demitindo Roberto Castello Branco e assumindo o general Joaquim Silva e Luna. Pesa na decisão os sucessivos reajustes no preço dos combustíveis.



Em Mianmar os militares tomam o poder dando um golpe de estado prendendo líderes políticos como a líder do Partido Comunista Aung San Suu Kyi.  A população saiu às ruas em protesto e uma jovem de 19 anos é o símbolo da resistência ao ser atingida por um tiro e morrendo 15 dias depois. 

O ex- presidente Donald Trump é absolvido de novo pelos senadores. Ele escapou de outro processo de impeachment por ter sido acusado de incitar a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro. Com isso ele poderá concorrer ao pleito em 2024.

Depois de 41 anos a Fórmula 1 volta pra Band. A Rede Globo anuncia no dia 4 que desistiu de renovar o contrato e a emissora paulista adquire os direitos por dois anos. A equipe montada reúne especialistas no assunto como o narrador Sérgio Maurício, o comentarista Reginaldo Leme, o piloto Felipe Giaffone e a repórter Mariana Becker. No portfólio de velocidade a Band adquire a F2 e F3. 



O Palmeiras fracassa no Mundial de Clubes no Catar. O campeão da Libertadores perde a semifinal pro Tigres e na disputa do terceiro lugar perde nos pênaltis pro Al Ahly do Egito. O Bayern de Munique é o grande campeão do torneio.




O Flamengo mantém a hegemonia e conquista o bicampeonato do Brasileirão. O título veio na última rodada com derrota do São Paulo, mas beneficiado pelo empate do Internacional contra o Corinthians. Foram rebaixadas as equipes do Vasco, Coritiba, Goiás e Botafogo. O Vasco cai pela quarta vez nos últimos 13 anos e o Botafogo amarga seu terceiro rebaixamento com a quarta pior campanha da era dos pontos corridos. Claudinho e Luciano terminam o campeonato como artilheiros com 18 gols marcados cada um.

Pela sétima vez Tom Brady vence um Superbowl. O quarterback de 43 anos comanda o Tampa Bay Buccaneers ao título da NFL vencendo na final o Kansas City Chiefs por 31 a  9 

Ex- presidente da Argentina entre 1989 e 1999 Carlos Menem dolarizou a economia argentina com o plano de conversibilidade e conseguiu controlar a inflação, reatou com os ingleses depois da Guerra das Malvinas mas deixou o mandato em meio à crise econômica e foi acusado de corrupção. Desde o ano passado enfrentou problemas de saúde e complicações causadas por uma infecção urinária levaram a morte aos 92 anos no dia 14 de fevereiro.




Outros mortos do mês: Tom Moore (1º de fevereiro), militar inglês e símbolo da luta contra a Covid ao arrecadar 30 milhões de libras, Christopher Plummer (5 de fevereiro), ator canadense ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante em 2012 no filme Beginners, Zezinho Correa (6 de fevereiro), mais uma vítima da Covid. Era vocalista da banda Carrapicho que em 1996 estourou em todo mundo como hit Tic Tac, Leon Spinks (6 de fevereiro), ex- boxeador americano campeão olímpico e mundial dos pesos pesados quando em 1978 venceu Muhammad Ali que sete meses depois recuperou a coroa, Lula Pereira (7 de fevereiro), ex- técnico de futebol onde treinou times como Flamengo, Bahia e foi zagueiro pelo Sport e Santa Cruz, José Maranhão (8 de fevereiro), ex- deputado, governador e senador pela Paraíba, Marilena Ansaldi (9 de fevereiro), atriz e bailarina sendo a primeira do Teatro Municipal de São Paulo, Larry Flint (10 de fevereiro), empresário americano que teve sua vida retratada no filme O Povo contra Larry Flint, Chick Corea (11 de fevereiro) instrumentista americano que deu grande contribuição ao jazz com o jazz fusion, Luís Humberto (11 de fevereiro), foi professor da UnB, arquiteto e fotógrafo onde trabalhou em vários órgãos de imprensa, Leopoldo Luque (15 de fevereiro), atacante que foi campeão com a seleção da Argentina que ganhou em casa a Copa do Mundo de 1978 e Fausto Gresini (23 de fevereiro), ex-motociclista italiano bicampeão da 125 cc em 1985 e 1987.

O quadro volta em março.

Postar um comentário

0 Comentários