Para fechar a retrospectiva 2025 hora do futebol no ano mágico do Flamengo que ganha quase tudo e da definição das vagas pra Copa do Mundo que se aproxima.
Os campeões nos estados

Os campeonatos estaduais abriram o ano e tivemos como destaques: no Distrtito Federal o Gama vencendo o campeonato batendo o Capital nos pênaltis, o Ceará se sagrando bicampeão estadual assim como o Bahia, em Minas o Atlético Mineiro se sagrou hexacampeão seguido, no RS o Internacional impediu o oitavo título seguido do Grêmio vencendo o Gauchão, o Corinthians se sagrou campeão paulista depois de seis anos de seca impedindo o tetracampeonato seguido do Palmeiras e no Rio de Janeiro o Flamengo conquistou o bicampeonato consecutivo.
Outros campeões estaduais da temporada: AC: Independência, AL: CRB, AM: Amazonas, AP: Trem, ES: Rio Branco, GO: Vila Nova, MA: Maranhão, MT: Primavera, MS: Operário, PA: Remo, PB: Sousa, PR: Operário, PE: Sport, PI: Piauí, RN: América - RN, RO: Gazin Porto Velho, RR:GAZ, SC: Avaí, SE: Confiança e TO que só ontem teve seu campeão aos 45 do segundo tempo que foi o Araguaína depois que o STJD mandou refazer as finais por causa de um jogador irregular do União que tinha sido campeão, mas perdeu no tribunal.
PSG, o dono da bola na Europa e no mundo
Na Europa o Paris Saint Germain finalmente ganhou a cobiçada Champions. O torneio continental de clubes ganhou um novo formato e o time francês chegou a primeira conquista goleando na final a Inter de Milão por 5 x 0. Em dezembro o clube francês se sagrou campeão da Copa Intercontinental jogando contra o Flamengo e o jogo terminou empatado por 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação e nos pênaltis brilhou a estrela do russo Safonov, reserva de Donnarunna que pegou quatro cobranças e o PSG venceu a série por 2 x 1.
Veja quem foi campeão nas principais ligas europeias em 2025
- Alemanha - O Bayern de Munique foi campeão pela 33ª vez na história da Bundesliga
- França - O PSG levou o título da Ligue 1 com sobras
- Espanha - O Barcelona levou seu 28º título na La Liga desbancando o Real Madrid
- Inglaterra - O Liverpool venceu a Premier League pela 20ª vez igualando o Manchester United
- Itália - Pela quarta vez o Napoli venceu a Serie A numa disputa ponto a ponto com a Inter de Milão
Chelsea é o primeiro campeão da Copa do Mundo de clubes
A grande novidade do ano foi a disputa da Copa do Mundo de Clubes entre junho e julho nos Estados Unidos. 32 times disputaram o torneio e no fim prevaleceu a lógica com dois times europeus na decisão e o Chelsea foi o primeiro campeão do torneio. Quatro times brasileiros participaram do torneio: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo contrariaram os especialistas e foram muito bem sendo o Fluminense a equipe que foi mais longe. Na fase de grupos os quatro times brasileiros passaram de fase sendo que Palmeiras e Botafogo eram vizinhos de grupo com o Verdão no grupo A e o Botafogo no grupo B onde venceu o Paris Saint Germain, mas acabou ficando em segundo e teve de enfrentar o Palmeiras, o Flamengo foi primeiro no grupo D e foi o único time que venceu o Chelsea com uma virada épica de 3 x 1 e o Fluminense foi segundo no grupo F. Nas oitavas teve duelo brasileiro logo de cara e o Palmeiras eliminou o Botafogo com gol de Paulinho, o Flamengo caiu diante do Bayern de Munique que aproveitou os erros cometidos pelo rubro negro e venceu por 4 x 2 e o Fluminense passou pela Inter de Milão com autoridade, nas quartas o tricolor derrotou o Al Hilal que havia eliminado o Manchester City nas oitavas, já o Palmeiras caiu diante do Chelsea e na semifinal foi a vez do Fluminense perder pros Blues com dois gols de João Pedro, jogador revelado em Xerém. A final foi entre o Chelsea e o Paris Saint Germain e o time inglês resolveu no primeiro tempo com dois gols de Cole Palmer e um de João Pedro. A primeira edição teve falhas na organização e jogos atrasados por conta de tempestades, fato que pode se repetir na Copa do Mundo de seleções ano que vem.
Brasil se classifica em ciclo tumultuado e Ancelotti chega depois de idas e vindas
Para a seleção brasileira 2025 foi mais um ano de um ciclo tumultuado e que terminou com a classificação pra Copa do Mundo aos trancos e barrancos. A seleção começou o ano com Dorival Júnior que dirigiu o time em dois jogos pelas eliminatórias: venceu a Colômbia mas tomou um baile de dar dó sendo goleada por 4 x 1 diante da Argentina que não tinha Messi em campo e por conta desse chocolate Dorival caiu. O italiano Carlo Ancelotti depois de idas e vindas finalmente aceitou o desafio e em 12 de maio assumia o comando da seleção e no segundo jogo dirigindo o time veio a classificação com vitória sobre o Paraguai. O Brasil terminou as eliminatórias na quinta posição, a pior campanha em todos os tempos somando 28 pontos, é o preço que se pagou pelo ciclo tumultuado com quatro técnicos, sendo dois interinos durante todo o ciclo. No fim do ano o Brasil fez amistosos contra times asiáticos e africanos obtendo duas vitórias contra Coreia do Sul e Senegal, um empate contra a Tunísia e uma derrota surpreendente pro Japão de virada. Estevão se tornou o artilheiro da era Ancelotti até aqui marcando cinco gols. O Brasil fará em março próximo dois amistosos nos EUA contra França e Croácia e serão os últimos antes da convocação definitiva dos 26 jogadores em maio. Nas categorias de base nossas seleções amargaram resultados ruins: no sub-17 a seleção ficou na quarta posição ao perder duas decisões por pênaltis, já na sub-20 o resultado foi ainda pior, eliminação precoce na fase de grupos ao perder pra Espanha e Ramón Menezes recebeu o bilhete azul sendo demitido após o fiasco.
E em 2025 tivemos as definições das seleções classificadas pra próxima Copa do Mundo. 39 seleções lutaram muito em campo e foram premiadas com as vagas em todo o planeta. Entre os destaques estão a classificação de quatro times que farão suas estreias no mundial: Cabo Verde na África, Uzbequistão e Jordânia pela Ásia e Curaçao na Concacaf, o menor país em população obteve uma classificação heroica, nas eliminatórias europeias a sensação foi a Noruega do artilheiro Haaland, dona do melhor ataque de todas as eliminatórias com 37 gols marcados e para mais um drama da Itália que terá de jogar a repescagem e evitar a terceira ausência seguida e pra tentar voltar ao mundial terá de passar pela Irlanda do Norte em casa e depois o vencedor do duelo entre País de Gales e Bósnia pra ter o passaporte carimbado.
E no dia 5 deste mês de dezembro foram sorteados os grupos do mundial e o Brasil caiu no grupo C e terá como adversárias as seleções do Marrocos e Escócia, rivais de Copas passadas e a seleção do Haiti. A estreia será dia 13 de junho às 7 da noite em Nova Jersey no MetLife contra o Marrocos, seleção que foi quarta colocada na última Copa do Mundo e que venceu um amistoso no começo do ciclo em março de 2023, depois no dia 19 enfrentaremos o Haiti às 10 da noite no estádio Lincoln Field em Filadelfia e no dia 24 o Brasil fecha a participação na primeira fase jogando às 7 da noite em Miami no Hard Rock Stadium contra a Escócia que volta a um mundial depois de 28 anos e coincidentemente os escoceses foram nossos adversários no jogo que abriu a Copa do Mundo de 1998 na França. O caminho do Brasil será árduo pois passando em primeiro pegará o segundo colocado do grupo F com Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção europeia vinda da repescagem e pode pegar pela frente num hipotético duelo nas quartas de final com a seleção da Inglaterra do artilheiro Harry Kane. O mundial começará dia 11 de junho com o duelo entre as seleções do México e da África do Sul no estádio Azteca e as duas seleções abriram o mundial de 2010 na África do Sul que sediava aquela Copa. E o Blog de knunes está pronto para mais uma cobertura campeã da Copa. A partir de fevereiro trago o aquecimento com notícias rápidas sobre a fase final de preparação das seleções e das cidades sede que vai ao ar toda sexta feira até 5 de junho, em março republicaremos o Copa na Imprensa que foi publicado no blog A Caminho do Catar em 2022, com o resumo das Copas e as páginas dos jornais e revistas que documentaram grandes momentos das Copas e irá ao ar duas vezes por semana, em maio assim que a seleção for convocada farei um raio-x dos 26 jogadores e no fim do mês a análise dos 12 grupos e a apresentação das cidades sede e a partir de 11 de junho todo mundo ligado pra nossa cobertura com o acompanhamento de todos os 104 jogos do mundial 2026.
Veja como ficou a composição dos grupos:
- GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
- GRUPO B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça;
- GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
- GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
- GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
- GRUPO F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;
- GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
- GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
- GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;
- GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
- GRUPO K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1(RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia;
- GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
Troca de comando na CBF: sai Edinaldo entra Xaud 
Em 2025 tivemos mais uma troca de comando na CBF. Desde a queda de Ricardo Teixeira em 2012 nenhum presidente consegue completar o mandato, foi assim com José Maria Marin, Marco Polo del Nero, Rogério Caboclo e este ano com Edinaldo Rodrigues. Edinaldo deixou o poder em maio desistindo de tentar voltar ao cargo pois ele foi afastado por decisão judicial que encontrou irregularidades na eleição presidencial da entidade e só retomou o cargo por causa de uma liminar do ministro Gilmar Mendes, antes em abril denúncia da revista Piauí revelou os podres de Edinaldo. Novas eleições aconteceram e Samir Xaud, presidente da federação de Roraima foi eleito por aclamação presidente dias depois.
Corinthians segue soberano no futebol feminino
No Brasileirão feminino ninguém para as Brabas do Corinthians. O Timão foi campeão brasileiro mais uma vez e chegou ao sétimo título e o sexto consecutivo com uma campanha sólida coroada com a vitória na final sobre o Cruzeiro que foi o melhor time na fase de classificação e fez o melhor resultado de uma equipe mineira na competição. O Real Brasília mais uma vez esteve entre a classificação e o sufoco do rebaixamento e terminou em 13º e foram rebaixadas as equipes do 3B e do Sport e em 2026 serão 18 equipes na disputa caindo duas e subindo quatro para que em 2027 o campeonato seja disputado por 20 times. A seleção feminina teve um ano positivo sob o comando de Arthur Elias tendo como destaques a primeira vitória da seleção dentro dos Estados Unidos e a conquista emocionante da Copa América vencendo a Colômbia nos pênaltis depois de empate na prorrogação e com golaço de Marta. E no futsal o Brasil foi campeão da primeira Copa do Mundo feminina da modalidade vencendo Portugal na decisão por 3 x 0.
Mais um vice pro Brasil na Sul Americana
A Copa Sul Americana terminou mais uma vez frustrante para o Brasil. O Atlético Mineiro chegou a final, mas perdeu nos pênaltis pra equipe do Lanús e ficou com o vice. O Brasil teve na edição deste ano sete equipes: Corinthians que foi eliminado na Pré Libertadores, Vasco, Grêmio, Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Vitória. Na primeira fase só o Fluminense avançou direto pras oitavas, Vasco, Atlético Mineiro e Grêmio seguiram pro playoff enquanto Corinthians, Vitória e Cruzeiro com uma campanha ruim ficaram no caminho na fase de grupos, no playoff entrou o Bahia que foi eliminado pelo América de Cáli assim como Vasco e Grêmio que foram eliminados por Independiente del Valle e Alianza Lima respectivamente, o Galo passou pelo Bucaramanga nos pênaltis, nas oitavas o Galo venceu o Godoy Cruz da Argentina enquanto o Flu despachou o América de Cáli, nas quartas de final o Fluminense foi eliminado pelo Lanús e o Galo passou pelo Bolívar vencendo a partida de volta e chegou á semifinal contra o Del Valle com empate no jogo de ida e vitória por 3 x 1 na volta. A decisão com o Lanús foi nervosa e o Galo foi melhor em campo, mas não traduziu em gols o domínio e o jogo foi pros pênaltis e o goleiro Losada da equipe argentina foi o herói defendendo duas cobranças. Este foi o quarto vice campeonato consecutivo de um time brasileiro na Copa Sul Americana.
Flamengo é tetra e Brasil iguala Argentina em títulos na Libertadores
De 2019 pra cá os times brasileiros vem dominando a Libertadores e em 2025 o Brasil fez história com o primeiro time tetracampeão, o Flamengo. O rubro negro se sagrou tetracampeão ao vencer a final com o Palmeiras com gol marcado por Danilo. O país teve Corinthians e Bahia jogando as fases preliminares e o Bahia avançou, já o Corinthians foi eliminado pelo Barcelona de Guayaquil perdendo na ida por 3 x 0 e na volta fez apenas dois gols, insuficiente pra se classificar. Na fase de grupos Botafogo, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Fortaleza, Inter e Bahia foram os representantes sendo que Inter e Bahia estavam no mesmo grupo e o Colorado foi primeiro com o Bahia indo pra Sul Americana, o Palmeiras ficou com a melhor campanha geral mais uma vez, já o Flamengo passou em segundo num grupo com LDU e Central Córdoba que aprontou vencendo em pleno Maracanã, Fortaleza, Botafogo e São Paulo passaram em seus grupos. No mata mata o Botafogo então campeão foi eliminado pela LDU perdendo em Quito, o São Paulo passou pelo Atlético Nacional nos pênaltis, o Fortaleza foi eliminado ao perder pro Racing, o Palmeiras atropelou o Universitário e no duelo brasileiro o Flamengo amassou o Internacional vencendo os dois jogos, nas quartas o São Paulo foi vítima da LDU ao perder em Quito, o Palmeiras despachou o River Plate e o Flamengo beirou a eliminação diante do Estudiantes, mas surgiu Rossi, o paredão que defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis e manteve vivo o sonho de título. Nas semifinais o Palmeiras enfrentaria a LDU e o Flamengo encarava o Racing. O Verdão tomou de 3 x 0 da LDU e o Flamengo venceu no sufoco com gol de Carrascal, na partida de volta o Palmeiras fez o impossível, reverteu o placar de Quito e goleou por 4 x 0, já o rubro negro segurou a pressão e com o 0 x 0 chegou a final pela quarta vez em sete anos. A final foi em Lima e como em 2019 Lima foi palco de mais uma festa rubro negra. O gol de Danilo escorando cruzamento de Arrascaeta foi histórico pois ele se tornava o terceiro jogador do Flamengo a fazer gol em uma final, antes Zico e Gabigol haviam marcado em finais. O título do Flamengo fez com que o Brasil igualasse a Argentina em quantidade de títulos conquistados em 65 anos de história e ambos os países tem 25 títulos e Filipe Luís se juntou a um grupo que foi campeão como técnico e como jogador sendo o nono a alcançar o feito e o segundo brasileiro a atingir a marca se juntando à Renato Gaúcho que foi campeão como técnico e como jogador pelo Grêmio.
Corinthians conquista a Copa do Brasil pela quarta vez
A Copa do Brasil foi alvinegra. O Corinthians se sagrou campeão numa temporada difícll, mas que terminou muito bem. O Timão entrou na terceira fase vencendo duas vezes o Novorizontino, nas oitavas venceu duas vezes o Palmeiras, nas quartas despachou o Athlético Paranaense, na semifinal venceu o Cruzeiro no jogo de ida, perdeu na volta, mas nos pênaltis brilhou a estrela de Hugo Souza que pegou duas cobranças levando o Corinthians pra final contra o Vasco. No jogo de ida empate por 0 x 0, na decisão com Maracanã lotado o Timão se impôs e venceu o jogo com participação decisiva da dupla Yuri Alberto e Memphis Depay com gol do primeiro e assistência pro gol decisivo do holandês. O título colocou o Corinthians na Libertadores direto na fase de grupos. A partir de 2026 a competição muda seu formato com os 20 times da Série A entrando na quinta fase em confrontos de ida e volta até a semifinal e a final sendo disputada em jogo único em campo neutro.
A luta das equipes por um lugar ao sol
Nas divisões inferiores conquistas inéditas. Na Série D o campeão foi o Barra de Santa Catarina que venceu o Santa Cruz de Pernambuco e subiram junto do Maranhão e da Inter de Limeira. Mais uma vez o futebol de Brasília não conseguiu sair do atoleiro e o Ceilândia parou nas oitavas sendo eliminado pelo Barra, já o Capital ficou na primeira fase. Na Série C a Ponte Preta conquistou seu primeiro título nacional de expressão ao vencer a competição vencendo o Londrina na final e as duas equipes subiram pra Série B junto de Náutico e São Bernardo.
Coxa vence Série B mais disputada dos últimos anos
Numa das mais disputadas edições da história a Série B de 2025 foi marcada pela disputa até o final e o Coritiba foi o campeão. O Coxa conquistou a competição pela terceira vez depois de uma arrancada na reta final e ficou com o título, o vice campeão foi o Athlético Paranaense, rebaixado ano passado e que passou por altos e baixos. As outras vagas ficaram com Chapecoense e Remo. A Chape arrancou na metade do campeonato e brigou até o fim e o time paraense esteve entre os primeiros e na última rodada com o Mangueirão cheio venceu o Goiás e ficou com a vaga voltando a figurar na elite depois de 31 anos pois não jogava a Série A desde 1994 e pra festa ficar completa, o rival Paysandu amargou o rebaixamento terminando o torneio na lanterna. Além do Papão caíram o Amazonas, o Volta Redonda e a Ferroviária.
Um título indiscutível do Flamengo, campeão brasileiro mais uma vez
Um campeonato quase perfeito pro Flamengo que depois de cinco anos volta a ser o dono do Brasil e fechando um ano mágico cheio de títulos. O rubro negro chegou ao nono título brasileiro numa campanha absolutamente superior aos demais. Em 38 rodadas foram 23 vitórias, 10 empates e 5 derrotas num total de 79 pontos, o time teve o melhor ataque, a melhor defesa e o maior saldo de gols da era dos pontos corridos com 51 gols pró além de liderar 28 das 38 rodadas. O Palmeiras até que tentou fazer frente, liderou em seis rodadas, mas nas últimas rodadas não somou pontos e o Flamengo aproveitou o vacilo e levou a taça. O Cruzeiro chegou a ameaçar fazer frente mas ficou em terceiro. A grande e grata surpresa do campeonato foi o Mirassol, quarto colocado. O time do interior paulista foi apontado por muitos no começo do campeonato como um dos rebaixados, mas a equipe calou a boca dos críticos jogando um futebol certinho comandado dentro de campo por Reinaldo, lateral esquerdo que foi chamado de Kingnaldo pela torcida e muito bem dirigido por Rafael Guanaes, escolhido pela CBF como o melhor técnico do campeonato e dentro do Maião o time foi imbatível, não perdeu nenhum jogo assim como o Flamengo e ambos foram os melhores mandantes do campeonato sendo que o Flamengo atingiu a marca pela segunda vez nos pontos corridos, um feito histórico.
Do outro lado muitos times passaram por apuros o campeonato inteiro: o Corinthians, o Grêmio, Atlético Mineiro e Santos que mesmo com Neymar flertou com o rebaixamento durante boa parte, mas o craque assumiu a responsabilidade e jogou no sacrifício as rodadas finais e marcou gols que foram importantes pra manutenção do Peixe na elite. O Internacional foi outro que passou por maus bocados durante o campeonato e no desespero trouxe Abel Braga que curtia a aposentadoria pra salvar o time e deu certo, na última rodada o Inter venceu o Bragantino e se salvou. Para os rebaixados um ano triste, principalmente para a dupla Ceará e Fortaleza. O Vozão esteve fora do Z4 em quase todo o campeonato, mas foi definhando e na última rodada perdeu pro time reserva do Palmeiras, entrou pra zona de rebaixamento e caiu justamente na rodada derradeira, o Fortaleza pagou muito caro pelo festival de erros cometidos pela diretoria e mesmo com uma arrancada com Martin Palermo que ficou 9 partidas invicto a queda parecia impossível, mas na última rodada o Laion caiu ao perder pro Botafogo. Também foram rebaixados o Juventude e o Sport que fez uma campanha ridícula com apenas 14% de aproveitamento, 17 pontos somados e apenas duas vitórias na terceira pior campanha na história dos pontos corridos. Arrascaeta foi escolhido o craque do campeonato e Kaio Jorge do Cruzeiro foi o artilheiro marcando 21 gols. O Flamengo foi o clube que mais levou público aos estádios com média de 58.554 pessoas por jogo e a média de público geral foi de 25.231 pagantes por jogo, a terceira maior marca na história.
E chegamos ao final desta retrospectiva de 2025.
























Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.