O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de dezembro.
O senador Flávio Bolsonaro anuncia sua pré candidatura à presidência da República com apoio do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão se dá através de uma carta feita por Bolsonaro em punho. O ex-presidente por sua vez passou por cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal no dia 25 e segue em recuperação.
No Congresso a Lei da Dosimetria é aprovada, primeiro na Câmara e depois no Senado. O texto prevê redução da pena de Bolsonaro em regime fechado caindo pra 2 anos e a pena sendo reduzida pra 20 anos. O texto segue para a sanção presidencial, mas o presidente Lula deverá vetar o texto.
Ainda sobre o Congresso no dia 9 a sessão foi marcada por um tumulto envolvendo o deputado Gláuber Braga (PSOL-RJ) que sentou na cadeira do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta e teve de ser retirado à força pela Polícia Legislativa assim como a imprensa que não pôde documentar nada. Gláuber foi suspenso por 6 meses em processo de cassação, já Carla Zambelli foi absolvida, mas o STF determinou a anulação do ato e a perda do mandato. Ela renuncia no dia 14. Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagen perderam seus mandatos por excesso de faltas e por ter sido indiciado na tentativa de golpe de estado.
O ministro do STF Alexandre de Moraes e a esposa Viviane Barci tem suas sanções da Lei Magnitsky retiradas, dias depois a colunista do jornal O Globo Malu Gaspar revela que Moraes se encontrou com o presidente do Banco Central Gabriel Galípolo para tratar sobre o banco Master, mas ambos desmentiram a acusação.
O deputado Sóstenes Cavalcanti, líder do PL na Câmara é alvo da PF suspeito de desviar verbas parlamentares e a polícia encontra na sua casa R$ 430 mil em dinheiro de espécie. O parlamentar se defendeu dizendo que o dinheiro era fruto da venda de um imóvel, já no escândalo do INSS o vice líder do governo senador Weverton Rocha vira alvo de investigação e o número 2 da previdência Adroaldo Portal foi preso em operação da Polícia Federal. No dia 26 o ex-diretor da PF Silvinei Vasques é preso no Paraguai por tentativa de fuga e uso de documento falso e como Bolsonaro violou a tornozeleira eletrônica.
Em São Paulo um vendaval deixa mais de 1 milhão de casas sem energia elétrica. A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia pode ter seu contrato rescindido.
Tainara Santos, a mulher que foi arrastada por 1 quilômetro morre no dia 24 depois de ficar 25 dias internada. Ela foi uma das vítimas de feminicídio no ano. Em Brasília a cabo Maria de Lourdes Freire é morta pelo soldado Kelvin Barros da Silva em um quartel e seu corpo carbonizado e o soldado foi preso ao fugir para o Paranoá.
Num negócio que movimentou o mercado de entretenimento a Netflix compra os estúdios da Warner no valor de US$ 82 bilhões.
Na Austrália um ataque antissemita deixa 16 mortos na praia de Bondi no dia 14. Os atiradores eram pai e filho e a autoria dos ataques é atribuída ao Estado Islâmico.
A tensão se eleva no mar do Caribe. O governo americano decide bloquear petroleiros que saem da Venezuela elevando ainda mais a tensão entre os dois países e Trump decide dar um ultimato a Nicolás Maduro.
No Chile o conservador José Antonio Kast é eleito presidente depois de sua terceira tentativa de chegar ao poder. Ele vence a eleição presidencial e coloca a direita no poder.
O foguete sul coreano HAMBIT-Nano que seria o primeiro a ser lançado da base de Alcântara falhou na tentativa de decolagem por anomalia e as causas da falha serão investigadas.
Sorteados os grupos da Copa do Mundo de 2026 e o Brasil caiu no grupo C e estreia no dia 13 de junho contra a seleção do Marrocos, quarta colocada na Copa de 2022 e o jogo será em Nova Jersey, no dia 19 a seleção enfrenta o Haiti em Filadélfia e fecha participação na primeira fase contra a Escócia dia 24 de junho em Miami. A Copa será aberta em 11 de junho com México e África do Sul no lendário estádio Azteca.
O Flamengo é campeão brasileiro ao vencer o Ceará por 1 x 0 na penúltima rodada. Dias depois o clube joga a Copa Intercontinental no Catar, vence o Cruz Azul por 2 x 1, o Pyramids por 2 x 0 e enfrenta na decisão o Paris Saint Germain. O jogo termina empatado por 1 x 1 e depois de 120 minutos o rubro negro vê o sonho de ganhar o mundo de novo parar nas mãos do goleiro russo Safonov que defende quatro cobranças dando o título ao time francês.
O Corinthians conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil ao vencer o Vasco na decisão no Maracanã e confirma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2026.
O inglês Lando Norris é campeão mundial de Fórmula 1 ao chegar em terceiro lugar em Abu Dhabi e depois de 17 anos um piloto da McLaren é campeão mundial de pilotos. Aqui no Brasil Rubens Barrichello é campeão da Nascar Brasil, Felipe Giaffone se sagra tetracampeão da Copa Truck e na Stock Car Felipe Fraga é bicampeão com a vitória na prova sprint em Interlagos.
A francesa Brigitte Bardot foi musa ao atuar em filmes como E Deus criou a mulher que a elevou pra símbolo sexual, depois abandonou o cinema e se tronou ativista das causas dos animais criando a fundação Brigitte Bardot. A atriz morre no dia 28 de dezembro aos 91 anos deixando na história o legado de beleza no cinema.
Ator e comentarista durante anos do carnaval carioca na Globo e na Manchete Haroldo Costa ainda foi diretor de programas de nomes consagrados como Chacrinha e Moacyr Franco além de ser jurado e escreveu vários livros sobre o carnaval carioca. Haroldo Costa morre no dia 13 aos 95 anos por conta de problemas de saúde devido à idade avançada.
O diretor Rob Reiner é encontrado morto junto de sua esposa no dia 15 e a investigação da polícia aponta que os dois foram mortos a facadas pelo próprio filho que foi preso. Rob Reiner dirigiu filmes de destaque como Harry e Sally - Feitos um para o outro e Louca Obsessão.
Outras mortes em dezembro: Peter Arnett (17 de dezembro), jornalista que ficou conhecido por sua atuação na primeira guerra do Golfo pela CNN em 1991 além de cobrir a guerra do Vietnã, Mario Pineida (17 de dezembro), jogador de futebol equatoriano que passou pelo Fluminense em 2022 e que foi assassinado em Quito, Greg Biffle (18 de dezembro), ex-piloto da NASCAR onde venceu 19 provas e virou lenda. Biffle morreu em acidente aéreo junto de esposa e as duas filhas, Lindomar Castilho (20 de dezembro), cantor que foi conhecido como o Rei do Bolero e fez sucesso nos anos 1970 e em 1981 matou a então mulher Eliane de Grammont, foi condenado a pena de 12 anos cumprindo parte da pena, Ieda Maria Vargas (22 de dezembro), foi Miss Brasil e Miss Universo em 1963, Cláudio Mortari (25 de dezembro), foi treinador de basquete dirigindo grandes clubes, entre eles o Sírio campeão mundial de clubes em 1979 e dirigiu a seleção brasileira masculina nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, Teuda Bara (25 de dezembro), atriz que fundou o teatro Galpão, Mãe Carmen (26 de dezembro), filha de Mãe Menininha do Gantois era ialorixá e importante lidernaça religiosa do candomblé e Oscar Maroni (31 de dezembro), dono da boate Bahamas Club
O quadro retorna em janeiro de 2026.
































Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.