A Retrospectiva 2025 segue e agora vamos ver o que foi notícia no cenário nacional.

O cinema brasileiro obteve em 2025 sua maior vitória com o inédito Oscar vindo do filme Ainda estou aqui de Walter Salles escolhido pela Academia como melhor filme estrangeiro. O filme conta a trajetória de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, torturado em plena ditadura militar e ganhou vários prêmios nos festivais de cinema em todo o mundo. Logo no dia 5 de janeiro veio uma premiação histórica pra Fernanda Torres que ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz dramática, dias depois veio a indicação ao Oscar de melhor atriz e o filme foi indicado em duas categorias: melhor filme e melhor filme estrangeiro. O Brasil torceu e em pleno carnaval a premiação foi como se fosse uma final de Copa do Mundo. Perto da meia noite do dia 2 pro dia 3 de março quando a atriz Cameron Diaz anunciou o escolhido que foi Ainda estou aqui o país entrou em clima de festa e euforia. Era a primeira vez que um filme brasileiro era agraciado com o Oscar. A tão sonhada estatueta principal não veio, tanto o filme como Fernanda perderam pra Anora e pra Mikey Madison respectivamente, pouco importava. E outro filme brasileiro está cotado pra concorrer ao Oscar em 2026, O Agente Secreto de Kléber Mendonça Filho está entre os pré-indicados na categoria melhor filme estrangeiro do Oscar e indicado ao Globo de Ouro que é o termômetro pra grande premiação do cinema que será realizado em 15 de março do próximo ano.
A praga do feminicídio faz novas vítimas
Cada vez mais frequente a violência contra a mulher atingiu em 2025 níveis alarmantes e os casos de feminicídio seguem sendo cada dia mais frequentes e assustadores. Em julho o ex-jogador de basquete Igor Cabral agride de forma covarde e desumana Juliana Garcia desferindo 61 socos dentro do elevador e acabou preso, em novembro Tainara Souza Santos é arrastada por 1 quilômetro pelo ex-companheiro que é preso, teve as duas pernas amputadas e morre na véspera do Natal e em dezembro a cabo Maria de Lourdes Matos é morta pelo soldado Kelvin Barros num crime que aterroriza Brasília. O soldado a matou porque não aceitou o fim do relacionamento.
Um ano de tragédias que machucaram os brasileiros 
Em 2025 houve muitas tragédias que comoveram os brasileiros. No dia 5 de fevereiro o teto da igreja de Ouro de Salvador desabou matando a jovem Giulia Righeto, em 13 de fevereiro o ciclista Vitor Medrado perdeu a vida ao ter seu celuar roubado por bandidos no Parque do Povo no Ibirapuera. Os dois bandidos fugiram, em março a adolescente Vitória Regina é encontrada morta na região de Cajamar e o assassino foi preso por ter praticado stalking. Tivemos também casos de envenenamento que chocaram o país. No primeiro dia do ano cinco pessoas de uma mesma família morrem envenenadas ao comerem arroz misturado com chumbinho, em fevereiro Deise dos Anjos, acusada de envenenar um bolo com arsênico no final do ano passado é encontrada morta na prisão no Rio Grande do Sul e em abril duas crianças de uma mesma família morreram ao ingerir ovos de páscoa e a mulher que envenenou o produto foi presa. Também em abril um desafio da internet matou a pequena Sarah Raíssa no Distrito Federal. Ela inalou aerossol de um desodorante e acabou falecendo. Em junho dois acidentes envolvendo balões: o primeiro no dia 15 quando uma mulher morre na queda de um balão com 33 pessoas e no dia 21 no município de Praia Grande em Santa Catarina um balão com 21 pessoas a bordo caiu matando oito pessoas. Em 24 de setembro um acidente aéreo matou todos os ocupantes de um Cessna na região do Pantanal Mato Grossense e em 30 de novembro no zoológico de João Pessoa aconteceu a morte de Gerson de Melo Machado, o Vaqueirinho. Ele entrou na jaula dos felinos e foi atacado por uma leoa morrendo minutos depois.
Adultização sai das redes e vira pauta no Congresso 
A adultização precoce de crianças virou tema de debates em agosto quando o influenciador Felca publicou um vídeo expondo como crianças são usadas por redes sociais pra atrair público e ao mesmo tempo revelou o funcionamento do algoritmo pra propagar conteúdos relativos à pedofilia. E por conta desse vídeo o Congresso aprovou projeto de lei que regulariza a projeção de crianças e adolescentes na internet, batizado de Estatuto da Criança Digital e dados da Secretaria da Segurança Pública em São Paulo apontaram aumento das denúncias após o vídeo do influenciador e em setembro foi sancionada por decreto presidencial.
A última aventura de Juliana, esquecida e morta no vulcão
Juliana Marini era uma aventureira que viajava pelo mundo na busca por adrenalina e emoção. O seu mais novo desafio foi escalar o vulcão Rinjani na Indonésia e uma cratera acabou sendo o seu último destino. Juliana sofreu um acidente e caiu nessa cratera. Durante quatro dias seu corpo ficou nessa cratera à espera de um resgate. A demora de quatro dias no resgate ocasionou sua morte e houve muitas críticas pela omissão da equipe de bombeiros, pois o local onde caiu é uma região de difícil acesso.
Mais uma morte misteriosa envolve o PCC
Mais um assassinato mobilizou São Paulo em 2025 envolvendo o PCC. O ex-delegado Ruy Ferraz investigava a ação da facção criminosa foi morto em setembro numa emboscada que foi fatal. Ele foi alvejado com mais de 20 tiros de fuzis. Este foi o segundo caso em menos de um ano, em novembro do ano passado Vinícius Gritzbach foi executado ao desembarcar do aeroporto de Guarulhos.
O escândalo das bebidas adulteradas com metanol choca a sociedade
A mistura que mata deu muito que falar em 2025. A partir de setembro uma série de casos de pessoas que foram intoxicadas com bebidas alcoólicas misturadas com metanol chamou a atenção da sociedade principalmente em São Paulo onde foram registradas a maioria dos casos e também as mortes sendo ao todo 11 vítimas fatais e em todo o Brasil 18 pessoas morreram. A investigação da PM de São Paulo apontou que as bebidas foram adulteradas de forma clandestina com a adição do metanol em concentrações anormais.
A fúria da natureza: tornado mata no Paraná
A natureza mostrou sua força em 2025 e em novembro um forte tornado matou oito pessoas na cidade paranaense de Rio Bonito do Iguaçu que teve 90% das estruturas desruídas. No meio do ano a onda de frio castigou cidades chegando a -2º e houve a morte de uma pessoa, as chuvas também causaram morte e destruição e em dezembro três pessoas morreram nas chuvas em Palhoça, Santa Catarina. Também em dezembro São Paulo sofre com um forte vendaval que causou quedas de árvores e cortes de energia elétrica de até três dias.
COP em Belém discute o futuro do planeta
Durante 12 dias de novembro Belém sediou a COP-30, a conferência do clima e meio ambiente onde foram discutidos temas sobre o futuro do planeta depois de anos seguidos de anomalias climáticas. A conferência teve a presença de 195 líderes mundiais que aprovaram um acordo de 29 documentos que foi batizado de Acordo de Belém, também foi criado na COP um fundo de financiamento pra florestas tropicais além de triplicar nos próximos dez anos o financiamento para adaptação às mudanças climáticas. O evento teve como falha grave de organização um incêndio num dos pavilhões que causou pânico entre os participantes.
A maior operação letal da história do Rio: 121 mortos
Terça-feira, 28 de outubro. O Rio de Janeiro assiste a uma megaoperação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas comandado pelo Comando Vermelho com o intuito de prender líderes da facção criminosa. O mundo fica assustado quando 64 pessoas morreram e no dia seguinte uma imagem corre o mundo: a fila de corpos encontrados por moradores do Complexo da Penha aumentou a contagem pra 121 pessoas mortas. Na ação quatro policiais militares morreram, por outro lado 113 suspeitos foram presos e artefatos, armas e explosivos foram apreendidos nesta operação mais letal da história que superando a operação policial que resultou na morte de 111 detentos no presídio do Carandiru em 1992.
A seguir a retrospectiva traz os destaques internacionais do ano.














Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.