O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de novembro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro é preso preventivamente no dia 22 pela Polícia Federal por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. A prisão se deu por ter violado a tornozeleira eletrônica com ferro de solda, três dias depois a prisão preventiva vira definitiva, pois é o começo do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de estado. O núcleo da trama golpista começa a cumprir penas pois a primeira turma do Supremo encerrou o trânsito em julgado. O deputado Alexandre Ramagen, foragido nos Estados Unidos deve perder o mandato. O fato é histórico em 136 anos de República.
O Banco Central liquida o Banco Master e o banqueiro Daniel Vorcaro é preso no aeroporto quando ia embarcar para Dubai em um avião particular. O banco é acusado de praticar fraudes financeiras no valor de R$ 12 bilhões em venda de carteiras de crédito inexistentes do BRB - Banco de Brasília. A diretoria do banco foi afastada e Vorcaro foi solto no dia 29 por decisão do TRF 1ª Região e terá de usar tornozeleira eletrônica.
Durante 12 dias foi realizada em Belém a COP-30, a conferência mundial do clima e o texto final foi aprovado sem a definição na questão do fim dos combustíveis fósseis que são responsáveis pela emissão de 80% de gases do efeito estufa. No dia 20 um incêndio em um pavilhão causou pânico entre os participantes.
O governo Lula indica Jorge Messias para ser ministro do Supremo para assumir a vaga de Luís Roberto Barroso. A indicação causa mal estar entre o governo e o presidente do Senado Davi Alcolumbre que defendia a indicação de Rodrigo Pacheco e como represália lança uma pauta bomba de impacto bilionário para os cofres públicos.
O governo dos Estados Unidos retira as tarifas de 40% sobre produtos brasileiros como café, frutas e carnes. A medida acontece em razão do avanço das negociações entre os dois países.
O Instituto Butantan desenvolve uma vacina em dose única contra quatro tipos de dengue com eficácia de 75%. A vacina começará a ser aplicada em 2026.
Um tornado com ventos de 250 km/h causa destruição e mata sete pessoas na cidade de Rio Bonito do Iguaçu no estado do Paraná.
O presidente Donald Trump é alvo de uma série de e-mails enviados por Jeffrey Epstein, empresário morto em 2019 acusado de montar uma rede de exploração sexual. Ainda nos EUA o Congresso americano aprova o fim do shutdown depois de 43 dias de paralisação e no dia 26 um atentado nas proximidades da Casa Branca mata um militar e deixa outro ferido.
Um incêndio no complexo de arranha céus em Hong Kong mata 128 pessoas. O fogo durou dois dias e os moradores ficaram presos dentro dos prédios residenciais nesta que foi a maior tragédia em Hong Kong.
O Flamengo é tetracampeão da Libertadores. O rubro negro disputava a primazia de ser o maior clube brasileiro vencedor com o Palmeiras e na decisão em Lima vence por 1 x 0, gol de Danilo se tornando o maior vencedor da competição no futebol brasileiro e o título faz o país igualar a Argentina na quantidade de títulos, já na Sul Americana o Atlético Mineiro perde a decisão para o Lanús nos pênaltis.
O Coritiba é campeão da Série B e sobe pra Série A. A competição é decidida na última rodada e além do Coxa sobem o Athlético Paranaense, a Chapecoense e o Remo que volta a jogar a primeira divisão depois de 31 anos.
A Copa do Mundo tem 42 seleções classificadas e em novembro saíram as últimas vagas e o destaque é pra classificação de Curaçao, o menor país do planeta em população a jogar uma Copa do Mundo.
Na NASCAR o americano Kyle Larson se sagra campeão da temporada vencendo a corrida final em Phoenix, na Moto GP o brasileiro Diogo Moreira faz história e conquista o título da Moto 2, o primeiro título internacional do país nas duas rodas.
Lô Borges foi um dos criadores do Clube da Esquina junto de Milton Nascimento e foi um dos grandes nomes da MPB com parcerias junto de Samuel Rosa, Milton Nascimento e outros e dentre os grandes sucessos O trem azul, Paisagem da Janela e Um girassol da cor do seu cabelo. O músico estava internado desde 17 de outubro por intoxicação e morreu no dia 2 aos 73 anos por falência múltipla de órgãos.
Cantor e compositor de destaque na MPB Jards Macalé foi conhecido como o anjo torto da MPB e teve suas músicas gravadas por nomes como Gal Costa e Maria Bethânia tendo como parceiro de composição Waly Salomão. Jards Macalé morreu no dia 17 vitimado por uma parada cardíaca aos 82 anos.
O jamaicano Jimmy Cliff foi uma lenda do reggae e responsável ao levar o gênero ao cenário internacional ganhando dois Grammy e entre as canções marcantes estão I can see cleary now, Reggae Nights, Rebel in me e Wonderful World. O cantor morou no Brasil e criou amizade com Gilberto Gil fazendo juntos uma turnê pelo país em 1980. A sua morte é anunciada pela família no dia 24 devido a uma convulsão seguida de pneumonia aos 81 anos.
Uma das pioneiras na apresentação de programas femininos na TV brasileira Ione Borges foi modelo de destaque nos anos 60 e em 1972 iniciava carreira apresentando um quadro de moda no programa Clarice Amaral em Desfile na TV Gazeta, em setembro de 1980 assumia a apresentação do programa Mulheres, o mais longevo da história e formou com Claudete Troiano as parceirinhas durante 16 anos, ainda apresentou o Pra Você, Manhã Gazeta e Ione, talk show que levou seu nome. Afastada da TV desde 2010 tinha contrato vitalício na Gazeta e chegou a cobrir as férias de Ronnie Von no Todo Seu. Ione Borges morre no dia 24 aos 75 anos por insuficiência respiratória.
Outras mortes de novembro: Dick Cheney (3 de novembro), ex-vice presidente dos EUA nos governos de George W. Bush, James Watson (6 de novembro), cientista autor da descoberta da estrutura de dupla hélice composta na molécula do DNA, Otacílio Gonçalves (18 de novembro), ex-técnico de futebol campeão por times como Grêmio, Internacional e Paraná além de passagem pelo Palmeiras, Ornella Vanoni (21 de novembro), cantora italiana de destaque passando por vários gêneros musicais, Udo Kier (23 de novembro), ator alemão que trabalhou em mais de 200 filmes e Stephen Kanitz (24 de novembro), economista e bacharel em Administração e Contabilidade.
O quadro voltará no dia 31 de dezembro com o resumo de dezembro após a Retrospectiva 2025 que vai ao ar no mesmo dia com o resumo completo dos fatos e acontecimentos mais marcantes do ano, não perca!






















Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.