O Mês em Resumo: Lula vence eleição mais polarizada da história e Flamengo conquista duas Copas em dez dias

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de outubro. 


Na mais polarizada eleição em todos os tempos as urnas deram o recado e reconduziram Luís Inácio Lula da Silva que leva o PT de volta ao poder. Numa disputa marcada pelo duelo entre o ex-presidente contra a máquina do governo Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro que apelou mundos e fundos, usou a máquina e a rede de fake news, mas entra pra história como o primeiro presidente que tentou se reeleger, mas não conseguiu. Lula obteve 60 milhões de votos vencendo em 13 estados e 12 anos depois volta ao poder e para vencer obteve o apoio de vários setores da sociedade, de partidos, da ex-candidata Simone Tebet, do ex-presidente FHC e formou uma coalizão democrática que chega à vitória numa diferença de mais de 2 milhões de votos, agora governará para 215 milhões de brasileiros.


Mesmo eleito Lula terá um Congresso extremamente hostil pois ex-ministros e apoiadores ligados à Bolsonaro farão parte da nova legislatura dentre os quais Sérgio Moro, ex-ministro e juiz da Lava Jato eleito senador pelo Paraná e Deltan Dallagnol, ex-procurador que se elegeu deputado federal, Damares Alves, eleita senadora pelo DF e Tereza Cristina, senadora pelo Mato Grosso. Mesmo não sendo mais governo, agora oposição o PL terá a maior bancada no Senado e na Câmara com 99 deputados. 




Nos governos estaduais a marca da continuidade foi a tônica e nos 26 estados e no Distrito Federal. O eleitor optou pela continuidade e em 17 estados governadores que buscavam a reeleição foram eleitos como Romeu Zema, reeleito em Minas, Cláudio Castro reeleito no Rio de Janeiro, Ronaldo Caiado em Goiás, Ratinho Júnior no Paraná e Eduardo Leite no Rio Grande do Sul. Na Bahia o PT mantém a dinastia com a vitória de Jerônimo Rodrigues e em Pernambuco a mulher vai governar o estado com a eleição de Raquel Lyra.

Em São Paulo a eleição para o governo do estado foi histórica pois representou o fim da era PSDB. Os tucanos governaram por 28 anos e a era chegou ao fim. Tarcísio de Freitas foi eleito e pôs fim ao domínio tucano. O partido entrou em crise e por muito pouco não cai na cláusula de barreira, apesar de eleger governador em quatro estados e João Dória saiu do partido. 

Aqui no DF a eleição terminou no primeiro turno e pela primeira vez um governador foi reeleito em primeiro turno. Ibaneis Rocha do MDB se reelegeu quebrando uma escrita que vinha desde 2002 quando Joaquim Roriz foi reeleito, mas em segundo turno. No Senado Damares Alves foi eleita, na Câmara a mais votada foi Bia Kicis e na Câmara Distrital Fábio Félix se tornou o distrital mais votado em todos os tempos superando a marca de Luiz Estevão que durava 28 anos.

 

O ex-deputado Roberto Jefferson foi preso por atirar contra uma viatura da Polícia Federal que deixou dois agentes feridos no dia 23, dois dias antes Jefferson xingou a ministra Carmen Lúcia do STF e por determinação de Alexandre de Moraes teve sua prisão domiciliar revertida em preventiva. Os agentes encontraram na casa dele um vasto arsenal bélico. Na véspera da eleição a deputada bolsonarista Carla Zambelli sacou uma arma contra um manifestante que alegou ter sido xingado por ela. 

Depois de idas e vindas finalmente Elon Musk comprou o aplicativo Twitter por US$ 44 bilhões. Musk, dono da Tesla e um dos mais ricos do mundo assume o aplicativo de mensagem.



O empresário Thiago Brennand foi preso em Dubai pois ele é acusado de agressão contra mulheres. Aqui no Brasil o mês é marcado por dois casos de racismo envolvendo o cantor Seu Jorge e o humorista Eddy Jr.

No Reino Unido terminou o brevíssimo mandato de Liz Truss que durou 50 dias. Por fracassar no plano econômico Liz Truss foi substituída por Rishi Sunak, ex-ministro das finanças.


Na Coreia do Sul 152 pessoas morreram nas comemorações do Halloween e na Índia uma ponte suspensa cedeu e 134 pessoas morreram.

A RecordTV sofre no dia 8 um ataque vindo de hackers que invadem os sistemas da emissora que obriga a mudar forçadamente a programação.

O jogador Neymar é julgado por supostas irregularidades durante o processo de transferência do jogador do Santos para o Barcelona em 2013, mas a promotoria da Espanha decidiu retirar todas as acusações, pois a mesma promotoria pedia pena de dois anos de prisão.


O holandês Max Verstappen se torna bicampeão mundial de Fórmula 1 ao vencer o GP do Japão em Suzuka e de quebra passa a ser o maior vencedor em uma temporada com a 14ª vitória em 2022 obtida no México.



Um mês de duas festas para a torcida do Flamengo. Num intervalo de dez dias dois títulos que levam a nação ao êxtase: no dia 19 o quarto título da Copa do Brasil veio numa decisão por pênaltis diante do Corinthians e a vitória por 6 x 5 e no dia 29 o tricampeonato da Libertadores com vitória sobre o Athlético Paranaense com gol de Gabigol. Na Copa Sul Americana o São Paulo perde para o Independiente del Valle por 2 x 0 e fica com o vice campeonato.

O Cruzeiro se sagra campeão da Série B com sete rodadas de antecedência voltando pra Série A depois de três anos na Segundona, quem também sobe é o Grêmio que um ano depois sobe sem sustos e com vitória sobre o Náutico no mesmo lugar da épica vitória de 2005 no jogo conhecido como Batalha dos Aflitos.


A seleção feminina de vôlei conquista o vice campeonato mundial pela quarta vez ao ser derrotada pela Sérvia que foi bicampeã com um categórico 3 x 0 na final.

Conhecido como o Galo de Ouro o pugilista Éder Jofre fez história no boxe sendo tricampeão mundial nos pesos galo e pena se tornando o primeiro lutador brasileiro a fazer parte do Hall da Fama do boxe além de possuir um impressionante cartel de 81 lutas com 75 vitórias, 50 por nocaute. Internado desde março por conta de uma pneumonia o pugilista morre no dia 2 aos 86 anos de idade

Robbie Coltrane ficou marcante pros fãs de Harry Potter por dar vida ao personagem Rubeo Hagrid nos filmes da saga do bruxo. O ator escocês morre no dia 14 aos 72 anos.

Luiz Galvão foi o criador do grupo que fez história na MPB, os Novos Baianos onde Moraes Moreira e Baby do Brasil foram integrantes além de compor as músicas do grupo que gravou oito álbuns sendo o mais aclamado Acabou Chorare. Foi amigo do músico João Gilberto com quem levou o grupo pro Rio de Janeiro. Luiz Galvão morre no dia 22 aos 87 anos.

Jornalista que fez história entre o povo carioca Susana Naspolini inovou ao juntar bom humor e cobrança séria em cada bairro com suas reportagens nos telejornais comunitários da Globo no Rio. Sobreviveu por quatro vezes a vários diagnósticos de câncer e toda essa luta virou livro, Eu escolho ser feliz onde narra sua trajetória de luta e ao mesmo tempo relata a perda do companheiro Maurício Torres, morto em 2014 e ainda escreveu outro livro, Terapia com Deus. Diagnosticada com um novo câncer, desta vez a doença evoluiu em metástase e espalhou- se para outros órgãos e infelizmente Susana se foi no dia 25 aos 49 anos. 

O americano Jerry Lee Lewis é considerado um dos pioneiros do rock and roll e um dos pianistas mais influentes do século XX. Em sua carreira ganhou 4 prêmios Grammy e foi introduzido no Hall da Fama do rock. Jerry Lee Lewis morre no dia 28 aos 87 anos.



O mês ainda teve as mortes de Mário César Camargo (10 de outubro), ator que atuou em 13 novelas em 40 anos de carreira, Ethevaldo Siqueira (17 de outubro), jornalista especializado em tecnologia, Olavo Egydio de Carvalho (20 de outubro), empresário e engenheiro de destaque e Dietrich Mateschilz (22 de outubro), empresário austríaco que fundou o energético Red Bull.

O quadro retorna em novembro.

Postar um comentário

0 Comentários