O Mês em Resumo: Caos na saúde, ômicron causa primeiras mortes, condenados os réus da Kiss, Max Verstappen é campeão na F1 e Atlético Mineiro celebra dois títulos nacionais

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de dezembro.


O último mês do ano ficará marcado por mais um capítulo do negacionismo contaminado na saúde. Por conta da variante ômicron 25 das 27 capitais cancelaram as festas de reveillón. No Rio foi mantida a queima de fogos em Copacabana. No dia 10 o site do Ministério e o aplicativo Conecte SUS sofreram um ataque hacker e ficaram fora do ar por 13 dias. O passaporte da vacina passou a ser cobrado pela Anvisa, a mesma Anvisa autorizou a vacinação em crianças de 5 a 11 anos, só que o governo resolveu abrir consulta pública que segundo especialistas só atrasou a imunização. Os estados decidiram não exigir prescrição médica para a vacinação e ainda houve ameaça do presidente contra os diretores da Anvisa inclusive ele iria citar nomes. Enquanto isso no mundo a ômicron se espalha de forma veloz e no dia 13 é registrada a primeira morte no Reino Unido. Os Estados Unidos explodem no aumento de casos, a França adota medidas restritivas e Israel inicia a aplicação da quarta dose da vacina, tudo para conter o avanço da variante. Ao mesmo tempo o Brasil enfrenta um surto de gripe influenza e três capitais sofrem com o surto causado pela cepa H3N2. Antes do fim do ano São Paulo liberou a vacinação contra a gripe.


Após seis meses de operação a ITA suspende voos e deixa clientes se atendimento nos aeroportos. A empresa aérea vinha enfrentando ações por falta de pagamento de diárias à tripulação e por não depositar  FGTS dos funcionários.

As chuvas deixam um rastro de morte e destruição no sul da Bahia onde 25 pessoas morreram. 47 cidades entraram em estado de emergência e mais de 32 mil famílias ficaram desabrigadas. Nos Estados Unidos seis estados americanos sofreram com os tornados deixaram 80 pessoas mortas.

Depois de julgamento que durou dez dias foram condenados os réus acusados de negligência na tragédia da Boate Kiss que matou 242 pessoas em janeiro de 2013. Os sócios Elisandro Spohr e Mauro Hoffmann, o músico Marcelo de Jesus dos Santos e o produtor Luciano Bonilha foram condenados a penas que variam de 18 a 22 anos de prisão. O ministro Luiz Fux derruba o pedido de habeas corpus determinando a prisão imediata. 

Após 42 anos o Maksoud Plaza Hotel fechou as portas deixando 170 funcionários sem emprego. O prédio foi vendido para os irmãos Simões. O anúncio pegou de surpresa os funcionários. 

André Mendonça finalmente entrou para o STF. O novo ministro obteve 47 votos em votação apertada e assume a vaga de Marco Aurélio Mello que se aposentou.

Os irmãos Ciro e Cid Gomes viram alvo de investigação da Polícia Federal que apura irregularidades nas obras da Arena Castelão para a Copa de 2014. Ciro disse que a investigação foi abusiva e que foi vítima do estado policial de Bolsonaro. 

Depois de 33 anos no PSDB o ex- governador Geraldo Alckmin deixa o partido no dia 15 e no dia 19 se reúne com o ex- presidente Lula num jantar que marcou o começo das negociações para Alckmin ser o candidato a vice presidente na chapa presidencial.

No Chile o esquerdista Gabriel Boric é eleito presidente e será o mais jovem a assumir o poder. O desafio de Boric é construir alianças para governar mesmo com minoria.

O holandês Max Verstappen é o mais novo campeão mundial de Fórmula 1. O titulo veio na última volta da corrida final em Abu Dhabi onde ultrapassou Lewis Hamilton depois da intervenção do safety car. Max interrompe a série dominante da Mercedes que ainda tentou recorrer, mas não obteve êxito.

No automobilismo brasileiro foram definidos os campeões na Copa Truck e Stock Car. Na Truck o título foi de André Marques e na Stock Gabriel Casagrande se sagrou campeão. E em meio à tudo isso o autódromo de Pinhais em Curitiba começou a ser demolido.


Um mês de festa pro torcedor atleticano. Num intervalo de 13 dias o Atlético Mineiro celebra dois títulos. No dia 2 conquista o Brasileirão depois de 50 anos e o título vem numa virada de 5 minutos contra o Bahia. O Galo recebe a taça no dia 5. No dia 15 vence a Copa do Brasil pela segunda vez após duas vitórias sobre o Athlético Paranaense e na soma do placar agregado o Galo venceu por 6 x 1. Antes do fim do ano Cuca anuncia sua saída do comando do Galo alegando problemas familiares.

O Grêmio é rebaixado e 17 anos depois vai jogar a Série B. O time gaúcho até faz sua parte, vence o campeão Atlético Mineiro, mas a vitória do Juventude sobre o Corinthians rebaixou os gaúchos. Bahia, Sport e Chapecoense completam o grupo dos rebaixados.

O Cruzeiro é comprado por Ronaldo Nazário por R$ 400 milhões ao adquirir 90% das ações. A compra é a primeira da história das SAFs no Brasil. Antes do Natal o Botafogo fica próximo de ser comprado. Um pré - contrato foi assinado pelo investidor americano John Textor que é sócio do Crystal Palace, clube inglês que joga a Premier League no valor de R$ 400 milhões. 

Aos 41 anos o nadador Nicholas Santos faz história e conquista o tricampeonato mundial dos 50 m borboleta no mundial de natação em piscina curta. 

Mila Moreira foi a primeira modelo a se aventurar e dar certo como atriz de novelas. Sua estreia foi na novela Marron Glacè em 1979 e depois atuou em Plumas e Paetês, Corpo a Corpo, Que Rei Sou Eu?, Meu Bem Meu Mal, Ti Ti Ti e o último trabalho foi em A Lei do Amor. Mila Moreira sofreu uma parada cardíaca e morreu na madrugada do dia 6 aos 75 anos.

Símbolo maior do samba carioca Monarco era presidente de honra da Portela, tradicional escola de samba carioca. Monarco em mais de 70 anos dedicados ao samba foi um dos mais importantes nomes do gênero e gravou seis discos além de participações ao lado de grandes nomes da MPB. Monarco morre em 11 de dezembro aos 88 anos devido à complicações após uma cirurgia no intestino.

O bispo sul africano Desmond Tutu foi um símbolo da luta contra o regime de segregação racial, o apartheid e pela sua atuação na luta ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1984. Desmond Tutu sofria de câncer de próstata e morre no dia 26 aos 90 anos.

Dorval foi um dos ícones do lendário time do Santos do começo dos anos 60 bicampeão da Libertadores e mundial de clubes formando o quinteto famoso com Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Dorval estava internado na Casa de Santos e morre no dia 26 aos 88 anos. 

 

Outros mortos do mês: Noemi Gerbelli (1º de dezembro), atriz que fez várias novelas em especial Carrossel no SBT onde fez a diretora Olívia, Lina Wertmüller (9 de dezembro), cineasta suíça que foi agraciada por um Oscar honorário, Al Unser (9 de dezembro), ex- piloto norte americano que ganhou quatro vezes as 500 Milhas de Indianápolis (este ano Hélio Castroneves igualou o feito e é o único não americano a ganhar mais vezes a corrida), Anne Rice (12 de dezembro), escritora americana que foi autora de Entrevista com o Vampiro que ganhou uma adaptação para o cinema em 1994,, bell hooks (15 de dezembro), escritora e ativista antirracista, Ian Mattos (21 de dezembro), saltador que disputou os Jogos Olímpicos do Rio e estava internado após uma infecção pulmonar que o matou aos 32 anos, Thomas Lovejoy (25 de dezembro), ambientalista que foi um dos principais defensores da Amazônia, Hugo Maradona (28 de dezembro), irmão mais novo de Diego Maradona teve carreira modesta jogando em times como o Argentinos Juniors, Rapid Viena e Ascoli, Maurílio Ribeiro (29 de dezembro), cantor sertanejo que formava dupla com Luiza. Ele passou mal durante a gravação do DVD da dupla, sofreu tromboembolismo pulmonar, chegou a melhorar, mas morreu de choque séptico e Lya Luft (30 de dezembro), escritora gaúcha, autora de livros de sucesso como Perdas e Ganhos, Pensar é Transgredir e As Coisas Humanas .

O quadro retorna em janeiro.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
Para efeito de arquivo deixo registradas as mortes nesse último dia do ano da atriz Betty White que no próximo dia 17 faria 100 anos e do empresário do futebol Juan Figger aos 87 anos.