O Mês em Resumo: Brasil começa vacinação e Manaus vive o drama da falta de oxigênio, Trump sai e entra Biden e Palmeiras é campeão da Libertadores depois de 21 anos

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de janeiro. 





Enfim chegou a vacina. O Brasil entra pro grupo de países com vacinas disponíveis contra a Covid-19. A vacinação começou no dia 17, dia em que a Anvisa aprova o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. A enfermeira Mônica Calazans se tornou a primeira brasileira a tomar a vacina. Só que nos dias seguintes surgem denúncias de pessoas fora da área de prioridades furando fila pra tomar a vacina. Ao mesmo tempo problemas com a falta de insumos geraram uma pequena crise diplomática. No dia 22 chega um lote de 2 milhões de doses de vacinas da Oxford vindas da Índia. 



Enquanto isso Manaus vive um drama com a falta de oxigênio nos hospitais. A explosão de casos gerados por uma variante da Covid - 19 leva o sistema de saúde manauara ao colapso. Pacientes doentes tiveram de ser transferidos para outros estados diante do caos. A pandemia no Brasil atinge níveis alarmantes pois explodem os casos e as mortes que voltam aos mesmos níveis de agosto de 2020. E os negacionistas seguem menosprezando a pandemia que ainda não acabou. O STF decide abrir inquérito para investigar a conduta do ministro da Saúde Eduardo Pazuello na crise do Amazonas. O Brasil passa no dia 7 a triste marca de 200 mil mortos por Covid e termina o mês com mais de 220 mil mortos.

No mundo a Covid segue causando transtornos e restrições principalmente na Europa. O Reino Unido e mais seis países proibem voos para o Brasil por causa das variantes da Covid. Sete países decretam lockdown e novas medidas restritivas para conter o avanço feroz. O México se torna o terceiro país do mundo com mais de 100 mil mortes.

Depois de um século a Ford anuncia o fim da produção de veículos no Brasil. A montadora anuncia o fechamento de suas fábricas e com isso mais de 6 mil trabalhadores perderam o emprego. A Ford anuncia que irá concentrar - se na importação de utilitários.

O Enem registra recorde de abstenção na história. Mais de 51% dos inscritos deixam de fazer as provas do exame por conta da pandemia. 





No dia 6 os americanos assistem a um ataque covarde à democracia. No Capitólio extremistas ligados a Donald Trump invadem o prédio e interrompem sessão de confirmação da eleição de Joe Biden. Ao todo cinco pessoas morreram na invasão. A sessão foi retomada depois que a Polícia controlou as ações e Biden foi proclamado vencedor. No dia 13 a Câmara dos Deputados americana aprova o segundo processo de impeachment de Trump numa decisão inédita. No dia 20 Joe Biden toma posse como o 46º presidente dos Estados Unidos. Foi uma cerimônia simples sem público e no seu primeiro discurso como presidente pediu união dos americanos para enfrentar as crises. Nos primeiros dias de seu mandato Biden revogou medidas adotadas por Trump.

Fim de uma era: O apresentador Fausto Silva anuncia que deixa a Globo no final deste ano. O Domingão do Faustão está no ar há 32 anos e Faustão decidiu encerrar o vínculo se sentindo realizado. Na RecordTV Marcos Mion deixou a emissora depois do sucesso em A Fazenda.



Depois de 21 anos de espera o Palmeiras volta a comemorar a conquista da Libertadores. Na decisão contra o Santos o título só veio nos acréscimos com o gol de Breno Lopes. O Verdão chega ao segundo título e se classifica pro Mundial de Clubes no Catar. 

Na Série B a Chapecoense se sagra campeã graças a um gol nos acréscimos e volta à Série A junto de América Mineiro, Juventude e o Cuiabá, time que fará a estreia na principal divisão do futebol do país. O Cruzeiro termina apenas na 11ª posição e falha na tentativa de subir pra Série A. Foram rebaixadas as equipes do Figueirense, Paraná, Botafogo de Ribeirão Preto e Oeste.

No dia 24 um avião de pequeno porte que levava parte da equipe do Palmas cai logo após a decolagem. Todos os ocupantes morreram: o piloto, o presidente do clube e quatro jogadores. 







As mortes do mês: Genival Lacerda (7 de janeiro) cantor e compositor de sucessos do forró como Severina Xique Xique, Mate o Véio e De quem é esse jegue. Foram mais de seis décadas de carreira marcadas pela irreverência. Genival foi mais uma vítima da Covid- 19, Marrisa Garrido (8 de janeiro) dramaturga mexicana que teve algumas de suas obras adaptadas pelo SBT nos primeiros anos de existência, Carlos Murilo (11 de janeiro), um dos pioneiros de Brasília e primo do ex- presidente JK e duas semanas depois morre a esposa Déa Lúcia, Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha (12 de janeiro), considerado o mecenas do esporte brasileiro pois estava sempre próximo dos ídolos do esporte nacional como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Pelé e Gustavo Kuerten, o Guga além de introduzir no esporte o patrocínio corporativo tendo como exemplo o vôlei que ajudou a impulsionar nos anos 80 com o Atlântica Boavista que reunia os jogadores que fizeram parte da Geração de Prata com o vice no mundial da Argentina em 82 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 84, Maguito Vilela (13 de janeiro) político goiano que havia sido eleito prefeito nas últimas eleições municipais. Maguito foi outra vítima da Covid depois que duas irmãs foram vítimas da doença ano passado. Foi deputado estadual, vereador, senador, deputado federal e governador do estado de Goiás entre 1995 e 1998. Larry King (23 de janeiro), um dos mais famosos entrevistadores da história realizando mais de 50 mil entrevistas e por 25 anos apresentou na CNN americana o programa Larry King Live, Sophie (30 de janeiro), cantora e DJ inglesa, Liber Gadelha (30 de janeiro) produtor musical criador da gravadora Indie Records e que foi casado com a cantora Zizi Possi e pai de Luiza Possi e Cláudio Pessuti (31 de janeiro) sobrinho da apresentadora Hebe Camargo morta em 2012 e responsável pelo acervo de Hebe.

O quadro retorna em fevereiro.

Postar um comentário

0 Comentários