Retrospectiva 2019: Os reis do esporte e o castigo pesado pra Rússia banida por doping

A Retrospectiva 2019 segue falando hoje de esportes.

Nadal, o rei do tênis em 2019



Rafael Nadal mostrou em 2019 porque é o melhor tenista do mundo

O ano do tênis teve Rafael Nadal ainda sendo o melhor tenista do mundo, mas começam a despontar novos nomes para fazer frente à tríade de ouro. No começo do ano o primeiro Grand Slam na Austrália consagrou Novak Djokovic que venceu Rafael Nadal em 3 sets diretos, mas em Roland Garros Nadal mostrou porque é o rei do saibro chegando ao seu 12º título no Grand Slam francês superando Dominic Thiem. Em Wimbledon Novak Djokovic conquistou seu quinto título depois de uma batalha de cinco horas contra Federer e no Aberto dos Estados Unidos Nadal levou mais um troféu suportando 5 horas de uma batalha contra Daniil Medvedev. Já o ATP Finals, o torneio que reúne os oito melhores da temporada o campeão foi o grego Stefanos Tsitspas. Já na WTA o ranking é liderado por Ashleigh Barty da Austrália que neste ano ganhou em Roland Garros.

Espanha vence Copa do Mundo de basquete 







Espanha vence seu segundo mundial e Brasil faz boa campanha na primeira fase sendo o ponto alto a vitória dramática contra a Grécia, mas vaga direta pra Olimpíada acaba com derrota pra seleção tcheca de Satoransky

O ano do basquete foi marcado pela disputa da Copa do Mundo masculina realizada na China entre agosto e setembro e que valeu vaga pra Olimpíada de Tóquio. A campeã foi a Espanha que na final venceu a Argentina por 95 a 75 conquistando seu segundo mundial na história. A seleção dos Estados Unidos caiu nas quartas de final ao perder pra França na pior campanha da equipe. O Brasil teve uma primeira fase perfeita, quando não era esperado porque tinha a seleção da Grécia de Giannis Antetoukunmpo, o MVP da última temporada da NBA como favorita, mas no jogo entre as duas equipes foi anulado em quadra e o Brasil conquistou uma vitória dramática e épica de 79 x 78. O sonho da vaga pra Tóquio via Copa do Mundo acabou em uma derrota pra República Tcheca por 93 x 71 e agora terá de brigar por uma vaga no Pré olímpico mundial com México, Alemanha, Rússia, Tunísia e Croácia e apenas o campeão terá vaga pra Tóquio. Entre as mulheres o Brasil venceu o sul americano e assegurou sua vaga no pré olímpico mundial com um trabalho elogiado de José Neto.





Flamengo mostra superioridade e vence NBB pela sexta vez e na NBA dinastia do Warriors acaba com título inédito dos Raptors 

O NBB foi conquistado pelo Flamengo que ganhou seu sexto título no Novo Basquete Brasil. Na NBA o Toronto Raptors conquistou seu primeiro título na história derrubando o Golden State Warriors com atuações magistrais de Kawhi Leonard e Pascal Siakam com Kawhi levando o troféu de MVP das finais.

Cruzeiro tem hegemonia interrompida





Taubaté acaba com série hegemônica do Cruzeiro e assédio cometido por Ngapeth não passou em branco

O vôlei teve a hegemonia do Cruzeiro na Superliga interrompida com a conquista do Vôlei Taubaté que venceu na final a equipe do SESI. No feminino o Minas foi o campeão. Na Copa do Mundo feminina deu China e no masculino o Brasil faturou o título invicto. Tanto no masculino como no feminino nossas seleções conseguiram as vagas para Tóquio em dois pré olímpicos realizados em agosto. A seleção feminina venceu de virada a República Dominicana e no masculino virou pra cima da Bulgária numa vitória épica. No mundial de clubes o Sada/Cruzeiro foi vice campeão, mas o que chamou atenção foi o caso de assédio sexual de Earvin Ngapeth. O atacante francês que joga no Zenit de Kazan foi preso por praticar importunação sexual e foi liberado depois de pagar fiança.

Os nossos reis no ano de títulos inéditos







Títulos inéditos na esgrima, ginástica e boxe mostram que atletas brasileiros podem fazer bonito em Tóquio

O esporte brasileiro teve campeões mundiais no ano pré olímpico: Na esgrima um título inédito para o país conquistado por Natalie Moelhaussen na espada feminina. Outro título inédito foi na ginástica masculina com Arthur Nory na barra fixa. O boxe também foi campeão com Beatriz Ferreira, campeã na categoria até 60 kg e na canoagem Isaquias Queiroz faturou mais um mundial no C1 1000 m. Em outros campeonatos o país obteve bons resultados e no mundial de atletismo chegamos perto de conquistar medalhas com dois quartos lugares com Darlan Romani no arremesso de peso e Caio Bonfim na marcha atlética.

Patriots leva mais um Super Bowl



New England Patriots leva mais um Super Bowl no segundo placar mais baixo da história das finais

A 53ª edição do Super Bowl em fevereiro consagrou mais um título do New England Patriots do quarterback Tom Brady que aumentou sua coleção de anéis. O jogo contra o Los Angeles Rams teve apenas um touchdown e o placar baixo de 13 x 3. 

Brasil chega ao quarto título no surf com Ítalo Ferreira





Ítalo Ferreira superou Medina em final histórica e se tornou o terceiro brasileiro campeão no surfe

Nos últimos seis anos o Brasil conquista seu quarto título no surfe estabelecendo uma nova hegemonia no esporte e consolidando a Brazilian Storm. Depois de Gabriel Medina e Adriano de Souza, agora é a vez do potiguar Ítalo Ferreira. Ele é o terceiro brasileiro campeão pela WSL e para chegar ao título ele teve de esperar uma semana pois as ondas de Pipeline não reuniam boas condições. Quando as ondas voltaram Ítalo travou um duelo com Gabriel Medina e depois de passarem por várias etapas os dois chegaram à decisão e Ítalo deu um show nos tubos e garantiu a conquista impedindo o tricampeonato de Medina. Além do título os dois surfistas representarão o Brasil na estreia olímpica da modalidade ano que vem em Tóquio. 

Duro castigo: Rússia é banida por doping



Bandeira russa não vai tremular nos próximos quatro anos por causa do doping e resta aos atletas limpos competir com a bandeira neutra

A Rússia por muitos anos escondia do mundo os casos de doping de seus atletas, isso foi uma herança maldita da extinta União Soviética. Desde 2009 o mundo desconfiava, mas em dezembro a Wada colocou uma pá de cal na farsa. O país foi banido dos principais eventos esportivos por quatro anos, ou seja o país ficará de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio e da Copa do Mundo do Catar. O país é acusado de manipular os resultados de exames antidoping de atletas fraudando os mesmos. A decisão vai até 2023, mas eles podem recorrer á Corte Arbitral do Esporte e tentarem competir em Tóquio. Somente atletas que estiverem limpos poderão competir, mas sob a bandeira da neutralidade.

A Retrospectiva prossegue amanhã e fala sobre o ano pré olímpico. 

Postar um comentário

0 Comentários