Semana em Resumo: Escândalo do metanol contaminado preocupa o país e guerra fica próxima de acabar no Oriente Médio

Kleber Nunes
By -
0

A semana ficou marcada pelo escândalo das bebidas intixicadas por metanol que já matou duas pessoas só em São Paulo e pra guerra em Israel mais perto do fim.

1 - Bebidas adulteradas com metanol: Já passa de 162 o número de casos de pessoas intoxicadas com metanol, só no estado de São Paulo 148 casos seguem em investigação. Hoje foi confirmada a segunda morte por suspeita de intoxicaçao por metanol. Casos também foram registrados em 9 estados e no Distrito Federal e aqui no DF o rapper Hungria vai se recuperando bem. Ele foi internado depois de ter bebido um suposto drink intoxicado. O ministro da saúde Alexandre Padilha anunciou a compra de antídotos para o tratamento de pessoas que foram intoxicadas por metanol.

 

2 - Isenção do IR vira lei: O Congresso aprovou por unanimidade a lei que isentará o pagamento de imposto de renda quem ganha até R$ 5000. A negociação durou meses e foi considerada uma grande vitória pro governo pois foram 493 votos favoráveis à medida.

3 - Novo presidente no STF: Edson Fachin assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal no começo da semana e no discurso prometeu tirar o STF dos holofotes com forte protagonismo na política e colocar a corte em uma atuação mais discreta dando atenção a temas trabalhistas.

4 - EUA em paralisia: O governo americano não conseguiu aprovar o financiamento do ano fiscal de 2026 e como consequência o governo entrou em estado de shutdown, ou seja o funcionalismo paralisou. Ao todo 750 mil servidores públicos americanos ficam sem receber salário e os serviços considerados não essenciais não funcionam de forma efetiva. O governo atacou o partido democrata que exige a restituição de bilhões de dólares em gastos com a saúde enquanto os republicanos queriam a prorrogação de forma temporária do atual financiamento. 

 

5 - Guerra perto do fim no Oriente Médio: O governo americano lançou a proposta de um plano de paz de 20 pontos com o intuito de terminar a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O Hamas aceitou a proposta e aceita libertar os reféns israelenses, Trump pede que parem com os ataques na Faixa de Gaza, mas por outro lado Benjamin Netanyahu não aceitará a criação do estado da Palestina. Na próxima terça, 7 de outubro completam-se dois anos do massacre que foi o estopim do conflito. Em outro assunto envolvendo Israel os 400 tripulantes que estão em 41 barcos da flotilha que foi interceptada no começo da semana começaram a ser deportados entre eles a influenciadora Greta Thunberg. O grupo tinha a intenção de romper o bloqueio na Faixa de Gaza.

Imagem da semana

 

 

Até onde vai a intolerância religiosa? Nessa semana dois atentados chamaram a atenção: em Londres um louco atacou com carro e faca uma sinagoga e matou duas pessoas, depois foi morto pela polícia e no estado americano de Michigan uma igreja mórmon pegou fogo, pois um ex-fuzileiro teve um surto, matou 4 e feriu 8 e também foi morto pela polícia. 

Semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
Brasil encara Marrocos, Haiti e Escócia na caminhada do hexa na Copa de 2026

Brasil encara Marrocos, Haiti e Escócia na caminhada do hexa na Copa de 2026

O caminho foi traçado e a sorte está lançada. Na tarde desta sexta feira em Washington a FIFA sorteou os grupos da Copa…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!