A semana que passou trouxe uma boa notícia: o acordo de paz que pôs fim a guerra entre Israel e o Hamas.
1 - Guerra chega ao fim: O Plano de paz proposto pelo presidente americano Donald Trump pôs fim à guerra que durou dois anos entre Israel e Hamas. Os dois lados concordaram com os pontos e colocaram fim iniciando um cessar fogo, em troca o Hamas libertará os reféns por prisioneiros em até 72 horas. A guerra em Gaza matou 67 mil palestinos em bombardeios vindos de Israel e os Estados Unidos vão enviar tropas para garantir o cumprimento do acordo.
2 - Prêmio Nobel: A Academia do Nobel anunciou esta semana os vencedores do Prêmio Nobel. O Prêmio Nobel de Medicina foi pra Mary E. Brunklow, Fred Ramsell e Shimon Sakaguchi que desenvolveu pesquisas sobre o sistema imunológico que abriram caminho pra novas terapias de combate ao câncer, o Nobel de Física foi pra John Clarke, Michael H. Devoret e John Martinis pelo estudo e descoberta dos efeitos quânticos em circuitos eletrônicos, o Nobel de Química foi pra três cientistas que desenvolveram as estruturas metal-orgânicas ultraporosas, o Nobel de Literatura foi pro escritor húngaro Laszló Krasnzahorkai pela obra caracterizada pelo poder da arte através de livros como Satán ango e o Prêmio Nobel da Paz foi pra venezuelana Maria Corina Machado, incansável na luta contra a ditadura de Nicolás Maduro e por ser uma das vozes fortes da oposição.
3 - Crise na França: Sebastién Lecornu começou a semana renunciando ao cargo de primeiro ministro, mas voltou a ocupar o mesmo cargo sendo nomeado novamente pelo presidente Emmanuel Macron. Ele pediu renúncia atribuindo a decisão à intransigência dos partidos políticos. Lecornu é o quinto premiê no segundo mandato de Macron.
4 - Mais um presidente derrubado no Peru: O Congresso peruano afastou a presidente Dina Boluarte por incapacidade moral em decisão unânime. Dina foi afastada por 122 votos a favor e quem assumiu o mandato foi o presidente do Congresso José Jéri que será o sétimo presidente a assumir o país em menos de dez anos.
5 - Crise das bebidas adulteradas: A Polícia científica de São Paulo revelou que as bebidas foram mesmo adulteradas com o metanol sendo misturado e adicionado sem passar pelo processo de destilação. E uma fábrica clandestina foi localizada e apontada como receptora pois comprava o produto com metanol em um posto de gasolina. A crise já matou três pessoas em São Paulo e em Brasília o rapper Hungria saiu do hospital e segue se recuperando, pois exames de sangue detectaram a presença de metanol no sangue em concentrações acima do limite de referência.
Imagem da semana
O fim da guerra pode trazer uma nova esperança pra população da Faixa de Gaza e os palestinos que ficaram refugiados iniciaram a marcha da volta pra casa na esperança de que daqui pra frente se possa ter paz na problemática região após dois anos de guerra.
Semana que vem o quadro retorna.







Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.