O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de outubro.
Terça feira, 28 de outubro de 2025. O Brasil assiste a mais letal operação policial da história do Rio de Janeiro. 119 pessoas entre eles quatro policiais morrem nos confrontos com o tráfico liderados pelo Comando Vermelho. Os traficantes atacaram os policiais com drones municiados de bombas e barricadas. No dia seguinte o mundo fica estarrecido com imagens de corpos de pessoas mortas na ação sendo expostas após serem localizadas na mata. A operação superou em letalidade o massacre do Carandiru em 1992 quando 111 presos morreram durante rebelião. O governo do estado do Rio e o governo federal anunciam a criação de um escritório emergencial pra conter a situação.
No Oriente Médio a guerra de dois anos entre Israel e Hamas aparentemente terminou. No dia 13 foram libertados os prisioneiros que eram mantidos reféns pelo Hamas, mas a guerra ameaçou voltar com as constantes violações de Israel do acordo com bombardeios frequentes em Gaza.
E o tão esperado encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump aconteceu. Os dois presidentes se reuniram na Malásia e iniciaram as discussões pra reduzir as tarifas de 50% dos produtos brasileiros. O tarifaço foi adotado em agosto como represália de Trump ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na eleição legislativa da Argentina o presidente Javier Milei saiu vencedor pois o seu partido, o Liberdade Avança venceu o peronismo e com isso ganha fôlego pra avançar nas reformas e assegurar a estabilidade econômica. Na Bolívia a eleição presidencial encerra 20 anos de domínio da esquerda com a vitória do candidato de direita Rodrigo Paz.
No Peru o parlamento destitui a então presidente Dina Boluarte por incapacidade moral. Assume o poder o presidente do Congresso José Jeri que decreta estado de emergência por 30 dias. No Japão uma mulher assume o comando do país. Sanae Takachi é escolhida primeira ministra do país e na França o primeiro ministro voltou a ser premiê. Sebastién Lecornu saiu e voltou na mesma semana depois de renunciar devido a intransigência dos partidos políticos.
A crise do metanol causa 15 mortes no país e 60 casos confirmados. Investigação da Polícia Militar de São Paulo aponta que as bebidas foram adulteradas clandestinamente com a adição de metanol em concentrações anormais.
Um assalto cinematográfico no Museu do Louvre que durou sete minutos espanta o planeta. Os criminosos levaram peças pertencentes à Coroa francesa e cinco suspeitos foram presos.
Diferente da versão de 1988 Odete Roitman terminou viva. O último capítulo de Vale Tudo revelou que a vilã forjou a própria morte e saiu impune. Apesar da revelação o remake foi um fiasco de audiència.
O tenista João Fonseca entrou pro seleto grupo dos 30 melhores tenistas do planeta ao conquistar o título do ATP 500 na Suíça e chega ao 24º lugar no ranking da ATP. No mundial de taekwondo o Brasil termina o mundial na terceira posição conquistando quatro medalhas, duas de ouro com Maria Clara Pacheco e Henrique Marques que superou um problema cardíaco e duas de prata com Milena Titoneli e Edival Pontes, o Netinho, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris ano passado.
A atriz Diane Keaton se destacou em filmes como Noivo neurótico, noiva nervosa (1977) que deu a ela o Oscar de melhor atriz, Reds, A Procura de Mr. Goodbar e outros além de parceria com o diretor Woody Allen. Diane Keaton morreu no dia 11 aos 79 anos vitimada por uma pneumonia.
Outras mortes de outubro: Jane Godall (1º de outubro), considerada a maior especialista no estudo do comportamento dos chimpanzés na África, Edu Manga (3 de outubro), ex-jogador de futebol que teve passagem por vários times entre eles o Palmeiras na segunda metade dos anos 80, José de Paiva Netto (7 de outubro), presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) desde 1979 e escritor de vários livros, Miguel Angel Russo (8 de outubro), ex-jogador e treinador de futebol argentino e Patrick Dimon (13 de outubro), cantor grego radicado no Brasil que teve a música Pigeon without a dove como seu grande sucesso e fez parte da trilha sonora da novela Pai Herói de 1979.
O quadro retorna em novembro.



















Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.