O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de julho.
O mês de julho ficou marcado pela guerra comercial e política entre Brasil e Estados Unidos. O presidente Donald Trump começou essa guerra ao declarar que o STF estaria promovendo uma caça às bruxas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro que está sendo julgado pela tentativa de golpe de estado, no dia 9 ele decide taxar em 50% produtos brasileiros como represália. No mesmo dia envia uma carta ao governo brasileiro que devolve alegando que ela é ofensiva pois tem afirmações inverídicas. No dia 30 Trump decreta o tarifaço pra entrar em vigor no dia 6 de agosto e quase 700 produtos foram poupados exceto café, frutas e pescados. No mesmo dia ele aplica a Lei Magnitsky que é destinada a ditadores punindo o ministro do STF Alexandre de Moraes com sanções. O governo brasileiro tenta um diálogo para amenizar os possíveis efeitos da crise.
Pivô de tudo isso o ex-presidente Jair Bolsonaro viu sua situação se complicar pois a PGR pediu a condenação pela participação na trama golpista. O procurador-geral Paulo Gonet atribui o ex-presidente em vários crimes como organização criminosa, tentativa violenta de golpe e abolição do estado democrático de direito. No dia 18 Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica e não use as redes sociais. A decisão se deu no fato de que Bolsonaro estaria atuando para dificultar o julgamento do processo, no qual configura obstrução de justiça além de ataque à soberania nacional. No dia 21 ele aparece em Brasília e mostra a tornozeleira dizendo se passar por uma suprema humilhação e Moraes deu prazo pra defesa explicar e apenas advertiu por violação de medida.
Depois de dois meses foragida a deputada licenciada Carla Zambelli foi localizada em Roma e presa. Ela fugiu do país em junho após ser condenada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça em 2023. O processo de extradição tramita na justiça da Itália e não tem prazo pra ser concluído.
Covardia ao extremo: Em Natal o ex-jogador de basquete Igor Cabral agrediu a namorada Juliana Garcia dos Santos dentro de um elevador dando 61 socos no rosto da vítima que teve o maxilar deformado e que vai passar por uma cirurgia para reconstrução da face. O agressor foi preso imediatamente e vai responder por tentativa de feminicídio.
O Congresso aprova projeto de lei que é um crime contra o meio ambiente. O projeto de lei muda regras e flexibiliza o licenciamento ambiental. O projeto está nas mãos do presidente Lula que vetará ou sancionará a lei.
Um terremoto de 8,8 graus na Escala Richter abala regiões da Rússia e causou alerta de tsunami na região banhada pelo Oceano Pacífico.
Após 5 anos na Band a Fórmula 1 volta pra casa. O Grupo Globo readquire os direitos da categoria e vai transmitir as corridas por três temporadas. A Liberty optou pela Globo que ofereceu menos dinheiro na proposta e escolheu a emissora pelo alcance e tradição. A TV Globo irá transmitir 15 das 24 corridas em TV aberta e o Sportv mostrará todas as corridas, classificações, treinos e corridas sprint.
O Chelsea é campeão da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O time inglês venceu a competição atropelando o Paris Saint Germain na final por 3 x 0. No caminho do time inglês dois times brasileiros, o Palmeiras que caiu nas quartas e o Fluminense que foi derrotado na semifinal terminando em quarto lugar.
O jogador Lucas Paquetá foi absolvido no escândalo de manipulação de apostas esportivas. A acusação feita pela Associação de Futebol da Inglaterra de que ele forjava cartões amarelos pra beneficiar apostadores não foi aceita, já o atacante do Flamengo Bruno Henrique virou réu pela justiça do Distrito Federal. Ele é acusado de fraude esportiva em jogo do Brasileirão de 2023 contra o Santos.
O inglês Oliver Rowland é campeão da Fórmula E ao chegar na quarta posição na etapa 2 de Berlim.
Símbolo de empoderamento a cantora Preta Gil travou mais de dois anos de uma luta contra um câncer no intestino e mesmo assim não se deixou abater pela doença compartilhando com o público o passo a passo do tratamento. Ela estava em Nova York e iria voltar ao Brasil quando no dia 20 de julho passou mal e não resistiu morrendo aos 50 anos.
Conhecido como Príncipe das Trevas o metaleiro Ozzy Osbourne fez história sendo vocalista da banda Black Sabbath transformando o rock além de ser astro de reality show com sua família. No começo do mês realizou um show de despedida dos palcos e no dia 22 se despediu da vida aos 76 anos.
Ex-governador de São Paulo, vereador e dirigente esportivo José Maria Marin foi presidente da CBF entre 2012 e 2015 quando foi afastado do cargo em razão do Fifagate, o escândalo que manchou a imagem da FIFA sendo banido do futebol e em 2017 foi preso nos EUA e condenado em seis crimes sendo solto em 2020. No dia 20 de julho passou mal e morreu aos 93 anos.
Outros mortos de julho: Jimmy Swaggart (1º de julho), ex-pastor americano e televangelista de destaque pois seu programa religioso foi exibido no Brasil por Band, Tupi e Record. Em 1988 renuncia ao ministério depois de ser flagrado com uma prostituta, Diogo Jota (3 de julho), jogador de futebol português que jogava no Liverpool. Ele e o irmão André Silva viajavam de carro quando um dos pneus estourou e sem controle bateu numa mureta e o carro se incendiou matando ambos os jogadores. Maria Augusta (11 de julho), carnavalesca de destaque além de comentarista dos desfiles, Sol (13 de julho), cantora que se destacou nos anos 80 sendo concorrente da cantora Gretchen, Felix Baumgartner (17 de julho), paraquedista e aventureiro que em 2012 saltou de uma altura de mais de 39 mil metros saltando da estratosfera e faleceu durante um voo de parapente, Roberto Duailibi (18 de julho), escritor e publicitário que fundou a DPZ com Francesc Petit e Jose Zaragoza além de professor na ESPM e escreveu vários livros e Hulk Hogan (24 de julho), um dos mais populares lutadores da luta livre americana catapultando a WWE no mundo.
Julho marcou um momento especial na minha família. Depois de 171 dias internado em dois hospitais meu pai voltou pra casa e desde então vem passando por cuidados médicos e segue em recuperação. E com ele de volta aos poucos vou me reorganizando e no próximo mês retomarei o envio de currículos e iniciarei uma nova atividade. O quadro retorna em agosto.



















Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.