A semana que passou marcou o cessar fogo na guerra Irã Israel e a morte trágica da brasileira que fazia uma trilha na Indonésia.
1 - Tragédia na Indonésia: A brasileira Juliana Marins de 27 anos perdeu a vida de forma trágica ao fazer uma trilha no Monte Rinjani. Juliana ficou quatro dias imóvel à espera de um resgate, mas quando foi resgatada estava morta a 600 metros de distância. Foram quatro dias de angústia até a confirmação da notícia. A autópsia feita aponta que Juliana teve morte imediata e o intervalo entre uma queda e outra foi de 20 minutos e a causa foi uma hemorragia interna. E o Monte Rinjani voltou a abrir e teve outro caso de acidente, desta vez com um turista da Malásia que foi salvo imediatamente, agora porque não foi assim com a Juliana?
2 - Fim da guerra: No começo da semana o presidente americano Donald Trump anunciou que Irã e Israel concordaram em aceitar o cessar fogo depois de 12 dias. Nesse período de 12 dias 600 pessoas morreram no Irã e 28 em Israel.
3 - Derrota do governo no Congresso: Na pior derrota do governo Lula III o Congresso derrubou decreto que eleva o IOF para aumentar a arrecadação. Foi a primeira vez desde o governo de Fernando Collor que um decreto presidencial foi barrado no plenário e causou espanto no governo que foi pego de surpresa com a decisão do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta e avalia a possibilidade de recorrer no STF
4 - Aumento desnecesário de deputados: Em compensação o Congresso aprovou o aumento de deputados passando de 513 pra 531. A proposta vai gerar um efeito cascata nas assemnbleias legislativas de vários estados.

5 - Um país de menos filhos: Dados do Censo 2022 apontam tendência de queda na taxa de fecundidade e a média de filhos por mulher caiu pra 1,6. Um outro fator que aponta a tendência de queda é que as mulheres brasileiras estão engravidando mais tarde.
Imagem da semana
Os astrônomos do Observatório Vera Rubin revelaram esta semana as primeiras imagens do universo via telescópio e mostram com riqueza de detalhes nebulosas e galáxias com uma resolução nítida que parece uma tela de Van Gogh.
Semana que vem o quadro retorna.







Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.