O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de junho.
Durante 12 dias o mundo viveu dias de tensão com a deflagração do conflito entre Israel e o Irã. Tudo começou no dia 12 de junho quando Israel bombardeou o Irã matando chefes militares iranianos. Não demorou muito pra resposta iraniana no dia seguinte com bombardeios sobre Tel Aviv. No dia 21 os Estados Unidos resolvem entrar no conflito atacando bases nucleares iranianas. A tensão aumentava até que no dia 23 Donald Trump anuncia que os dois países entrassem em acordo de cessar fogo. No saldo da guerra de 12 dias mais de 600 pessoas morreram nos dois países.
Aqui no Brasil o ex-presidente Jair Bolsonaro vai ao STF no dia 10 para esclarecer o plano golpista, minutos antes o ex-ajudante de ordens Mauro Cid disse que Bolsonaro alterou a minuta golpista e confirmou que o general Braga Netto lhe pagou em dinheiro para depois repassar aos militares. Bolsonaro disse no seu depoimento que admitiu ter analisado as oportunidades para não cumprir com o resultado das eleições e negou a ideia de golpe de estado.
A deputada Carla Zambelli que foi condenada pelo STF foge do Brasil e vai pra Itália. Carla foi condenada a pena de 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. A Procuradoria Geral da República pede a extradição da deputada.
O governo Lula sofre a sua maior derrota no Congresso com a derrubada do decreto que previa aumento de IOF. Desde 1992 que um decreto presidencial não era derrubado em votação no plenário. Ainda na economia a taxa Selic passa a ser de 15%, o maior índice em quase 20 anos. O ministro da Fazenda Fernando Haddad foi até o congresso debater o pacote e acabou batendo boca com o deputado Nikolas Ferreira.
Mistério em São Paulo: O empresário Adalberto Amarillo Júnior é encontrado morto no autódromo de Interlagos e a polícia conclui que o sangue encontrado no carro é de Adalberto. Dois seguranças que trabalharam num evento de motos no autódromo são considerados suspeitos de matarem Adalberto.
Tragédia na Indonésia: A brasileira Juliana Marins de 27 anos perde a vida durante uma trilha no Monte Rinjani. Juliana caiu em um acidente e o resgate demorou quatro dias com o corpo sem vida. Juliana morreu de hemorragia interna causada pela segunda queda 20 minutos após a primeira.
Dois acidentes envolvendo balões chocam o país em junho: no primeiro uma mulher morre na queda de um balão com 33 pessoas a bordo em São Paulo. O piloto foi preso em flagrante. No dia 21 um balão com 21 pessoas cai em Santa Catarina e 8 pessoas morreram.
Na Colômbia o senador Miguel Uribe, pré candidato à presidência sofre um atentado ao ser baleado na cabeça por um adolescente de 14 anos durante ato de campanha. Ele segue internado em estado gravíssimo. Nos Estados Unidos uma deputada estadual foi assassinada no estado de Minessota e o assassino foi preso.
A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner teve prisão domiciliar decretada pela justiça depois de ser condenada por esquema de corrupção envolvendo licitações de obras rodoviárias. Cristina Kirchner ainda fica proibida de exercer cargo público.
Uma pessoa sobreviveu à queda de um avião da companhia aérea Air India no dia 12. O voo tinha como destino Londres e caiu em uma área urbana no noroeste indiano levando 242 passageiros.
A seleção brasileira se classifica pra Copa do Mundo do ano que vem ao vencer o Paraguai por 1 x 0 e se junta a Argentina e Equador como países classificados na América do Sul no momento. Na Ásia se classificam as seleções do Japão, Austrália, Irã, Coreia do Sul e as estreantes seleções do Uzbequistão e da Jordânia. A Copa do Mundo de clubes empolga o planeta e a primeira edição até aqui é marcada por paralisações de jogos devido às condições climáticas e os times brasileiros fazendo bonito na fase de grupos.
Na NBA o Oklahoma City Thunder conquista o título da temporada ao vencer o Indiana Pacers na série final por 4 jogos a 3.
Um dos maiores atores da teledramaturgia brasileira e galã Francisco Cuoco fez história ao atuar em 50 novelas em 70 anos de carreira com personagens de destaque como Cristiano Vilhena em Selva de Pedra (1972), o taxista Carlão em Pecado Capital (1975), Herculano Quintanilha em O Astro (1977) e tantos outros. O ator estava internado desde o fim de maio e morre no dia 19 aos 91 anos vitimado por falência múltipla de órgãos.
Outros mortos do mês: Frederick Forsyth (9 de junho), escritor inglês autor de obras como O dia do chacal, O quarto protocolo e outros, Niéde Guidon (4 de junho), arqueóloga, pedagoga e univiersitária revolucionando as teses de como a América Latina foi ocupada, Brian Wilson (11 de junho), fundador e líder da banda Beach Boys que fez sucesso na década de 60, Bira Presidente (14 de junho), sambista que fundou o conjunto musical Fundo de Quintal e o bloco carnavalesco Cacique de Ramos, Cícero Sandroni (17 de junho), foi jornalista e membro da Academia Brasileira de letras, Claudete Joubert (21 de junho), atriz que atuou nas pornochanchadas e em filmes de pancadaria classe B dirigidos por Afonso Brazza, Lalo Schiffrin (26 de junho), pianista e compositor argentino que criou várias trilhas sonoras de filmes e séries sendo a mais lembrada a trilha do seriado Missão Impossível, Ruy Carlos Ostermann (27 de junho), jornalista gaúcho que ficou conhecido como professor, trabalhou em 14 Copas do Mundo atuando em veículos de comunicação como o rádio, TV e jornais e José Ornellas (28 de junho), foi governador do Distrito Federal entre 1982 e 1985 e deputado distrital entre 1991 e 1995.
O primeiro semestre do ano termina pra mim com uma sensação de que tudo parou no tempo, pois meu pai passou por cirurgia, teve um AVC e ficou internado durante todo o semestre, mas logo logo terá alta, enfrentei sérios problemas com computador que parou de funcionar, arranjei outro e mal deu uma semana o HD queimou e agora com um novo PC bem melhor retomo o ritmo, ao mesmo tempo criei conta do site no Instagram, mas não atualizei depois que tive o segundo infortúnio com o PC. Para o segundo semestre quero muito é sair dessa situação dramática que atravesso. Dito isso o quadro retorna em julho esperando dias melhores.






















Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.