Semana em Resumo: Cinema brasileiro ganha dois prêmios em Cannes e reeleição pode estar perto do fim

Kleber Nunes
By -
0

A semana marca mais uma conquista do cinema brasileiro dois meses depois do Oscar e a aprovação de emenda constitucional que coloca o fim da reeleição.

1 - Cinema brasileiro premiado: Neste sábado o cinema brasileiro ganha dois prêmios no consagrado festival de Cannes. O ator Wagner Moura venceu na categoria de melhor ator e o diretor Kléber Mendonça Filho foi o melhor diretor. O filme O Agente Secreto ainda concorreu ao prêmio de melhor filme, mas a Palma de Ouro foi para Um simples acidente (A simple accident), filme do Irã. Pela primeira vez o cinema brasileiro ganha dois prêmios no festival francês dois meses depois da histórica conquista do Oscar com Ainda estou aqui.

2 - Trump x Harvard: Em mais um capítulo da guerra ideológica a justiça bloqueou a decisão do presidente Donald Trump de proibir o acesso de alunos estrangeiros a conceituada Universidade de Harvard. Trump resolveu proibir o acesso alegando que os alunos matriculados não entregaram os documentos e os estrangeiros seriam transferidos para outras instituições de ensino, caso contrário não poderiam ficar legalmente no país.

3 - Guerra sem fim: Mais de 300 prisioneiros de guerra foram libertados nesse sábado e isso só foi possível graças ao acordo da semana passada em Istambul na Turquia. O objetivo é libertar mil prisioneiros de guerra nos próximos dias. A guerra entre Rússia e Ucrânia se arrasta há mais de três anos.

4 - Gripe aviária: Depois do surto de gripe aviária na semana passada os países que bloquearam a compra de carne de frango brasileira estão começando a rever a decisão ao mesmo tempo que a situação está sob controle segundo o Ministério da Agricultura. A granja afetada no município gaúcho de Montenegro foi desinfetada e o país está sob observação nos próximos 28 dias. 

5 - Mudança no processo eleitoral: A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou esta semana proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com a reeleição de presidente, prefeito e governador. O texto da proposta prevê o aumento do mandato para cinco anos e reduz o mandato de senadores pra cinco anos. As eleições seriam unificadas a partir de 2034 e prefeitos futuramente eleitos no pleito de 2028 terão mandato de seis anos,  presidente e governadores eleitos em 2030 terão mandato de quatro anos. A proposta terá de passar por votação no plenário do Senado e depois na Câmara dos Deputados. A emenda da reeleição foi aprovada em 1997 e essa mudança possibilitou o então presidente Fernando Henrique Cardoso a se reeleger no ano seguinte. O único que não se reelegeu foi Jair Bolsonaro, derrotado por Luís Inácio Lula da Silva em 2022.

Imagem da semana 

Aqui prestamos uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado que morreu ontem aos 81 anos com uma das imagens mais marcantes da carreira. Tirada em 1986 a imagem em preto e branco mostra o formigueiro humano em busca de ouro no garimpo de Serra Pelada. Sebastião Salgado foi um defensor do meio ambiente e junto de sua esposa Lélia fundou o Instituto Terra organização não governamental que luta pelo reflorestamento da Mata Atlântica além de ter sido um fotógrafo que retratou em preto e branco a alma humana no planeta.

Semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
Brasil encara Marrocos, Haiti e Escócia na caminhada do hexa na Copa de 2026

Brasil encara Marrocos, Haiti e Escócia na caminhada do hexa na Copa de 2026

O caminho foi traçado e a sorte está lançada. Na tarde desta sexta feira em Washington a FIFA sorteou os grupos da Copa…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!