O Mês em Resumo: Começa o pontificado de Leão XIV, cai mais um presidente na CBF e o adeus a Sebastião Salgado, o fotógrafo que retratou a alma humana no planeta

Kleber Nunes
By -
0

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de maio.

A Igreja Católica tem um novo líder. Depois de dois dias de conclave o escolhido para suceder o Papa Francisco é o americano Robert Francis Prevost que adotou a alcunha de Leão XIV. O novo pontífice assume o pontificado em 8 de maio e segue o legado do antecessor e lutará pela paz.

O Brasil registra no dia 16 o primeiro caso de gripe aviária numa granja em Montenegro no Rio Grande do Sul. As aves foram contaminadas pelo vírus e foram sacrificadas e leva a suspensão da compra de carne de frango brasileira por 60 países. 

O governo inicia o programa de restituição aos aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos por causa do escândalo que desviou mais de R$ 6 bilhões.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou PEC que acaba com a reeleição de presidente, prefeito e governador a partir de 2034. Caso a emenda seja aprovada no Congresso passa a valer na eleição presidencial de 2034. 

A ministra do meio ambiente Marina Silva bate boca com senadores durante audiência na comissão de meio ambiente do Senado. Marina abandonou se sentindo constrangida.

Um passageiro morre ao ser prensado no portão de embarque da estação de metrô em São Paulo.

Nos Estados Unidos o presidente Donald Trump proíbe o acesso de estudantes estrangeiros a conceituada Universidade de Harvard sob alegação de promover o antissemitismo, mas no dia seguinte a justiça revoga a decisão de Trump. 



Carlo Ancelotti finalmente aceita a proposta e é o novo técnico da seleção brasileira. Ele deixa o Real Madrid e assume em meio a nova crise na CBF que culminou na saída de Edinaldo Rodrigues da presidência. Com o afastamento uma nova eleição é marcada e Samir Xaud assumiu o cargo como candidato único e mandato até 2029.

O mesatenista Hugo Calderano conquista um resultado histórico ao conquistar a medalha de prata no campeonato mundial da modalidade. 

O Paris Saint Germain conquista pela primeira vez o título da Champions com um atropelo em cima da Internazionale goleando por 5 x 0.

Nana Caymmi foi criada em uma família musical, a família Caymmi e gravou 25 discos na carreira. Internada desde julho do ano passado a cantora morre no dia 1° de maio aos 84 anos.

O uruguaio José Pepe Mujica foi torturado por 14 anos durante a ditadura militar e foi guerrilheiro dos Tupamaros. Foi preso e depois da redemocratização foi ministro e presidiu o país entre 2010 e 2015 numa gestão marcada pela austeridade e pelo estilo de vida simples que levava foi conhecido como o presidente simplista. Diagnosticado com câncer o tratamento não fez efeito e viveu os últimos dias com dignidade até falecer em 13 de maio aos 89 anos.

Um dos maiores divulgadores da doutrina espírita Divaldo Franco fez do espiritismo uma lição de vida. Seus 250 livros publicados e psicografados venderam 8 milhões de cópias e fundou a Mansão do Caminho. Divaldo Franco morre em 13 de maio aos 98 anos.

Sebastião Salgado foi um fotógrafo que percorreu o mundo para retratar a alma humana no planeta e suas fotos em preto e branco revelaram a vida pulsando em imagens marcantes. Foi defensor da natureza e junto de sua esposa Lélia fundou o Instituto Terra, organização não governamental que luta pra recuperar a Mata Atlântica. Morava em Paris e no dia 23 morre aos 81 anos devido a complicações causadas por malária contraída nos anos 90.


Outros mortos de maio: Dorinha Duval (21 de maio), atriz que fez carreira em cinema, teatro e televisão e em 1980 foi presa após assassinar o então marido Paulo Sérgio Alcântara com três tiros, Evanildo Bechara (22 de maio) professor e gramático, um estudioso da gramática e autor de obras que aprofundaram o estudo da gramática na língua portuguesa, Marcos Azambuja (28 de maio), diplomata de renome e embaixador do Brasil na Argentina e França.

O mês parecia que seria tranquilo, no dia 6 consegui uma CPU e coloquei pra funcionar, mas no dia 12 o HD queimou e tive que voltar a postar pelo celular. Sinceramente não aguento mais essa situação que não é mais incômoda e sim uma maldição. Eu espero que as coisas melhorem e que em breve possa retomar ao PC.

Dito isto o quadro retorna em junho.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
O quadro grave de feminicídios, a disputa interna da família Bolsonaro e o real quadro do emprego no Brasil são destaques nas capas das semanais

O quadro grave de feminicídios, a disputa interna da família Bolsonaro e o real quadro do emprego no Brasil são destaques nas capas das semanais

As revistas semanais começam a circular e esses são os assuntos de capa: Crusoé fala sobre a disputa de poder na famíl…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!