O Mês em Resumo: Conflito aumenta tensão no Oriente Médio, violência sem fim no Rio, Max Verstappen é tri da Fórmula 1 e fãs de Friends em luto com morte do ator Matthew Perry

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de outubro.



Sábado, 7 de outubro de 2023. O dia que o planeta se viu diante de mais um capítulo terrível no Oriente Médio em guerra. No maior ataque em 50 anos Israel é atacado pelo grupo terrorista Hamas com uma série de mísseis disparados, sequestro de reféns e combates por ar e terra, o suficiente pra Israel decretar guerra, uma guerra que já matou mais de 7 mil pessoas entre eles três brasileiros, todos reféns do Hamas em uma festa rave. Os conflitos continuam e Israel ameaça invadir a Faixa de Gaza que fica incomunicável com o corte de energia e de meios de comunicação. No dia 17 acontece o bombardeio a um hospital em Gaza e mais de 500 pessoas morreram e esse ataque agrava ainda mais a situação. Líderes discutem formas de negociar a paz e o cessar-fogo fica cada vez mais distante.

Aqui no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro outubro ficou marcado por dois casos de violência: o primeiro, na madrugada do dia 5. Três médicos são mortos por engano em um quiosque na Praia da Barra por homens armados, horas depois os suspeitos de terem feito a execução são mortos. Dos três médicos que participariam de um congresso de ortopedia um era irmão da deputada Sâmia Bonfim.

No dia 23 a zona oeste carioca vive um dia infernal. A morte do miliciano Matheus Rezende, o Faustão gera uma onda de violência. 35 ônibus e uma linha de trem são incendiadas e as milícias promovem uma série de ataques causando transtorno à população.

Em Sapopemba, bairro da zona leste de São Paulo um novo ataque à uma escola depois de sete meses. Um aluno invade a escola e atira contra os alunos e uma bala atinge Giovanna Bezerra que morre.

21 armas são furtadas do Arsenal de Guerra do Exército. As armas sumiram em setembro e 17 das 21 armas furtadas foram recuperadas. 

Tragédia em Brasília: Um ônibus irregular fugiu da fiscalização na rodovia BR 070 e o motorista perdeu o controle capotando. Sete pessoas morreram e o veículo vinha do Maranhão com 32 passageiros.

Na política o mês é marcado pela divulgação do relatório final da CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro recomendando o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 60 pessoas. Outro fato de destaque foi a investigação da Polícia Federal que apontou o uso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para monitorar políticos e adversários no governo de Jair Bolsonaro e no governo Lula o Centrão consegue mais um cargo. Rita Serrano é demitida da presidência da Caixa Econômica Federal e assume Antônio Carlos Fernandes, indicado por Arthur Lira.

 

Na Argentina a eleição presidencial vai pro segundo turno. O candidato peronista Sergio Massa venceu o primeiro turno e disputa a nova votação com o libertário Javier Milei que ganha o apoio de Patricia Bullrich e do ex-presidente Mauricio Macri.

Depois de dois dias a caçada ao militar que matou 18 pessoas terminou com a morte do atirador que se matou com um tiro na cabeça na cidade de Lewiston, no estado americano do Maine.

Pela oitava vez na carreira o argentino Lionel Messi fatura o prêmio Bola de Ouro da revista France Football se tornando o maior vencedor da história do prêmio. Aitana Bonmati levou o prêmio entre as mulheres e o brasileiro Vinícius Júnior vence o prêmio Sócrates relativo às causas sociais.

O holandês Max Verstappen é tricampeão mundial de Fórmula 1 com o segundo lugar na corrida sprint do Catar. 

 

Nos Jogos Pan Americanos que estão sendo disputados em Santiago no Chile o Brasil se consolida no segundo lugar no quadro de medalhas ficando à frente do Canadá.

 

A LDU do Equador frustra o sonho do Fortaleza e nos pênaltis conquista a Copa Sul Americana. Nos 90 minutos tudo igual e nas cobranças por pênaltis o Laion tinha tudo pra liquidar, mas Pedro Augusto parou em Dominguez que acabaria sendo o herói da conquista da LDU.

Sir Bobby Charlton era uma das lendas do futebol inglês pela visão de jogo e pelo fair play. Liderou o Manchester United e escapou da morte no acidente aéreo que matou oito jogadores do time em 1959 e liderou o English Team na única conquista de Copa do Mundo em 1966 sendo autor de três gols. O jogador que foi símbolo de destaque no futebol inglês morre no dia 21 aos 87 anos.

Matthew Perry ficou conhecido em todo o mundo quando interpretou o personagem Chandler no seriado Friends exibido em 10 temporadas e ganhou muitos prêmios por conta da série de sucesso em todo o mundo. No dia 28 de outubro o ator é encontrado morto em sua banheira em Los Angeles enlutando os fãs de Friends em todo mundo aos 54 anos.

 

 

 

Outras mortes do mês: Bird Clemente (1º de outubro), um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro nas décadas de 1950, 60 e 70, Paulo Giovanni (1º de outubro), radialista e publicitário onde criou a agência de publicidade Giovani Comunicações, atuou nas rádios Tupi e Globo e teve uma rápida experiência na televisão em 1983 quando foi apresentador do Domingo Bingo que ficou pouco tempo no ar, Murilio Hingel (4 de outubro), político e geógrafo e foi ministro da educação no governo de Itamar Franco, Dom Mauro Morelli (9 de outubro), foi bispo auxiliar de São Paulo e bispo na diocese de Duque de Caxias além de bispo emérito muito conhecido pela luta contra a fome, Carlos Amorim (21 de outubro), jornalista que foi diretor do Fantástico entre 1991 e 1992, criador do canal de notícias Band News e um dos criadores do Domingo Espetacular da TV Record, Bobi (21 de outubro), o mais longevo cão do mundo com 31 anos de idade e Danilo Santos de Miranda (29 de outubro), foi diretor do Sesc de São Paulo por 4 décadas. 

O quadro retorna em novembro.

Postar um comentário

0 Comentários