O Mês em Resumo: Bolsonaro fica inelegível, nova tragédia em escola, a aventura trágica do submersível e novo técnico na seleção

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de junho.

O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por 8 anos. No julgamento pelo TSE os ministros em sua maioria condenam o ex-presidente por abuso de poder político, uso indevido de meios de comunicação e ataques mentirosos à justiça eleitoral, com isso Bolsonaro fica fora das eleições podendo voltar em 2030. O placar final foi de 5 votos a favor da inelegibilidade e 2 contrários. 

Cristiano Zanin, advogado do presidente Lula é aprovado em sabatina no Senado e em agosto se torna ministro do Supremo ocupando a vaga de Ricardo Lewandowski que se aposenta. Zanin ficará na corte até 2050.

A taxa Selic se mantém nos 13,75% gerando revolta no mercado. Na ata o Copom sinaliza para agosto o começo da queda da taxa de juros. Ainda na economia o texto do arcabouço fiscal é aprovado no Senado, mas voltará para a Câmara devido a ajustes como a manutenção do Fundo Constitucional do DF.

A Americanas admite que houve fraude na maquiagem dos resultados contábeis. O rombo no valor de R$ 20 bilhões omitido dos balanços é creditado na antiga diretoria.


Em Cambé no Paraná mais um crime dentro de escola. Um ex-aluno invade a escola e atira contra as pessoas matando duas pessoas: Karoline Alves e Luan Augusto foram as vítimas do assassino que depois de ser detido foi encontrado morto dentro da cela. O mentor do ataque é preso em Pernambuco.

O produtor Bruno Rodrigues, acusado de matar o ator Jeff Machado é preso no Morro do Vidgal. Ele estava foragido e a polícia o encontrou com ajuda de moradores. Bruno é acusado de matar e concretar o ator dentro de um baú.

Quatro pessoas morrem devido à febre maculosa causada pelo carrapato estrela. As vítimas estavam na fazenda Santa Margarita em Campinas, foco da infecção.

Na guerra entre Rússia e Ucrânia um motim liderado pelos mercenários do Grupo Wagner causa constrangimento pros lados de Vladimir Putin. Os mercenários foram acusados de traição após o grupo tomar a cidade de Rostov e depois de acordo o grupo de mercenários recuou.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump se defendeu das 37 acusações de colocar em risco segredos de estado e chamou o promotor do caso de lunático. Trump é o primeiro ex-mandatário a se tornar réu por crimes comuns nos Estados Unidos.

Milagre na selva: depois de 40 dias perdidas na selva quatro crianças são salvas dentre eles um bebê de 1 ano. As quatro crianças estavam desaparecidas devido à queda de um avião de pequeno porte e a mãe morreu. 

Tragédia na Grécia: Uma embarcação naufragou matando 79 pessoas no maior naufrágio de imigrantes desde 2015 no Mediterrâneo. 


Terminou em tragédia a expedição do submersível Titan. Os cinco exploradores foram vítimas da implosão catastrófica durante a expedição aos destroços do Titanic no Atlântico Norte a 3800 metros de profundidade e a 500 metros de distância do navio. Eles embarcaram no dia 18 e desapareceram dos radares. Os cinco mortos pagaram R$ 1,2 milhão pela aventura.




 

Mês agitado na TV brasileira. O SBT demite Dudu Camargo que sai do Primeiro Impacto. Dudu saiu porque defecou no camarim e enrolou as fezes em um pano e afasta Marcão do Povo e no dia 24 atinge sua pior média de audiência em quase 42 anos, na TV Gazeta a apresentadora Regina Volpato não aceita ter seu salário reduzido em 20% e pede demissão deixando o comando do Mulheres e no dia de hoje a emissora demite às pencas e acaba com o Revista da Manhã pois a grade matutina será ocupada pela programação da IURD e nos canais de notícia houve rebuliço também. Cecília Flesch é demitida da Globo News depois que vem à tona uma entrevista dada a um podcast em abril reclamando do canal e apelidando de Rivo News, já Daniela Lima pede demissão da CNN depois de 3 anos e acerta com a Globo News e na Globo o apresentador Manoel Soares foi demitido e não faz mais parte do Encontro devido à problemas de relacionamento com Patrícia Poeta.


O Manchester City se sagra campeão da Champions ao vencer a Inter de Milão na decisão em Istambul. É o primeiro título da história dos Citizens.

O italiano Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira, mas ele só assume em 2024 pois ele ainda tem um ano de contrato com o Real Madrid. 

O Denver Nuggets se sagra campeão da NBA pela primeira vez ao vencer a série decisiva o Miam Heat por 4 x 1.

A brasileira Bia Haddad chega ao Top 10 no ranking da WTA depois de campanha histórica onde chega à semifinal de Roland Garros.

A cantora Astrud Gilberto, considerada um dos nomes da Bossa Nova morre no dia 5 aos 83 anos. Astrud ganhou fama internacional ao ser voz em inglês do sucesso Garota de Ipanema e foi casada com João Gilberto, depois lançou 18 discos em carreira solo e ganhou dois prêmios Grammy.

Empresário e político o italiano Silvio Berlusconi foi um dos homens mais importantes da Itália sendo dono do Milan por 31 anos e dono de canais privados de televisão além de empresário imobiliário, entrou pra política em 1994 quando se elegeu primeiro ministro pela primeira vez. Ele ainda se elegeu mais duas vezes pro cargo de primeiro ministro ficando nove anos no poder sendo o terceiro político a ficar mais tempo no pós-guerra. Em seus governos ficou marcado por polêmicas e numa delas foi acusado de promover as chamdas bunga bunga, festas que contavam com presença de menores e havia orgias. No dia 12 Silvio Berlusconi falece depois de batalha contra um tipo raro de leucemia aos 86 anos.






Outras mortes do mês: Jim Hines (3 de junho), velocista americano que nos jogos olímpicos do México em 1968 correu os 100 metros abaixo de 10 segundos na cronometragem eletrônica, Maurício Assumpção (6 de junho), ex-dirigente do Botafogo onde foi presidente de 2009 à 2014, Alain Touraine (9 de junho), sociólogo francês que teve sua obra dedicada à sociologia do trabalho e os movimentos sociais, Ted Kacynsky, o Unabomber (10 de junho), terrorista americano que entre 1978 e 1995 promoveu o terror com vários ataques à bomba sendo capturado em 1996 e condenado em regime de prisão perpétua, Glenda Jackson (15 de junho), atriz norte americana que nasceu na Inglaterra e ganhadora de dois prêmios Oscar, Luiz Schiavon (15 de junho), tecladista e fundador do grupo RPM, fenômeno musical dos anos 1980 onde foi compositor e arranjador além de ter sido produtor musical da Rede Globo nos anos 1990, Paulo Roberto Martins (19 de junho), conhecido como Morsa foi jornalista esportivo em mais de 50 anos de carreira passando por vários veículos de comunicação como a Rádio Globo, TV Record, Band e Transamérica, Lucia Hippolito (21 de junho), jornalista e historiadora política, passou pela CBN e Globo onde foi comentarista política a partir de 2002 e foi integrante das Meninas do Jô, estava afastada desde 2012 quando foi diagnosticada por ter Síndrome de Guillan - Barré e Alysson Paulinelli (29 de junho), político que foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel modernizando a Embrapa e deputado federal em Minas Gerais.

O primeiro semestre está terminando e aqui quero fazer um rápido desabafo de mea culpa, prometi que neste ano voltaria a trabalhar, mas não aconteceu nada disso e ainda por cima meus pais tiveram problemas de saúde que o deixaram internados por semanas, mas felizmente tudo não passou de susto. Estou começando a ficar cansado dessa paradeira que é culpa unica e exclusivamente minha, não imaginava chegar nessa situação e espero que no segundo semestre possa resolver meus problemas para sair dessa situação incômoda que me assola há sete anos. 

Feito o meu desabafo o quadro volta em julho na esperança de dias melhores.

Postar um comentário

0 Comentários