O Mês em Resumo: O novo rolo de Bolsonaro, Vini Júnior se revolta com racismo e música perde as divas Rita Lee e Tina Turner

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que movimentaram o mês de maio.


Numa operação da Polícia Federal foi revelado o esquema que fraudou o cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua filha Laura. Na manhã do dia 3 Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro foi preso e Bolsonaro teve o celular apreendido.




Um outro escândalo, desta vez envolvendo o futebol agitou o mês. A Operação Penalidade Máxima teve novos desdobramentos com revelações de envolvimento de jogadores em apostas ilegais, o que motivou a entrada da Polícia Federal. Vários jogadores de times que jogam a Série A foram afastados e no fim do mês começaram as punições severas. O pivô do esquema, o jogador Romário que jogava no Vila Nova foi banido do esporte. 



Ainda no futebol o mundo assiste a luta do jogador brasileiro Vini Júnior contra o racismo. Em partida pelo campeonato espanhol no dia 21 ele é alvo de racismo pela torcida do Valencia que o xinga de macaco. A polícia espanhola entrou em ação e prendeu sete suspeitos de participar dos ataques. A repercussão foi imediata entre jogadores e autoridades. 

No campo da política o mês foi marcado por derrotas para o governo, uma delas fez com que o Congresso retirasse atribuições de poderes à Marina Silva na pasta do meio ambiente, por outro lado uma vitória na economia com a aprovação do texto base na Câmara do arcabouço fiscal. O texto vai para votação no Senado e se aprovado passa pela sanção presidencial.




O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol perdeu por unanimidade pelo STF o mandato de deputado federal. Dallagnol foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter pedido exoneração do cargo enquanto tinha processos pendentes, quem também foi cassado do mandato de deputado federal foi Marcelo Crivella, ex-prefeito do Rio e ficará inelegível por 8 anos por abuso de poder polítco no caso dos Guardiões do Crivella onde servidores públicos se revezavam impedindo o trabalho da imprensa durante a pandemia, já o ex-presidente Fernando Collor de Mello foi condenado pelo STF a uma pena de 8 anos e 10 meses em regime fechado por corrupção já que é acusado de receber propina da BR Distribuidora em valores superiores a R$ 20 milhões. E o ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro Anderson Torres foi solto depois de 114 dias preso preventivamente.

Uma nova era na monarquia britânica. Charles III é o novo rei da Inglaterra em uma cerimônia de coroação marcada pelo equilíbrio entre o antigo e o moderno. Charles prometeu que veio para servir o povo inglês.

Depois de mais de três anos a Organização Mundial de Saúde decretou o fim da emergência global de Covid-19, mas não o fim da pandemia. A Covid já matou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Também em maio acabou a emergência global de mpox, a varíola dos macacos decretada em julho do ano passado.

O ex-presidente americano Donald Trump foi indiciado por abuso sexual e difamação em processo de assédio sexual movido pela escritora Elizabeth Jean Carroll que receberá US$ 5 milhões de indenização.



Na Turquia Recep Tayip Erdogan se reelegeu presidente em segundo turno e governará o país até 2028. Foi uma votação apertada que manteve no poder o dirigente turco que vai pra 25 anos no poder. No Equador o presidente Guillermo Lasso dissolve o congresso e marca eleições gerais para agosto pois a medida foi adotada para evitar um processo de impeachment.

O ator Jeff Machado é encontrado morto dentro de um baú num crime cheio de mistérios. O ator de 44 anos desapareceu misteriosamente no final de janeiro e o crime foi solucionado devido à localização de seus cães. Os suspeitos ainda não foram presos.

Após quase um ano e meio chega ao fim a segunda passagem de Fausto Silva na Band. O apresentador entrou em consenso e decidiu encerrar a parceria. O programa que era diário fica no ar até junho. Faustão avisou que dará um tempo da TV enquanto não pensa em novos projetos. Toda a equipe que compunha a atração também foi demitida. O programa foi uma aposta da Band, mas falhou em atrair anunciantes e houve problemas de bastidores.

Em maio a música perde duas divas. Aqui no Brasil nos despedimos de Rita Lee. A artista brasileira que se tornou uma estrela do rock nacional morre no dia 8 aos 75 anos depois de travar uma luta contra o câncer de pulmão diagnosticado em 2021. Rita Lee em mais de 60 anos de carreira produziu hits que ficaram pra sempre na memória e ao mesmo tempo se tornou símbolo do poder feminino.

No dia 24 o mundo se despede de Tina Turner que morre aos 83 anos. A cantora americana que foi símbolo de carisma e energia nos palcos teve uma carreira de altos e baixos passando pelo inferno do casamento com Ike Turner até a volta por cima nos anos 80 como cantora solo com hits de destaque como Private Dancer, We don't need another hero, Typical Male, The Best, Whats love got you do it entre outros além de levar mais de 184 mil pessoas a assistir ao seu show ao vivo em janeiro de 1988 no Rio de Janeiro. 

Apresentadora e cozinheira nata Palmirinha Onofre era simples e sua simplicidade conquistou os brasileiros quando ensinou receitas diferenciadas numa carreira que começou tardiamente em 1994 na Record, mas depois deslanchando na TV Gazeta onde ficou 11 anos à frente do TV Culinária. Palmirinha morre no dia 7 aos 91 anos devido à problemas renais crônicos.







O mês de maio teve as mortes de Tori Bowie (2 de maio), velocista americana medalhista de ouro na prova do revezamento 4 x 100 nos jogos olímpicos do Rio em 2016, David Miranda (9 de maio), ex-deputado federal e jornalista e teve relacionamento com o também jornalista Green Greenwald, Nelsinho Rosa (16 de maio), ex-treinador que foi campeão brasileiro com o Vasco em 1989 além de treinar Flamengo e Fluminense, Vágner Benazzi (22 de maio), ex-treinador que dirigiu times como Avaí, Figueirense, Portuguesa e Gama onde foi campeão brasileiro da Série B de 1998, Xandy Negrão (24 de maio), empresário e ex-piloto de Stock Cars e João Zanforlin (29 de maio), advogado que trabalhou no Corinthians e jornalista onde fez parte da equipe esportiva da Band nos anos 90 além de passagem pela TV Cultura entre os anos 70 e 80. 

O quadro retorna em junho.

Postar um comentário

0 Comentários