O Mês em Resumo: Lula enfrenta crise na GSI, novo ataque em escola abala o país e Globo promove passaralho histórico

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de abril.

A primeira crise do terceiro governo Lula é causada pela demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto no infame 8 de janeiro , dia dos atos golpistas mostram Gonçalves Dias interagindo com os vândalos. Isso motivou a criação de uma CPMI no Congresso para apurar as responsabilidades nos atos.

Enquanto isso o presidente Lula em visita à China acusou os Estados Unidos de incentivar a guerra, dias depois dá declarações criticando o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.



No dia 5 de abril a cidade de Blumenau viveu seu dia mais triste. Um homem invadiu a creche Cantinho Bom e armado de machadinha matou quatro crianças num ataque covarde e cruel. O assassino foi preso imediatamente. Este foi o segundo ataque em escolas ocorrido neste ano e isso levou o governo a juntar forças com os três poderes para combater o ódio nas escolas. 

E o aplicativo Telegram foi suspenso por liminar da justiça do Espírito Santo pois a direção do aplicativo não forneceu informações de membros de grupos extremistas. A liminar foi derrubada três dias depois.

Um crime abala Brasília. A jovem Regiane da Silva de 21 anos desaparece no dia 17 e depois de dez dias seu corpo é encontrado em uma mata fechada. O criminoso, Sérgio Alves fugiu do saidão e confessou ter cometido o crime. Ele a manteve por cárcere privado por 12 horas, torturou, estuprou e esfaqueou a jovem num crime covarde. 

Acusado de agressão contra mulheres o empresário Thiago Brennand é preso e extraditado dos Emirados Árabes. Brennand volta ao Brasil no dia 29 algemado e escoltado por agentes da PF.



Duas tragédias comovem o estado de Pernambuco. No dia 13 quatro pessoas morrem em incêndio dentro de um abrigo. duas semanas depois seis pessoas morrem em desabamento no edifício Leme na região central de Olinda.

Duas brasileiras passam por um perrengue na Alemanha. Acusadas injustamente por tráfico de drogas Jeanne Paoline e Katyna Baia ficaram 38 dias presas indevidamente pois as malas delas foram trocadas com as malas de traficantes. 

O ex-presidente Donald Trump foi indiciado em 34 ações ligadas à falsificação de registros comerciais. Pela primeira vez na história um ex-presidente dos Estados Unidos aguarda julgamento por crimes comuns. Ainda nos EUA o presidente Joe Biden anuncia que vai se candidatar à reeleição. Na Argentina o presidente Alberto Fernandez anuncia que não concorerá á reeleição devido à crise econômica que o país atravessa.

No Sudão os conflitos entre facções que lutam pelo poder já deixaram mais de 400 pessoas mortas desde 15 de abril. 

A Rede Globo promove um passaralho no setor de jornalismo demitindo vários profissionais dentre os quais destacam-se Fábio William, Fábio Turci, Giovana Teles, Giuliana Morrone, Régis Rösing e Marcelo Canellas. 






Saem os campeões estaduais da temporada. Em Brasília o Real Brasília conquista o inédito título candango, na Bahia o campeão é o Bahia, o Fortaleza vence no Ceará, no Paraná o campeão é o Athlético, em Minas dá Galo de novo, no Rio Grande do Sul o Grêmio chega ao título mais uma vez, em São Paulo o Palmeiras reverte a desvantagem do Água Santa e leva o bi e no Rio o Fluminense reverte a vantagem do Flamengo e leva o caneco. A derrota foi fatal pra Vitor Pereira que é demitido dias depois.

O técnico Cuca deixa o Corinthians em passagem relâmpago devido á repercussão do caso de estupro em que ele e outros três companheiros quando jogavam no Grêmio foram condenados na justiça da Suíça em 1989. 






As mortes do mês: Cynara (12 de abril), cantora que fazia parte do conjunto musical Quarteto em Cy, Mary Quant (13 de abril), estilista que criou a minissaia numa revolução que marcou a história da moda, Boris Fausto (18 de abril), historiador que escreveu livros como A Revolução de 30 e História do Brasil, Harry Belafonte (24 de abril), cantor e ativista americano e Jerry Springer (26 de abril), apresentador norte americano que ficou marcado pelos telebarracos no mesmo estilo do apresentador Ratinho.

O quadro retorna em maio.

Postar um comentário

0 Comentários