O Mês em Resumo: Crime na Amazônia abala o mundo, governo enfrenta escândalos em série e conhecidas todas as seleções que jogarão a Copa

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de junho.



Mais uma vez o Brasil é notícia negativamente com um crime que abalou o mundo e novamente na Amazônia. O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram até o Vale do Javari no dia 5 de junho para investigar a pesca ilegal e desapareceram. Após 10 dias de buscas a Polícia Federal encontra os restos mortais dos dois que foram mortos pelo pescador Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado e seu irmão Osney da Costa, o Dos Santos. Amarildo confessou ter cometido o crime e executou ambos com munição de caça.


O ex- ministro da Educação Milton Ribeiro chega a ser preso, mas solto no dia seguinte. Ele é suspeito de envolvimento no escândalo do MEC por tráfico de influência. A prisão é um abalo forte no governo Bolsonaro e pra piorar são divulgados áudios que revelam possível interferência do presidente Jair Bolsonaro que liga pra Milton Ribeiro temendo por uma investigação mais profunda da Polícia. E não foi só esse o problema do presidente, no fim do mês surgem denúncias de assédio sexual envolvendo o presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães que pede demissão.

A forte pressão do governo devido ao aumento dos combustíveis leva à renúncia de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras. Ele fica 68 dias no cargo e é substituído por Cláudio Paes de Andrade.



O mês marca três fatos envolvendo o aborto: Nos Estados Unidos a Suprema Corte derruba a lei de 1973 permitindo aos estados recuperar o poder de legislar sobre a legalização do aborto, aqui no Brasil a juíza de Santa Catarina Joana Zimmer Ribeiro proibia uma menina de 11 anos de interromper a gestação alegando que passou de 22 semanas. A menina fez o aborto e interrompeu a gestação e no dia 25 a atriz Klara Castanho em carta diz que foi estuprada e acabou engravidando, depois levou o bebê à adoção, tudo feito legalmente. Ela acabou tendo sua história exposta de forma grosseira pelo site Metrópoles por Léo Dias.

Numa agressão covarde o procurador Demetrius Oliveira de Macedo é preso depois de agredir com socos e chutes a colega e procuradora Gabriela Samadello de Barros. Ele é acusado de assédio moral e as imagens viralizaram na internet.

Na Colômbia a esquerda chega ao poder pela primeira vez com a eleição de Gustavo Petro que derrota Rodolfo Hernández em votação apertada. Ex- guerrilheiro do M-19 Gustavo Petro promete governar para todos os colombianos.

Nos Estados Unidos uma tragédia na questão da imigração. Um caminhão foi encontrado com mais de 50 pessoas mortas no estado do Texas, todas tentaram entrar ilegalmente no país. 



Saíram as últimas três seleções classificadas para a Copa do Mundo no Catar. A última vaga europeia ficou com a seleção do País de Gales que volta depois de 64 anos ausente. Os galeses eliminaram a Ucrânia, nas repescagens mundiais as vagas ficam com a Austrália que vence o Peru nos pênaltis e a Costa Rica que despacha a Nova Zelândia.


Na NBA o Golden State Warriors conquista seu quarto título nos últimos oito anos vencendo a série decisiva sobre o Boston Celtics, sempre liderados por Stephen Curry que se torna o MVP das finais.


Uma declaração de cunho racista envolvendo o inglês Lewis Hamilton faz com que o tricampeão Nélson Piquet pedisse desculpas ao heptacampeão e maior vencedor da história da Fórmula 1.




 




As mortes de junho: Neila Tavares (4 de junho), atriz que atuou em 20 filmes e 10 novelas além de apresentadora na TVE e TV Manchete, Rubens Caribé (5 de junho) ator que fez novelas de sucesso como Fera Ferida e Sangue do Meu Sangue, Arnaldo Faria de Sá (16 de junho), ex- deputado federal por oito mandatos e vereador em São Paulo, era conhecido por defender os direitos dos aposentados pensionistas, Maria Lúcia Dahl (16 de junho) atriz que fez várias novelas dentre as quais Jogo da Vida, O Espigão, Espelho Mágico e outras, Ilka Soares (18 de junho) atriz que atuou em novelas de sucesso como O Cafona, Bandeira 2, Anjo Mau, Mandala e Rainha da Sucata entre outras, Marilu Bueno (22 de junho) atriz que participou de várias novelas e na Escolinha do Professor Raimundo, Danuza Leão (22 de junho) jornalista, modelo e escritora onde escreveu os livros Na Sala com Danuza, livro sobre etiqueta que ficou um ano na lista dos mais vendidos e a autobiografia Quase Tudo, foi cronista no Jornal do Brasil, O Globo e Folha de S.Paulo, foi casada com Samuel Wainer, Antônio Maria e Renato Machado e teve três filhos, Ernane Galveas (23 de junho) economista e ex- ministro da Fazenda no governo de João Figueiredo e Célio Borja (27 de junho), magistrado que foi minsiro do STF e ex- ministro da Justiça no governo de Fernando Collor.

Se mês passado disse que obtive emprego peço desculpas, pois não foi nada disso que aconteceu, o negócio miou e seguimos na estaca zero, mas espero que no segundo semestre as coisas melhorem pois não dá mais pra continuar numa pindaíba que só tem me atrapalhado.

Em julho o quadro estará de volta.

Postar um comentário

0 Comentários