Semana em Resumo: Onda de frio castiga o país e cultura sofre um duro golpe com incêndio na Cinemateca

A semana termina com o país registrando a maior onda de frio e um incêndio criminoso destrói mais um pilar da cultura brasileira.

1 - País castigado pelo frio: Uma onda de frio jamais vista castiga principalmente a região sul do Brasil onde os termômetros registraram temperaturas de até 10 graus negativos. Em Santa Catarina teve até neve caindo nessa época do ano. Aqui em Brasília uma massa de ar frio derrubou as temperaturas até 10 graus. E tudo indica que essa onda de frio continue nos próximos dias.

2 - Novo homem forte do governo: Ciro Nogueira tomou posse como novo ministro da Casa Civil. O deputado que faz parte do Centrão tem como missão fortalecer o presidente no prosseguimento da CPI da Covid que retornará do recesso na próxima semana.

3 - Polêmica nas eleições: Depois de três anos afirmando que havia fraude no sistema eleitoral o presidente Jair Bolsonaro em live admitiu que não houve provas para afirmar a fraude no sistema de urna eletrônica. Vários partidos pediram ao TSE explicações sobre as alegações de Bolsonaro.

4 - Peru sob novo governo: Pedro Castillo tomou posse como novo presidente do Peru e uma de suas primeiras medidas foi enviar um projeto de lei para mudar a Constituição do país e elegeu como prioridade inicial o combate à pandemia.

5 - Crime contra a cultura: Um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na última quinta feira. Os bombeiros controlaram as chamas, mas houve a destruição de parte do acervo que conta a história do cinema nacional. É mais um duro golpe na cultura brasileira tão maltratada neste governo. E um outro prédio que também sofreu um doloroso incêndio foi reaberto neste sábado. O Museu da Língua Portuguesa foi reinaugurado depois de passar por reforma do prédio que há seis anos foi devastado por um incêndio e a partir de amanhã volta a receber público. Cineastas e artistas lamentaram o ocorrido.

Imagem da semana

A imagem da destruição. Muitos rolos de filmes que foram consumidos pelo fogo no criminoso incêndio na Cinemateca Brasileira viraram cinzas no retrato triste de como a cultura vem sendo tratada pelo atual governo. 

Semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários