O Mês em Resumo: Brasil passa de 400 mil mortes por Covid e CPI é instalada, Índia vira novo epicentro mundial, Lula volta de vez ao jogo político, desvendado o crime do menino Henry, policial assassino é condenado e Superliga é abortada na Europa

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de abril.




O Brasil passa de 400 mil mortos pela Covid - 19 num cenário ainda preocupante. A média de mortes e casos ainda está elevada, mas dá sinais de queda. Especialistas apontam a precipitada reabertura do comercio somadas às variantes vindas de Manaus como fatores para os altos índices. Diante desse cenário é instalada a CPI da Covid para apurar o papel do governo na gestão durante a pandemia e terá Renan Calheiros como relator e nos próximos dias todos os ministros da Saúde (Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga) irão depor, antes o clima político fica pesado com a divulgação de uma conversa que o presidente Jair Bolsonaro tem com o senador Jorge Kajuru e que Bolsonaro pedia a inclusão dos governadores e prefeitos nas investigações da CPI. A vacinação segue em ritmo lento e a Anvisa barra a importação da vacina russa Sputnik por apresentar falhas, ao mesmo tempo chega 1 milhão de doses da vacina da Pfizer. Quero registrar aqui um momento pessoal. Nesse mês minha mãe e minha irmã contraíram covid e ficaram 14 dias isoladas e isso me deixou triste, pois foi um descuido da parte delas. Da minha parte sigo tomando todos os cuidados, quando saio sempre uso máscara e tenho álcool gel para passar nas mãos. 

E a Índia se torna o mais novo epicentro da pandemia com a explosão de casos e mortes. Cenas dramáticas de corpos de vítimas da Covid sendo incinerados ao ar livre chocam o mundo. 

O STF decide anular todas as condenações da Lava Jato e com isso o ex- presidente Lula volta a ser elegível. A Corte mantém a decisão do ministro Edson Fachin, uma semana depois os ministros decidem que o ex- juiz Sérgio Moro agiu de forma parcial ao condenar Lula no caso do tripléx do Guarujá.

Na reunião da Cúpula do Clima liderada pelo presidente americano Joe Biden o presidente Jair Bolsonaro discursa adotando um tom mais conciliador e pediu dinheiro para combater o desmatamento. 



A polícia do Rio desvenda o caso Henry. O menino Henry Borel de 4 anos foi espancado até a morte em 8 de março segundo a polícia pelo vereador Dr. Jairinho. Ele e a namorada Monique Medeiros que era a mãe do garoto são presos no dia 8 de abril. A babá relata aos policiais que Henry foi agredido em série várias vezes. Um outro crime contra as crianças choca o país. A menina Ketelen de seis anos morre depois de ser agredida de forma covarde pela mãe e pela madrasta por ter tomado leite sem autorização. 

O governo decide cancelar o Censo, mas uma liminar do estado do Maranhão determinou a realização do Censo Demográfico.

Um ataque causado por hackers tira do ar o site da Biblioteca Nacional por 15 dias. O site engloba a Hemeroteca Digital que reúne jornais e revistas antigos que podem ser acessados gratuitamente. Por conta disto as postagens de grades antigas de programação das emissoras de TV de Brasília que faço no blog TV em Brasília foram suspensas por tempo indeterminado. 

Wilson Witzel é afastado definitivamente do cargo de governador do Rio de Janeiro por 9 votos a 0. Ele é acusado de cometer crime de responsabilidade na condução da pandemia.


A justiça americana condena o policial Derek Chauvin pelo assassinato de George Floyd num julgamento histórico e a sentença ainda não foi divulgada. A condenação do assassino de George Floyd leva a população ás ruas em Minneapolis onde ocorreu o fato quase um ano depois.

O submarino KRI Nanggala desaparece no fundo do mar matando os 53 tripulantes. O submarino naufragou devido à uma pane elétrica. Ainda no noticiário internacional o presidente americano Joe Biden reconhece o genocídio de mais de 1 milhão de armênios que viviam no império Otomano durante a primeira guerra enquanto no Capitólio um homem invadiu o prédio e abriu fogo matando um policial. O atirador morreu logo depois.

Durou dois dias a iniciativa dos clubes europeus em criar a Superliga europeia. Doze times liderados pelo Real Madrid tomaram a iniciativa, mas diante da repercussão negativa o projeto implodiu de vez.

O Flamengo conquista a Supercopa do Brasil pela segunda vez ao vencer o Palmeiras nos pênaltis depois de 2 x 2 no tempo normal. O jogo foi disputado em Brasília onde o Verdão três dias depois perde também nos pênaltis a Recopa Sul Americana para o Defensia y Justicia.

Fausto Silva vai voltar pra Band. Depois de 33 anos o apresentador acerta seu retorno à emissora a partir de janeiro. Ele cumprirá contrato com a Globo até dezembro.

O filme Nomadland é o grande vencedor do Oscar numa cerimônia diferente por causa da pandemia. O filme leva três estatuetas: melhor filme, direção para Chloé Zhao e melhor atriz para Frances McDormand. O prêmio de melhor ator foi para Anthony Hopkins. 










As mortes de abril: Agnaldo Timóteo (3 de abril), um dos mais populares cantores da MPB, foi também político exercendo dois mandatos de deputado e vereador. Agnaldo Timóteo foi uma das vítimas de Covid- 19, Alfredo Bosi (7 de abril), crítico literário, Roseli Machado (8 de abril), ex- atleta que competiu nas Olimpíadas de Atlanta e vencedora da São Silvestre de 1996 (outra vítima de Covid), o Duque de Edimburgo principe Philip (9 de abril), casado com a Rainha Elizabeth por 73 anos e teve papel fundamental na monarquia britânica mesmo estando por trás da rainha, Bernard Madoff (14 de abril), condenado a 150 anos de prisão por fraudes financeiras morre na prisão, Ruth Souza (12 de abril), ex jogadora de basquete campeã mundial com a seleção feminina de basquete ao lado de Paula, Hortência e Janeth, Walter Mondale (19 de abril), político norte americano que foi vice de Jimmy Carter e candidato derrotado nas eleições americanas de 1984, Ana Lúcia Menezes (20 de abril), dubladora de vários personagens dentre os quais Peppa Pig, Idriss Deby (20 de abril), presidente do Chade que foi morto em combate contra rebeldes, pois o país está em estado de guerra civil, Maurilo "Lilo" Clareto (21 de abril), fotógrafo que fotografou a luta por justiça social no Brasil, Marc Ferro (21 de abril), historiador francês estudioso sobre assuntos relacionados á Revolução francesa, a segunda guerra mundial e teve relação com a história e o cinema, Levy Fidélix (23 de abril), político que ficou conhecido tendo como proposta de campanha a implantação do aerotrem e disputou duas eleições presidenciais não se elegendo em nenhuma vez e Michael Collins (28 de abril), astronauta que integrou a tripulação da Apollo XI na missão da conquista da Lua em 1969.

O quadro volta em maio.

Postar um comentário

0 Comentários