O Mês em Resumo: Brasil passa de 100 mil mortes da Covid, Witzel é afastado, explosões matam no Líbano e novo caso antirracista comove os americanos

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de agosto.

O Brasil atinge no dia 8 de agosto a marca triste de 100 mil mortes pela Covid-19. A pandemia chega ao fim do mês dando sinais de queda no número de mortes apesar de mais de 120 mil vidas terem sido perdidas. Na Rússia a vacina batizada de Sputnik é vista com enorme desconfiança pela comunidade científica pois não há eficácia comprovada. O presidente Vladimir Putin anunciou para outubro a imunização em massa da população. E em Hong Kong foi detectado o primeiro caso de reinfecção pela Covid- 19. 

O STJ afasta o governador do Rio Wilson Witzel sob a acusação de desvios na saúde durante a pandemia. O vice Cláudio Castro assume o governo do estado. 

A deputada Flordelis é investigada e acusada de ser a mandante do assassinato do pastor Anderson do Carmo ocorrido em junho do ano passado. 

Em Brasília o Hospital Santa Luzia pega fogo. O incêndio começou na casa de máquinas e rapidamente foi controlado. O incêndio não fez vítimas. 

No Espírito Santo uma garota de 10 anos sofre estupro pelo tio e ganha autorização judicial para fazer o aborto. O tio foi preso em Minas Gerais.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa. No dia 23 ao ser questionado sobre o porque de Fabrício Queiroz depositar R$ 89 mil na conta da primeira dama respondeu dizendo que o encheria de porrada, no dia seguinte chamou os jornalistas de bundões. Mesmo atacando a imprensa a popularidade do presidente é a melhor desde a posse atingindo 37% para ótimo ou bom.

Uma frente fria vinda do Oceano Atlântico causou uma enorme onda de frio derrubando as temperaturas em todo o país. Já na região do Pantanal queimadas deixaram rastros de destruição. No interior da Bahia foram registrados dois terremotos de alta magnitude. 

No dia 4 em Beirute uma série de explosões na região portuária da capital libanesa deixa mais de 100 mortos e 4 mil feridos. A substância nitrato de amônio gerou uma energia equivalente a um terremoto de quase 4 graus na Escala Richter. 

Em novo caso de violência policial contra negros Jacob Blake foi alvejado 7 vezes no estado de Wisconsin gerando revolta. Blake pode ficar paralisado. A NBA e as outras ligas do esporte americano paralisam suas atividades em protesto por mais esse caso de racismo.

Donald Trump e Joe Biden são oficializados os candidatos dos partidos Republicano e Democrata na eleição presidencial americana marcada pra 3 de novembro. Biden terá como companheira de chapa Kamala Harris. As convenções tiveram de ser realizadas por videoconferência em função da pandemia. 

Depois de 171 dias Ronaldinho Gaúcho e o irmão Assis são soltos e voltam ao Brasil. Ronaldinho Gaúcho foi preso em março no Paraguai por uso de passaporte falso. 

Na Fórmula E o português Antonio Félix da Costa se sagra campeão da categoria dos carros elétricos, na Indy 500 o japonês Takuma Sato vence de novo a corrida. Na Fórmula 1 uma era chega ao fim na TV brasileira. A Rede Globo e o grupo Liberty não entram em acordo e a categoria deixa de ser transmitida em televisão aberta a partir do ano que vem.

O Bayern de Munique se sagra campeão da Champions vencendo na decisão o Paris Saint Germain por 1 x 0 frustrando o sonho de Neymar, antes aplica um histórico chocolate de 8 x 2 no Barcelona e o efeito é devastador. O astro maior do time Lionel Messi admitiu que não quer mais jogar no clube catalão e pode ir para o Manchester City treinado por Pep Guardiola.

Aqui no Brasil saíram os campeões estaduais. Em Brasília o Gama é bicampeão derrotando o Brasiliense nos pênaltis, na Bahia o campeão foi o Bahia, em Pernambuco o título foi para o Salgueiro que é campeão inédito, o Athlético Paranaense é campeão no Paraná, em Minas Gerais o Atlético Mineiro é o campeão mineiro pela 45ª vez, no Rio Grande do Sul o Grêmio é tri consecutivo e em São Paulo o Palmeiras se sagra campeão depois de 12 anos derrotando o Corinthians nos pênaltis. 

As mortes do mês: Gésio Amadeu (5 de agosto), ator que ficou conhecido pelo papel de Chefe Chico em Chiquititas no SBT, Chica Xavier (8 de agosto), atriz de vários papéis de destaque, Dom Pedro Casaldáliga (8 de agosto), bispo emérito defensor dos direitos humanos dos povos indígenas da região do Xingu, Trini Lopez (11 de agosto), cantor que fez sucesso na década de 60, Marcelo Ramos (20 de agosto), radialista mineiro que se radicou em Brasília e cobria o Palácio do Buriti onde apresentava o programa O Povo e o Poder nas rádios Capital e Bandeirantes e narrava jogos de futebol por isso ficou conhecido como O narrador do Povão, Xênia Bier (24 de agosto), apresentadora de televisão com passagens pelas redes Globo, Bandeirantes, Manchete e Gazeta e se notabilizou por ser a primeira feminista assumida da TV brasileira, Washington Novaes (24 de agosto), jornalista especializado em temas relativos à ecologia e meio ambiente além das questões indígenas. Foi diretor do Globo Repórter e do Jornal Nacional além de produzir documentários sobre o Xingu exibidos na extinta Rede Manchete, Arnaldo Saccomani (27 de agosto), produtor musical e compositor. Produziu álbuns de grandes nomes da MPB como Ronnie Von, Rita Lee e Tim Maia e nos últimos anos foi jurado de programas de talentos no SBT como Ídolos, Astros e Qual o seu Talento?, Chadwick Boseman (28 de agosto), ator que se destacou pela interpretação do personagem Pantera negra e o símbolo Wakanda Forever virou um gesto que foi repetido no último fim de semana por várias personalidades em todo o mundo e Fritz d'Orey (31 de agosto), um dos pioneiros da participação brasileira sendo o quarto piloto brasileiro na Fórmula 1 onde disputou três corridas em 1959.

O quadro volta em setembro.

Postar um comentário

0 Comentários