O Mês em Resumo: Brasil passa de 50 mil mortes por coronavírus, Queiroz é preso e MEC tem dois ministros num mês

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de junho.






O mundo registra mais de 10 milhões de casos da Covid- 19 com meio milhão de mortos e o Brasil se tornou o segundo país do mundo em mortes ultrapassando o Reino Unido superando a marca de 50 mil mortes com mais de 1 milhão de casos. Durante dias o número de mortos diários ultrapassou mil e o governo então passou a demorar a divulgar os dados atualizados. Nos dias 4 e 5 os números só foram divulgados por volta das 10 da noite, dias depois o STF determinou a antecipação da divulgação de dados. Um consórcio formado pelos órgãos de imprensa foi formado para divulgar os números da pandemia. Ao mesmo tempo cidades começam a flexibilizar o isolamento social e reabrem comércios. Em Brasília o governador Ibaneis Rocha decreta estado de calamidade pública. O DF termina o mês com mais de 50 mil casos e 417 mortos. Os Estados Unidos decidem proibir a entrada de turistas brasileiros e a OMS decide proibir de vez o uso da cloroquina.


Mas existe uma esperança. O governo brasileiro firma com a Universidade de Oxford a distribuição de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid- 19 e que está sendo desenvolvida. Lembramos que o país está sem ministro da saúde desde o dia 15 de maio quando Nelson Teich foi demitido.



Mas vem da China um novo sinal de alerta. Um estudo feito por cientistas detectou uma nova cepa do vírus que originou a pandemia do H1N1 em 2009. Essa nova cepa vem dos porcos e passou para os humanos, mas não existe nenhum registro de infecção entre as pessoas. Como se não bastasse estarmos sofrendo com uma pandemia de coronavírus que não dá trégua vem mais essa da China. 





Falando em ministro junho foi o mês que tivemos dois ministros da Educação. No dia 18 Abraham Weintraub pede demissão da pasta. O ministro que envergonhou a educação e afrontou o Supremo embarca para os Estados Unidos no dia 20 e no mesmo dia é exonerado do cargo. Weintraub é cotado para ocupar uma vaga no Banco Mundial. No dia 25 o presidente Jair Bolsonaro convida Carlos Alberto Decotelli para o cargo só que foi uma passagem relãmpago de menos de uma semana pois pediu demissão nesta terça sem sequer tomar posse. Decotelli foi acusado de informações falsas e acusações de plágio em sua dissertação de mestrado acabaram abreviando sua passagem no MEC.


Personagem chave no escândalo das rachadinhas Fabrício Queiroz, ex- assessor de Flávio Bolsonaro finalmente foi preso. Na manhã do dia 18 ele foi localizado e preso em Atibaia no interior de São Paulo na casa pertencente à Frederick Wassef que era advogado da família.




Quem também foi presa foi a ativista Sara Giromini que era conhecida como Sara Winter. Ela fica dez dias presa e liberada. Novos ataques ao STF foram registrados e no dia 13 um ato na frente do STF teve queima de fogos e ameaças aos ministros do Supremo. No dia 10 um homem invade a sede do jornalismo da Rede Globo e mantém como refém a jornalista Marina Araújo por alguns minutos, pois ele queria ver a âncora do Jornal Nacional Renata Vasconcellos.

A Assembleia Legislativa aprovou pedido de impeachment contra o governador Wilson Witzel, acusado de cometer crime de responsabilidade na compra de respiradores e instalação de hospitais de campanha. 


O adiamento das eleições municipais foi aprovado no Senado e agora terá de passar por nova votação na Cãmara. A proposta transfere para os dias 15 e 29 de novembro os pleitos de primeiro e segundo turno que originalmente estavam marcados para 4 e 25 de outubro por conta da pandemia.




No Recife o garoto Miguel Otávio de 5 anos morre ao cair do 9º andar num edifício de classe média. O garoto estava sob os cuidados da patroa Sari Corte Real que é a primeira dama do município de Tamandaré.



Uma nuvem de gafanhotos surgiu no Uruguai e passou pela Argentina e fica próximo de se aproximar do Brasil. A nuvem pode causar enormes estragos nas lavouras e pode gerar grandes prejuízos na agricultura.





No mundo o mês ficou marcado por uma onda de protestos pela morte de George Floyd que se espalhou pelos Estados Unidos e na Europa, na Alemanha um suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann foi preso, na eleição americana Joe Biden foi oficialmente confirmado como candidato do Partido Republicano nas eleições de novembro e no México um terremoto de magnitude 7,5 na Escala Richter mata seis pessoas.









O mês é movimentado na TV. O jornalista Flávio Ricco deixa de publicar sua coluna diária no portal UOL e no dia 15 estreia no portal R7. Na Globo o mês é marcado pelas saídas do ator Miguel Falabella e do humorista Renato Aragão que deixa a emissora depois de 44 anos. A Rede Bandeirantes intervém no programa Aqui na Band e o diretor Vildomar Batista e os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Nathália Batista são afastados por causa das pautas a favor de Bolsonaro e a jornalista Mariana Godoy é contratada, na Record a jornalista Adriana Araújo é afastada do Jornal da Record e Christina Lemos assume o posto e a atriz Carolina Ferraz é contratada para assumir a apresentação do Domingo Espetacular ao lado de Edu Ribeiro.





O futebol voltou ao Brasil depois de 95 dias. O Rio de Janeiro que é um dos epicentros da crise foi o primeiro estado brasileiro a voltar a ter bola rolando e mesmo com o aumento das mortes por coronavírus e para marcar a volta o Flamengo vence o Bangu, já na Europa saíram os primeiros campeões em meio à pandemia: o Bayern de Munique campeão de novo na Alemanha e na Inglaterra o Liverpool conquistou o título da Premier League depois de 30 anos de jejum. O automobilismo brasileiro também retornou de surpresa com duas corridas da Copa Truck, já no esporte internacional o número 1 do mundo no tênis, o sérvio Novak Djokovic organizou um torneio e quatro tenistas inclusive ele mesmo acabaran contraindo a Covid - 19.





Na NASCAR o piloto Bubba Wallace é alvo de racismo pois um nó foi encontrado na garagem de sua equipe em Talladega. O FBI dias depois conclui dizendo que o piloto não foi alvo de racismo e o piloto se disse estar aliviado. Outro piloto negro, o hexacampeão Lewis Hamilton se disfarça e aparece em atos contra o racismo nas ruas de Londres.



O italiano Alessandro Zanardi, bicampeão da Indy e quatro medalhas de ouro em paralimpíadas sofre um grave acidente na Itália. A bicicleta de mão que conduzia bate de frente com um caminhão. Zanardi segue internado em estado grave, mas estável. Em 2001 sofreu um grave acidente durante prova da Indy na Alemanha e teve as duas pernas amputadas.















As mortes de junho: Jimmy Raw (2 de junho), radialista que foi apresentador do Globo de Ouro no final da década de 80, Maria Alice Vergueiro (3 de junho), atriz que atuou em várias peças teatrais e que foi um dos primeiros fenômenos do YouTube com o vídeo Tapa na Pantera em 2006 em que fingia ser uma velhinha viciada em maconha, Ronaldo Drummond (9 de junho), jogador de futebol que foi campeão brasileiro com o Atlético Mineiro e autor do gol que deu o título paulista de 1974 pelo Palmeiras que aumentou o jejum de títulos do Corinthians que só acabou em 1977, Marinho (14 de junho), jogador que marcou época no Bangu que foi vice campeão brasileiro em 1985, Paulinho Paiakan (17 de junho), líder dos caiapós que em 1992 foi acusado de cometer estupro contra uma estudante e ficou preso por dois anos, mas foi solto por falta de provas, Joel Schumacher (22 de junho), diretor de cinema americano, Milton Glaser (26 de junho), designer criador do símbolo I Love New York considerado como marco da cidade, além de ser um dos responsáveis pela reforma gráfica do jornal O Globo em 1995 quando o jornal completava 70 anos e morre no dia que completava 91 anos e Clarice Amaral (27 de junho), apresentadora de TV sendo pioneira no uso do merchandising foi também a primeira apresentadora de um programa infantil, o Grande Gincana Kibon e o Clarice Amaral em Desfile na TV Gazeta de São Paulo.

Termina o primeiro semestre que ficará marcado pela pandemia e vem aí o segundo semestre onde esperamos vencer a pandemia, tomara que sim e em julho o quadro estará de volta.

Postar um comentário

0 Comentários