A retrospectiva 2021 prossegue e seguimos fazendo o balanço do ano agora com o que de mais importante aconteceu nos gramados. O ano de ouro do Atlético Mineiro que conquista três títulos, dentre eles o Brasileirão depois de 50 anos, o domínio brasileiro nos torneios continentais de clubes, a Copa do Mundo ganhando forma com 12 países classificados e um ano de sustos para o Rei do Futebol Pelé.
Quem levou a melhor nos estaduais
Ano de festa para Brasiliense, Bahia, Grêmio, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo e Flamengo, os reis dos estaduais em 2021
Os campeonatos estaduais cada vez mais desvalorizados começaram em fevereiro e terminaram em maio. Alguns chegaram a ser suspensos em razão da crise sanitária e voltaram. Foi o caso do Candangão que teve como campeão o Brasiliense que venceu o Ceilândia na final por 1 x 0. Nos principais estaduais tivemos o Bahia campeão da Copa do Nordeste, no campeonato baiano o campeão foi o Atlético de Alagoinhas, em Minas o Atlético Mineiro cantou de galo e levou mais um troféu, no Rio Grande do Sul o campeão foi o Grêmio, em São Paulo o tricolor paulista voltou a conquistar o título depois de 16 anos derrotando o Palmeiras na final no Morumbi e no Rio o Flamengo chegou a mais um tricampeonato seguido, o sexto da história ao vencer o Fluminense.
Pelo segundo ano seguido a Supercopa do Brasil foi realizada em Brasília e o Flamengo de novo foi campeão. O rubro negro carioca venceu o Palmeiras nos pênaltis depois de empate por 2 x2 nos 90 minutos
Chelsea volta a conquistar a Champions depois de 9 anos
Na Europa o destaque fica para a conquista do Chelsea que depois de 9 anos ganhou de novo a Champions League. Na decisão inglesa contra o Manchester City disputada no estádio do Dragão na cidade do Porto em Portugal os Blues derrubaram os Citizens com gol de Havertz.
Veja quem se sagrou campeão nas principais ligas europeias:
- Espanha: O campeão da La Liga é o Atlético de Madrid
- Inglaterra: O Manchester City venceu a Premier League
- Itália: Depois do domínio da Juventus a Inter de Milão levou a Serie A
- França: O PSG conquistou mais um título na Ligue 1
- Alemanha: O Bayern mais uma vez atropelou a concorrência e levou mais uma Bundesliga
O fim de uma era no Barça
Messi e CR7 trocaram de ares: o argentino deixou o Barça e foi pro PSG e Cristiano voltou para o Manchester United
Uma era de ouro no Barcelona chegou ao fim com a saída de Lionel Messi, 7 vezes o melhor jogador do mundo. O argentino anuncia em agosto sua saída do Barcelona e dias depois trocou a Espanha pela França onde virou jogador do Paris Saint Germain. Os franceses compraram o passe por R$ 368 milhões, o equivalente a 60 milhões de euros. Outra movimentação do ano foi o retorno de Cristiano Ronaldo que voltou ao Manchester United após 12 anos.
Argentina e Itália, os reis na América e na Europa
A pandemia de Covid-19 forçou o adiamento das competições continentais de seleções originalmente marcadas pra 2020. A Eurocopa e a Copa América foram remarcadas sendo que a Copa América mudou de sede. Inicialmente prevista para ser disputada na Argentina e na Colômbia a competição se transferiu para o Brasil ainda em meio á pandemia. Os dois países desistiram de sediar o evento alegando a crise sanitária e sobrou pro Brasil. O país sediou o evento com jogos no Mané Garrincha, em Cuiabá na Arena Pantanal, em Goiânia no Olímpico e no Rio de Janeiro. A seleção brasileira começou vencendo a Venezuela em Brasília metendo 3 x 0, depois goleou o Peru por 4 x 0, virou pra cima da Colômbia e fechou sua participação na fase de grupos empatando com o Equador em Goiânia. Nas quartas de final despachou o Chile com gol de Lucas Paquetá, na semifinal encarou de novo a seleção do Peru e de novo Paquetá marcou o gol que levou à decisão contra a Argentina. A final foi no Maracanã e os hermanos que não ganhavam um título de expressão desde 1993 saíram da seca com o golaço de Angel di María. Foi o primeiro título da carreira de Lionel Messi pela seleção albiceleste.
Itália cala Wembley e conquista a Euro que fica marcada pelo susto com Eriksen da Dinamarca
Já a Euro contou com presença de público e foi disputada em 12 sedes diferentes. O torneio teve momentos dramáticos como o susto que o dinamarquês Eriksen passou ao sofrer um mal súbito. Isso acabou virando motivação pros nórdicos que chegaram até a semifinal quando caíram diante dos ingleses. A Itália por sua vez começou arrasadora metendo 3 x 0 na Turquia, 3 x 0 na Suíça e 1 x 0 no País de Gales. Nas oitavas sofreu, mas passou pela Áustria na prorrogação, nas quartas superou a forte Bélgica, na semifinal venceu a Espanha nos pênaltis depois de empate no tempo normal e na prorrogação. A decisão contra os ingleses lotou o estádio de Wembley que esperava ver o fim de um jejum de títulos do English Team e com apenas 2 minutos abriram o placar com Shaw, só que a Azzurra buscou o empate com Bonucci e o jogo foi pra prorrogação e nada de gol. O jogo foi pra decisão por pênaltis e depois de dez cobranças os italianos levaram a melhor graças à Donnaruma que pegou o pênalti decisivo de Saka e depois de 52 anos a Itália é de novo a dona do continente.
Quem já está no Catar
A Copa do Mundo só vai ocorrer daqui a menos de um ano. No final deste ano já conhecemos 12 seleções que já estão com o passaporte carimbado e garantido pro Catar. Na América do Sul já temos duas seleções que estão lá dentro. Brasil e Argentina estão mais sossegados e com a vaga garantida. O time de Tite faz até aqui uma eliminatória quase perfeita numa campanha de 11 vitórias e 2 empates. A classificação foi assegurada com a vitória sobre a Colômbia em São Paulo. Os hermanos obtiveram a vaga devido à combinações de resultados. Falando em Brasil e Argentina as duas seleções protagonizaram em setembro um vexame mundial. Tudo porque quatro jogadores argentinos descumpriram regras sanitárias e entraram em campo quando deveriam estar em quarentena. A Anvisa interveio e o jogo foi suspenso com cinco minutos. A FIFA ainda não decidiu o que irá fazer. Na Europa dez seleções carimbaram a vaga direta nas eliminatórias. A Alemanha foi a primeira seleção do mundo a assegurar a vaga direta. Dinamarca, Sérvia, Suíça, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Croácia, Espanha e a atual campeã França também asseguraram a vaga. A atual campeã da Euro Itália terá de jogar a repescagem e se passar pela semifinal terá de jogar contra Portugal de Cristiano Ronaldo e só uma seleção vai pra Copa. Os jogos serão no fim de março quando já conheceremos 30 das 32 seleções pois o sorteio dos grupos será no dia 1º de abril e em junho no Catar quatro seleções disputarão as duas repescagens mundiais que vão apontar os dois últimos países que jogarão a Copa. A Copa de 2022 ganhou um blog, o A Caminho do Catar que foi lançado no dia que faltava um ano pra abertura do mundial. O blog terá informações sobre as seleções que vão participar do mundial além de contar histórias dos mundiais anteriores e criar o clima. Para acessar basta clicar no link localizado na lista de blogs abaixo ou aqui: https://acaminhodocatar2022.blogspot.com/. Ainda falando em Copa UEFA e Conmebol são totalmente contra a ideia da FIFA de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos e as duas entidades devem se unir para realizar torneios paralelos caso a ideia seja aprovada. Em junho do ano que vem Itália e Argentina devem fazer a chamada Finalíssima e em 2024 os países sul americanos deverão jogar a Liga das Nações, contrariando a FIFA. Vamos ver no que isso vai dar.
Mais um presidente defenestrado na CBF
Rogério Caboclo é mais um presidente envolvido em irregularidades na gestão da CBF
Nos últimos anos escândalos minaram mandatos de presidentes na CBF e desta vez o envolvido foi Rogério Caboclo, acusado de assédio sexual por uma funcionária da entidade. Ele acabou sendo afastado inicialmente por 30 dias e depois por 21 meses. Ele nega as acusações e disse que tudo isso não passou de um golpe por parte de Marco Polo del Nero, ex- presidente da entidade que está banido do futebol.
A saúde do Rei do futebol passa por sustos
Pelé passou por cirurgia para remoção de tumor no cólon
2021 marcou um ano de sustos na saúde do Rei Pelé que tem 81 anos. Internado em agosto o Rei ficou um mês no Hospital Albert Einstein onde retirou um tumor na região do cólon. Ele voltaria meses depois para concluir suas sessões de quimioterapia e saiu às vésperas do Natal.
Furacão é bi na Sul Americana
Athlético Paranaense vence de novo a Sul Americana em final toda brasileira
O Brasil dominou as duas principais competições de clubes do continente e nas finais só deu times brasileiros. Na Copa Sul Americana o título foi do Furacão. O Athlético Paranaense conquistou seu segundo título no torneio ao vencer o Bragantino na decisão em Montevidéu. Oito times brasileiros disputaram o torneio. Na fase de grupos onde só o campeão das chaves avançava ficaram pelo caminho Ceará, Bahia, Atlético Goianiense e Corinthians. Nas oitavas Grêmio e Santos que foram eliminados da fase de grupos da Libertadores entraram pra disputa e o Imortal acabou eliminado pela LDU, o Santos eliminou o Independiente, o Furacão passou pelo América de Cáli e o Bragantino venceu o Independiente del Valle. Nas quartas o Peixe caiu diante do Libertad enquanto Bragantino e Athlético passaram por Rosário Central e LDU. Nas semifinais o Furacão bateu o Peñarol e o Braga amassou o Libertad e pela primeira vez o torneio teve uma final toda brasileira. O Furacão levou a melhor com gol marcado por Nikão um dos remanescentes da conquista de 2018.
A América segue verde: Palmeiras é tri da Libertadores
Assim como na Sul Americana o Brasil dominou a Libertadores e pelo segundo ano seguido tivemos uma final brasileira. oito times brasileiros disputaram o torneio sendo que Grêmio e Santos tiveram de disputar duas fases antes de ir para os grupos e só o Santos chegou na fase de grupos eliminando o San Lorenzo, já o Grêmio parou no Independiente del Valle e essa eliminação foi o prenúncio do que viria a seguir no Brasileirão. Na fase de grupos apenas o Santos não se classificou. Nas oitavas o Internacional ficou pelo caminho ao ser eliminado pelo Olimpia do Paraguai nos pênaltis. São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo e Fluminense seguiram em frente. Nas quartas de final teve Choque Rei, duelo paulista e o Palmeiras passou por cima do tricolor com um contundente 3 x 0 no jogo da volta, o Atlético Mineiro eliminou o Boca Juniors, o Flamengo atropelou o Olimpia com duas goleadas e o Fluminense empatou duas vezes com o Barcelona, mas foi eliminado pelo gol qualificado, regra que será abolida a partir da próxima edição. As semifinais tinham três times brasileiros e o forasteiro time equatoriano. Atlético Mineiro e Palmeiras fizeram dois jogos equilibrados que terminaram empatados: 0 x 0 na ida em São Paulo e 1 x 1 na volta em Belo Horizonte e foi nesse jogo que o Verdão chegou à decisão com o gol marcado por Dudu. Na outra chave o Flamengo venceu o Barcelona duas vezes pelo mesmo placar de 2 x 0.
A final em Montevidéu reunia Flamengo e Palmeiras, bicampeões buscando o tri e quem esperava ver o Flamengo amassar o Palmeiras viu a aplicação tática montada por Abel Ferreira se sobressair diante do elenco estelar rubro negro. O jogo terminou empatado nos 90 minutos com gols de Raphael Veiga e Gabigol e a partida foi pra prorrogação e como em 2020 um herói improvável apareceu pra entrar na história alviverde. O atacante Deyverson entrou e foi dele o gol do tricampeonato e contou com a falha grotesca de Andreas Pereira para entrar pra história. O Palmeiras se sagra tricampeão se juntando à São Paulo, Santos e Grêmio como os maiores vencedores brasileiros na história e ainda por cima vence duas edições em um ano, pois foi campeão em janeiro da edição de 2020.
Atlético Mineiro conquista a Copa do Brasil
Copa do Brasil coroa ano histórico do Galo que celebra a Tríplice Coroa do futebol
Para coroar o grande ano nos gramados o Atlético Mineiro levou a Copa do Brasil pela segunda vez na história. O torneio começou três dias depois da decisão de 2020 e só esquentou a partir da terceira fase quando os times que jogaram a Libertadores entraram no torneio e foi aí que apareceu a primeira zebra com a eliminação do Palmeiras, então campeão para o CRB nos pênaltis em pleno Allianz Parque. As semifinais reuniram Atlético Mineiro, Fortaleza, Flamengo e Athlético Paranaense. O Galo atropelou o Fortaleza no jogo de ida vencendo por 4 x 0 e na volta venceu por 2 x 1. No jogo de ida do duelo rubro negro empate por 2 x 2 e na volta o Furacão calou o Maracanã lotado metendo um categórico 3 x 0 tirando o Flamengo da decisão. As finais foram em dezembro e no primeiro jogo o Atlético Mineiro repetiu o feito da semifinal metendo 4 x 0, na volta em Curitiba o Galo não deu mole e meteu 2 x 1 ficando com o título e com direito ao maior placar agregado da decisão (6 x 1). Título que coroa o melhor ano da história do Clube Atlético Mineiro.
O ano da estrela solitária na Super Série B
Quando a Série B começou cinco times que já foram campeões brasileiros no passado faziam parte: Cruzeiro, Coritiba, Botafogo, Vasco e Guarani. A disputa seria intensa entre eles, mas no fim quem se deu bem foi o Botafogo. O alvinegro carioca se sagrou bicampeão da segundona depois de um mau começo onde chegou a ocupar a 14ª posição, mas depois da chegada de Enderson Moreira o alvinegro embalou e assumiu a liderança faltando quatro rodadas pro fim. O Fogão volta um ano depois tendo como destaques Chay e Rafael Navarro, pilares da campanha que levou o time de volta à elite. Dos quatro rebaixados da Série A do ano passado só o Vasco não subiu. O time cruzmaltino teve sua pior temporada da história e não conseguiu o acesso: trocou de técnico duas vezes, chegou a sonhar com o acesso mas fracassou no fim e vai jogar de novo a Série B, já o Cruzeiro esteve mais próximo da degola do que o acesso e mesmo com Vanderlei Luxemburgo no comando a Raposa ficou na 14ª posição. Botafogo, Coritiba, Goiás e Avaí foram os times que subiram de divisão e em 2022 a competição voltará a ser bem forte com outros três times que já foram campeões brasileiros, mas a vaga dos catarinenses corre risco pois antes do fim do ano houve a denúncia de sete jogadores que estão sem receber salários e caso a denúncia seja aceita o time perde três pontos e quem sobe é o CSA. A decisão fica pra metade de janeiro. Caíram pra Série C o Remo, o Vitória, o Confiança e o Brasil de Pelotas. Na Série C o campeão foi o Ituano que subiu pra Série B junto de Tombense, Criciúma e Novorizontino e na Série D a campeã foi a Aparecidense.
Atlético Mineiro solta o grito e é campeão brasileiro depois de 50 anos
Atlético Mineiro volta a comemorar um título brasileiro encerrando jejum de 50 anos
O torcedor atleticano esperou 50 anos para voltar a soltar um grito preso na garganta, o de ser campeão brasileiro. Desde 1971 que o Galo não sentia o gosto de ser campeão nacional e durante todo o período teve ídolos que não puderam realizar esse sonho e no meio disso tudo houve um rebaixamento à Série B, mas tudo isso virou passado. O elenco montado este ano entrou pra história do time como o elenco que acabou com o jejum e dentre as peças destaque para o goleiro Everson, os laterais Mariano e Guilherme Arana, o zagueiro Júnior Alonso, o meio campo com jogadores de qualidade como Allan, Jair, Nacho Fernandez e na frente Keno, autor de gols decisivos e Hulk tendo Cuca como o comandante da equipe no banco de reservas.
Hulk e Arana, dois pilares da campanha histórica do Atlético Mineiro no Brasileirão
Depois de rodar o mundo o atacante Hulk voltou ao Brasil para vestir a camisa do Atlético Mineiro. Depois de um começo difícil Hulk engrenou e no Brasileirão foi o motor do ataque alvinegro marcando gols de tudo quanto é jeito: de paradinha, cobrando pênalti, chutando de fora da área. Com todo esse repertório Hulk foi o artilheiro do campeonato com 19 gols e craque unânime. O Galo somou 84 pontos em toda a competição, a segunda maior pontuação de um campeão nos pontos corridos a partir de 2006 quando o campeonato passou a ter 20 times e a maior sequência vitoriosa como mandante com 16 vitórias seguidas além do recorde de público do campeonato pois os estádios voltaram a receber torcida em outubro: mais de 61 mil pessoas no jogo da entrega da taça contra o Bragantino.
América Mineiro deixou o estigma do bate volta e abocanha uma vaga na pré Libertadores, Bragantino e Fortaleza vão disputar a fase de grupos: vitória do bom trabalho dentro de campo
As surpresas do campeonato foram América Mineiro, Fortaleza e Bragantino. O Leão do Pici numa campanha histórica vai disputar pela primeira vez a Libertadores e logo na fase de grupos. Comandado por Juan Pablo Vojvoda o Fortaleza fez a melhor campanha de um time nordestino nos pontos corridos terminando o campeonato na quarta posição ficando á frente do Corinthians de Sylvinho. O time de Bragança Paulista também fez bonito chegando à decisão da Sul Americana e conquistou a última vaga da fase de grupos na última rodada. O Coelho começou o campeonato sendo apontado como um dos candidatos ao rebaixamento, mas neste ano os mineiros quebraram a maldição do bate volta e fizeram uma campanha consistente na reta final e obtendo a vaga na pré Libertadores tendo Ademir como grande destaque na arrancada. Também estarão na próxima Libertadores Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Athlético Paranaense.
Maurício Barbiéri, técnico do Bragantino é o mais longevo dos treinadores em atividade no país
Uma das novidades para a edição deste ano, a limitação para troca de técnicos funcionou e o campeonato teve a menor media de trocas dos últimos anos. Foram 21 trocas de técnico ao longo do campeonato e dos seis primeiros colocados só o Flamengo trocou de técnico duas vezes: Rogério Ceni que foi campeão brasileiro com o Flamengo saiu em julho para a chegada de Renato Gaúcho que chegou e embalou com muitas goleadas, mas a partir de outubro a insatisfação por parte da torcida e a derrota na Libertadores minaram o trabalho de Renato que foi demitido. O mais longevo técnico do futebol brasileiro é Maurício Barbieri que dirige o Bragantino há mais de 1 ano seguido de Abel Ferreira, bicampeão da Libertadores com o Palmeiras
Das decepções do campeonato podemos listar o São Paulo, o Internacional, o Santos e o Grêmio, a maior de todas. O Inter não repetiu a campanha do vice de 2020 e amargará a Sul Americana. São Paulo e Santos chegaram a brigar contra o rebaixamento ao longo do campeonato, mas ambos se salvaram. O tricolor paulista fez sua pior campanha nos pontos corridos e teve o seu pior ataque e nem mesmo a troca de Crespo por Rogério Ceni amenizou os ânimos nos lados do Morumbi.
Um tombo imortal
Sucessão de erros levou Grêmio ao terceiro rebaixamento da história e 17 anos depois terá de jogar a Série B
O Grêmio começou o Brasileirão como um dos candidatos à vaga na Libertadores. Tinha salários em dia, um elenco qualificado, mas nem tudo isso foi suficiente. Numa sucessão de erros o time gaúcho foi rodada a rodada se afundando numa campanha de 12 vitórias, 7 empates e 19 derrotas, ou seja o time perdeu o equivalente a um turno do campeonato e terminou rebaixado. Tiago Nunes começou o campeonato, mas não conseguiu engrenar o time saindo sem vencer nos 7 jogos que treinou o time. A solução foi trazer Felipão, mas nem mesmo o outrora técnico vencedor conseguiu fazer o Imortal decolar. A última tentativa foi tirar do América o técnico Vágner Mancini. O time reage, vence os seus jogos, mas os resultados não vem e pra piorar no jogo contra o Palmeiras torcedores furiosos invadiram o gramado quebrando as cabines do VAR ocasionando uma punição de três jogos sem presença de público na Arena. Na penúltima rodada o empate com o Corinthians foi fatal. Na última rodada o time venceu o campeão Atlético Mineiro, fez sua parte, mas a vitória do Juventude decretou o terceiro rebaixamento da história, antes o time foi rebaixado em 1991 e 2004.
Além do Grêmio caíram o Bahia, o Sport e a Chapecoense que entrou pra história negativamente ao fazer a pior campanha da era dos pontos corridos. A Chape somou apenas 15 pontos, venceu apenas um jogo, não venceu um único jogo sequer como mandante e teve aproveitamento pífio de 13,2%.
Uma jogada fenomenal de Ronaldo, o novo dono do Cruzeiro
Revelado para o mundo do futebol no Cruzeiro Ronaldo tem o desafio de reerguer o clube mineiro que está na Série B há três anos
No final de 2021 surgiu uma notícia bombástica que traz esperança no futuro dos clubes brasileiros. O ex- jogador Ronaldo Nazário comprou 90% das ações do Cruzeiro, time no qual foi revelado em 1993. O valor da compra foi de R$ 400 mil. O clube tem dívida superior a R$ 1 bilhão e o desafio não é nada fácil, basta ver o que houve com o Valladolid, time espanhol também comprado por Ronaldo que amarga a segunda divisão espanhola. Outro clube que encaminha se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol é o Botafogo. O clube carioca está perto de obter um comprador e o nome que surgiu foi de John Texton, sócio do Crystal Palace, time da Premier League.
A retrospectiva prossegue com o segundo ano da pandemia e será encerrada com o momento saudade, as perdas que marcaram o ano.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.