Personagens das Copas: Paolo Rossi

Na série sobre os personagens marcantes das Copas hoje é a vez de um dos maiores, se não o maior carrasco do Brasil.

Resultado de imagem para Paolo Rossi

Paolo Rossi começou cedo aos 15 anos nas categorias de base da Juventus de Turim e depois emprestado ao Como e depois ao Vicenza, times pequenos da Itália. Em 1977 foi vice campeão italiano e artilheiro, o que valeu a convocação para a Copa de 1978. Na Argentina fez um bom mundial e depois retornou ao Vicenza que seria rebaixado. Então foi jogar no modesto Perugia e o seu mundo caiu quando foi descoberto o Totonero, o escândalo do calcio italiano. As investigações concluíram que 27 atletas foram envolvidos e Rossi era um deles. Ele seria suspenso por três anos, mas sua pena foi reduzida para dois anos e voltou a jogar à tempo de disputar a Copa de 82. No mundial da Espanha a Itália fez uma sofrível primeira fase, mas conseguiu a classificação no saldo de gols. Na segunda fase caiu em um grupo da morte com a Argentina, então campeã mundial e o Brasil que vinha voando em campo. Os italianos venceram os argentinos e o jogo seguinte era contra o Brasil. Foi então que naquele 5 de julho de 1982 no hoje demolido estádio Sarriá de Barcelona que ele enfim apareceu para o mundo. Naquela partida inesquecível ele fez três gols: o primeiro escorando cruzamento de Cabrini,o segundo ao receber de presente uma bola infeliz de Toninho Cerezo e fuzilar Waldir Peres e o terceiro quando o empate classificava o Brasil. Na cobrança de escanteio de Tardelli a bola pipocou na área e no rebote livre de marcação tocou pro gol e fez chorar milhares de brasileiros, dentre eles este que vos escreve, pois tinha 4 anos. Na semifinal contra a Polônia marcou mais dois e na decisão contra a Alemanha abriu o caminho do tri se tornando o artilheiro daquele mundial com 6 gols. Além do título ganhou também a Bola de Ouro da Copa. Depois do mundial jogou pouco pelo Milan, passou pelo Veneto, Verona e encerrou a carreira em 1987 vencido por lesões no joelho. Paolo Rossi não era bem visto por boa parte dos brasileiros e por conta disto lançou o livro Eu fiz o Brasil Chorar. 

Breve histórico da Copa do Mundo de 1982 - disputada entre 13 de junho e 11 de julho nas cidades de Madrid, Barcelona (dois estádios cada), Vigo,La Coruña, Gijón, Oviedo, Elche, Alicante, Bilbao, Valadolid, Valência, Sevilha, Zaragoza e Málaga.
  • Campeã: Itália. A Squadra Azzurra começou mal a Copa e só se classificou por ter feito um gol a mais que Camarões, deslanchou na segunda fase principalmente quando eliminou o Brasil no inesquecível 3 x 2 e acabou com o tri se igualando ao Brasil.
  • Vice - campeã: Alemanha
  • Brasil: Um time que jogava e encantava, assim o time montado por Telê Santana vinha fazendo uma campanha irrepreensível com jogadores talentosos como Falcão, Zico, Sócrates e Cerezo formando o meio campo. Depois de vencer na estreia a União Soviética e golear Escócia e Nova Zelândia o time enfrentou na segunda fase a Argentina e a Itália. Venceu de forma categórica os hermanos, mas no jogo seguinte Paolo Rossi acabou com o sonho do tetra.
  • Países participantes: 24. A FIFA ampliava o número de países participantes expandindo para todos os continentes a democratização do esporte. Foi nesta edição que pela primeira vez um jogo foi decidido em cobranças de pênalti e foi também nesta Copa que tivemos a maior goleada da história: Hungria 10 x 1 El Salvador. 
  • Gols: 146 - média de 2,81 por partida
  • Jogos: 52
  • Artilheiro: Paolo Rossi (Itália) - 6 gols
A série prossegue na terça com o craque argentino Diego Armando Maradona. 

Postar um comentário

0 Comentários