A série Personagens das Copas traz hoje em seu segundo capítulo o único técnico que foi bicampeão mundial seguido como treinador, o italiano Vittorio Pozzo.
Vittorio Pozzo foi jogador de futebol jogando pelo Torino da Itália e pelo Grasshoppers da Suíça. Logo depois se tornou treinador assumindo a equipe olímpica da Itália em 1912, depois treinou o time principal entre 1929 e 1948. No comando da Squadra Azzurra Pozzo dirigiu o time em 95 partidas vencendo 63 e foi bicampeão mundial em 34 e 38 e campeão olímpico nos Jogos de Berlim em 1936. É o único técnico do mundo a ser campeão mundial e olímpico em todos os tempos, mas por outro lado teve sua imagem arranhada por conta de ideais fascistas e sua ligação com o ditador Benito Mussolini. Além da seleção italiana dirigiu o Torino e o Milan. Vittorio Pozzo morreu em dezembro de 1968 aos 82 anos.
Breve histórico da Copa do Mundo de 1934 - disputada entre 27 de maio e 10 de junho nas cidades de Bolonha, Trieste, Florença, Gênova, Milão, Nápoles, Roma e Turim.
- Campeão: Itália- campanha de cinco jogos com quatro vitórias e um empate
- Vice - campeã: Tchecoslováquia
- Brasil: participação brevíssima. Apenas um jogo e derrota para a Espanha por 3 x 1. Como em 1930 um racha entre cariocas e paulistas impediu a formação de uma seleção competitiva, além disso a longa viagem de navio desgastou o time
- Países participantes: 16
- Gols: 70 - média de 4,12 por partida
- Jogos: 17
- Artilheiro: Oldrich Nejedy (Tchecoslováquia) - 5 gols marcados
A série prossegue no sábado com Leônidas da Silva, nosso primeiro grande jogador a brilhar em Copas.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.