Retrospectiva 2017: Como foi o ano na telinha

A Retrospectiva 2017 continua e o destaque de hoje é para a televisão. O cenário econômico fez com que as emissoras cortassem gastos.



Pouco a comemorar, muito a recuperar


Luís Ernesto Lacombe assumiu o reality Exathlon, mas não fez a final e no Master Chef Michelle Crispim foi a vencedora

2017 não teve o que comemorar na cinquentenária Rede Bandeirantes. No ano em que completou meio século a emissora teve baixas na direção e como vem sendo nos últimos anos o reality Master Chef salvando a lavoura. Novos programas foram lançados como Pesadelo na Cozinha com o cozinheiro e jurado Erick Jacquin, Era uma vez na História e os realities de namoro À Primeira Vista com Luigi Baricelli e o reality de aventura Exathlon apresentado pelo jornalista Luis Ernesto Lacombe que deixou a Globo no começo do ano, mas no dia da grande final ele deu lugar ao produtor turco e idealizador do formato Acun Ilicali. Apesar desses lançamentos todos sofreram com os baixos índices. No começo de dezembro a emissora enfrenta duas baixas na parte administrativa com as saídas de Marcelo Meira que era o vice presidente executivo e do argentino Diego Guebel que era o vice presidente da televisão e durante o período em que esteve no cargo implantou novos formatos que fizeram sucesso. Para o ano que vem a emissora terá a volta de Amaury Jr com um programa nas noites de sábado, a chegada da apresentadora Cátia Fonseca que deixou a TV Gazeta (se despede do comando do Mulheres nesta sexta) e a transmissão da Copa do Mundo da Rússia.

Divulgação/Band


Entradas e saídas: Cátia Fonseca chega para comandar programa nas tardes e Pânico sai do ar devido à queda dos índices

Mas a grande perda da emissora é o humorístico Pânico na Band. O humorístico que estava no ar desde 2012 se despedirá no dia 31. Pesou na decisão os baixos índices de audiência e os custos elevados. O humor que um dia chegou a ser considerado uma revolução se desgastou ao longo do tempo e eles não foram capazes de reformular uma atração superada.

Porque o Simba deu errado?


SBT, Record TV e Rede TV se uniram para criar o Simba, uma joint venture que levou as três a saírem das operadoras de TV paga. As três redes recusaram negociar os direitos de transmissão ao mesmo tempo que o sinal analógico havia sido desligado em São Paulo. Seis meses depois os sinais das três redes voltava ao line up das operadoras.


Tentando sair da baixaria

A Rede TV segue apresentando conteúdo de baixo nível e tenta se esforçar quando coloca nível em alguns programas, neste ano estreou o game show O Céu é o Limite com Marcelo de Carvalho, por outro lado a grade teve mudanças nos horários de alguns programas.


Um ano em que tudo deu errado




Xuxa deixou de lado as entrevistas e se deu bem no Dancing Brasil, já as novelas não foram bem, mesmo mantendo os índices com Belaventura e Apocalipse, a grande aposta sofrendo com a interferência dos bispos da IURD

Na RecordTV 2017 não deixará saudades pois as novelas não fazem tanta frente à concorrência. O Rico e Lázaro que estreou em março penou pra manter a vice liderança no horário e foi substituída por Apocalipse em novembro e até agora rendeu muitas reclamações por parte dos católicos e sofre com as interferências dos bispos da casa, já Belaventura apesar dos elogios à produção dos cenários e figurinos também sofre pra manter as médias de audiência no horário. Na linha de shows a emissora tenta novos formatos para os apresentadores da casa. Xuxa Meneghel deixou de lado seu programa que não deu certo e se deu bem no reality de dança Dancing Brasil, por outro lado Gugu Liberato não conseguiu decolar seu programa nas noites de quarta e pra piorar sua equipe foi dispensada, ainda não há definição se ele continua ou não, pois foi oferecido um formato de programa, mas ele não quis. O Legendários que era comandado por Marcos Mion sai do ar depois de 7 anos de vido à baixa audiência. No jornalismo estreou o telejornal local SP Record com Carla Cecato, mas nos bastidores teve desentendimento entre os apresentadores do Domingo Espetacular fora do vídeo. Paulo Henrique Amorim se desentendeu com Thalita Oliveira no encerramento de uma edição e Thalita junto de Janine Borba e Patrícia Costa alegam ter sofrido assédio moral. O clima também não andou bem entre Carla e Luiz Bacci que se estranharam por causa de uma vaga no estacionamento que era do falecido Marcelo Rezende, falando em Marcelo sua morte foi anunciada em um plantão durante o Cidade Alerta. O reality A Fazenda - Nova Chance foi uma espécie de Big Brother pois na final estavam três ex- participantes do reality da Globo e Roberto Justus recebeu enormes críticas ao estilo robótico na apresentação. Flávia Viana foi a vencedora do reality.
Resultado de imagem para logosbt_og.jpg
Corte de gastos afeta o jornalismo



Joseval Peixoto deixa o SBT Brasil num ano em que o jornalismo sofreu com corte de gastos e demissões como a de Hermano Henning

Nos lados do SBT um ano sem ter o que comemorar. Silvio Santos teve de cortar gastos. No jornalismo houve a demissão do jornalista Hermano Henning ao mesmo tempo Marcão do Povão chegava após a passagem pela RecordTV de Brasília onde foi demitido após o caso de racismo com a cantora Ludmilla dividindo a apresentação do Primeiro Impacto ao lado de Dudu Camargo, o adolescente sem limites. Outra baixa foi a do comentarista político Kennedy Alencar. No fim do ano voltou o SBT Repórter e o anúncio da saída do âncora Joseval Peixoto do SBT Brasil, pois seu contrato termina em maio e em comum acordo resolveu antecipar o fim. No entretenimento voltaram os realities Bake Off Brasil e BBQ Brasil Churrasco na Brasa. Chris Flores estreou o reality Fábrica de casamentos. Otávio Mesquita ganhou um novo programa que vai ao ar duas vezes na semana, Raul Gil que havia sido dispensado seguiu com seu programa nos sábados e Carinha de Anjo segue obtendo bons índices se mantendo no segundo lugar de audiência.



As novelas recuperam índices

Na Rede Globo o ano ficou marcado pelo bom momento que as novelas viveram durante boa parte de 2017. Fazia tempo que as novelas não obtinham índices expressivos nos horários de exibição. No Vale a Pena Ver de Novo Senhora do Destino, novela de 2004 em sua segunda reexibição obteve os maiores índices na década. A temporada de Malhação sob o mote Viva a Diferença também obtém bons índices graças á historia de cinco amigas que se conhecem durante um parto.



Caio Castro e Letícia Colin se destacaram em Novo Mundo que foi substituída por Tempo de Amar que apostou no jovem casal de atores interpretados por Bruno Cabrerizo e Vitória Strada

No horário das 18 horas o ano começou com Sol Nascente, uma trama confusa e que não empolgou, em março estreou Novo Mundo e a trama que se passa no século XIX obteve índices de 28 pontos de média. No elenco destaque para Letícia Colin no papel de Leopoldina, Caio Castro e para o casal de protagonistas interpretados por Isabelle Drummond e Chay Suede. Em setembro estreou Tempo de Amar, que apesar da bela fotografia ainda não empolga o público.


Mariana Santos vem sendo o grande nome de Pega Pega no papel de Maria Pia

No horário das 7 o ano começou com Rock Story e em junho estreou Pega Pega. A trama manteve os índices obtidos pela antecessora apesar da pouca repercussão e dentre os destaques Mariana Santos como Maria Pia e no destaque negativo a falta de química do casal principal interpretado por Camila Queiroz e Mateus Solano.





As protagonistas Isis Valverde (Ritinha), Juliana Paes (Bibi) e Paolla Oliveira (Jeiza) brilharam em seus papéis e Carol Duarte estreou com o pé direito com o transexual Ivana/Ivan

No horário principal 2017 começou com a malfadada A Lei do Amor e em 3 de abril estreou A Força do Querer de Glória Perez e nos mais de seis meses no ar a novela conseguiu recuperar os índices no horário. No elenco destaques para as três protagonistas interpretadas por Juliana Paes, Isis Valverde e Paolla Oliveira. Isis fez o papel de Ritinha que virava uma sereia, Paolla interpretou a policial e lutadora de MMA Jeiza e Juliana deixou o estereótipo de personagens sensuais fazendo da Bibi o seu personagem mais marcante. Débora Falabella fez muitas vilanias com a vilã Irene e no lado negativo críticas pesadas ao ator Fiuk por conta da interpretação de Ruy. A grande revelação do ano foi Carol Duarte que fez uma estreia com o pé direito. Sua personagem, o transexual Ivana conquistou o país e a cena e que revela ser trans foi o maior pico de audiência da novela.


Vingança de Clara faz aumentar os índices da atual novela das 9 

Em outubro estreou O Outro Lado do Paraíso, nova novela de Walcyr Carrasco e a trama começa a subir nos índices apesar da mudança de fase motivada pela vingança de Clara (Bianca Bin) contra aqueles que a internaram em um hospício.



Pedro Bial assumiu o lugar de Jô com o Conversa e Cidade Proibida não emplacará nova temporada

A emissora lançou na área da dramaturgia a minissérie Dois Irmãos no começo do ano, Os Dias Eram assim em abril e em setembro as séries Filhos da Pátria e Cidade Proibida. A 17ª edição do Big Brother marcou a estreia de Tiago Leifert na apresentação e foi a edição marcada pela agressão de Marcos Harter em Emily Araújo que acabaria sendo a vencedora.Pedro Bial estreou o talk show Conversa com Bial substituindo o Programa do Jô e Marcelo Adnet relançou seu Adnight mas sem agradar o público apesar do sucesso do Tá no Ar.



Saída de Evaristo Costa no JH desfez a parceria de 14 anos com Sandra Annenberg que ganhou um novo parceiro de bancada, Dony de Nuccio

No jornalismo o ano marcou a inauguração de uma nova newsroom e um novo cenário para o principal produto jornalístico da casa, o Jornal Nacional em 19 de junho. Por duas vezes a Globo interrompeu a sua programação para mostrar as longas votações nas duas denúncias contra Michel Temer. Evaristo Costa deixou a emissora em julho após 14 anos na bancada do Jornal Hoje sendo substituído por Dony de Nuccio e no Jornal da Globo William Waack foi afastado depois da divulgação de um vídeo onde ele falava palavras supostamente racistas na cobertura da eleição presidencial americana. O Fantástico lançou uma nova vinheta de abertura com balé da Companhia de Dança Urbana trazendo de volta os quatro elementos num revival da famosa abertura de 1987 que completou 30 anos.

A retrospectiva prossegue nesta sexta começando a falar de esporte com o que de melhor ocorreu no mundo do esporte a motor.

Postar um comentário

0 Comentários