O Mês em Resumo: Tragédia com Chapecoense enluta futebol, Donald Trump vence eleição presidencial, dois ex- governadores cariocas são presos e Cuba sem Fidel

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de novembro.


Torcedores da Chapecoense rezam durante missa nesta terça-feira, em Chapecó - Fernando Bizerra/EFE

Exemplo de clube bem estruturado, com orçamento enxuto e modesto a Chapecoense vinha conquistando o Brasil com um futebol de garra, união e determinação fazendo bonito na Série A. O time havia se classificado pra final da Copa Sul Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia e disputaria pela primeira vez uma final de um torneio internacional. Quando o time estava viajando para a Colômbia pra fazer história veio a mão pesada do destino, uma tragédia, a maior da história do esporte mundial que interrompeu o sonho de jovens vidas. Das 77 pessoas que embarcaram no avião, 71 morreram e seis sobreviveram. Além de jogadores, comissão técnica e diretoria vários profissionais da imprensa também perderam a vida, dentre eles o narrador Deva Pascovicci, o repórter Victorino Chermont e os comentaristas Paulo Júlio Clement e Mário Sérgio do canal Fox Sports. A cidade de Chapecó caiu em consternação e o luto tomou conta da cidade. A tragédia repercutiu mundialmente e a hashtag #ForçaChape comoveu todo o mundo.


Na mais acirrada eleição presidencial da história americana contrariando os institutos de pesquisa o republicano Donald Trump venceu a eleição gerando um estado de incerteza no mundo. A vitória de Trump foi obtida ao conquistar 291 delegados, 21 a mais que exige a Constituição pelo Colégio Eleitoral americano.



Aqui no Brasil um dos fatos mais importantes foi a prisão de dois ex- governadores do Rio de Janeiro: Anthony Garotinho e Sérgio Cabral, ambos presos pela Lava Jato. Garotinho foi preso acusado de cometer crime eleitoral e Cabral foi preso por liderar um esquema de propinas com empreiteiras no valor de R$ 224 milhões. Por conta da crise administrativa os protestos foram frequentes e a sede da Alerj, a assembleia legislativa foi invadida duas vezes.



Na mais nova crise do governo de Michel Temer o ex - ministro da Cultura Marcelo Calero acusou o presidente de pedir uma solução para um imóvel para o chefe da secretaria de governo Geddel Vieira Lima. Os dois saíram do governo. Até agora foram seis ministros que deixaram o governo Temer.Na madrugada do dia 30 os deputados aprovaram oito das des medidas do pacote contra a corrupção. Dentre as polêmicas medidas está a criminalização do enriquecimento ilícito.


Aos 41 anos o californiano Jimmie Johnson faz história e conquista pela sétima vez o título da Sprint Cup, a divisão principal da Nascar ao vencer a corrida final em Homestead. JJ se iguala à duas lendas do automobilismo americano: Dale Earnhardt e Richard Petty.



Na Fórmula 1 o alemão Nico Rosberg iguala o pai Keke e conquista o título mundial de Fórmula 1 ao chegar em segundo lugar no GP de Abu Dhabi. Jenson Button e Felipe Massa se despediram da categoria. O piloto brasileiro teve uma despedida emocionante em Interlagos, durante o chuvoso Grande Prêmio do Brasil quando bateu e recebeu o carinho da torcida e pelos mecânicos de todas as equipes, já Felipe Nasr pode ter feito sua última corrida na categoria, pois ele não decidiu seu futuro para 2017.




Antes da tragédia que enlutou o futebol o Brasil conheceu seu campeão brasileiro da temporada. O Palmeiras se sagrou campeão depois de 22 anos de jejum. O título veio em cima justamente da Chapecoense com vitória de 1 x 0. Na Série B o Atlético Goianiense foi o campeão e subiu pra Série A junto de Bahia, Avaí e do Vasco que só conseguiu o acesso na última rodada.


A FIBA suspendeu a Confederação Brasileira de Basquete alegando que a entidade não cumpria com as obrigações além de dar o calote por não pagar a cota de participação no mundial de 2014 e de que precisa de uma reestruturação depois do fracasso na Olimpíada em casa. A suspensão atinge os clubes que são proibidos de disputar competições organizadas pela Fiba e vai até 28 de janeiro sendo que a eleição será em março do ano que vem.


Fidel Castro foi amado e odiado ao mesmo tempo. O líder que virou ditador comandou Cuba com mãos de ferro por quase meio século até se afastar por problemas de saúde em 2008 quando passou o poder para o irmão Raul. Sob o comando de Fidel a ilha de Cuba viveu tempos de prosperidade, mas de intensa repressão e empobrecimento. Na madrugada do dia 26 no Brasil, noite do dia 25 o presidente Raul Castro vai à TV e anuncia a morte de Fidel aos 90 anos. Houve comemorações em Miami e parte de Cuba. Os funerais vão durar nove dias.


O cantor e poeta canadense Leonard Cohen morre no dia 7 aos 82 anos. Sua obra poética conquistou gerações de pessoas. Sua música de maior destaque era Hallelujah, interpretada por 200 artistas diferentes em todo o mundo como Justin Timberlake e Bob Dylan.

O quadro volta em dezembro e a partir do dia 12 de dezembro a Retrospectiva 2016.

Postar um comentário

1 Comentários

Fabio Maksymczuk disse…
Olá, tudo bem? Realmente 2016 foi um ano com diversos acontecimentos. Segundo um vidente, em 2017, Temer renunciará... Veremos... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net