Brasil obtém melhor participação olímpica, mas longe da meta do COB

Kleber Nunes
By -
1
Antes do último dia de competições o Brasil comemora o fato de ter conseguido sua melhor participação olímpica em quase 100 anos de história com 18 medalhas, mas longe da meta que o COB estabeleceu de 27 medalhas e dentro dos dez primeiros.

Apesar disto a Rio 2016 nos apresentou novos heróis, improváveis ou não eles escreveram a história da primeira Olimpíada da história da América do Sul.





- Rafaela Silva, Thiago Braz e Isaquias Queiroz são três exemplos de superação, determinação e sucesso com histórias de vida muito bonitas e sofridas como sempre ocorrem no esporte brasileiro. Para a judoca campeã olímpica criada na comunidade de Cidade de Deus seu ouro foi uma resposta e um cala a boca aos racistas e críticos que após sua desclassificação em Londres a xingaram nas redes sociais. Thiago Braz, nosso campeão do salto com vara foi abandonado pelos pais e criado pelos avós e Isaquias Queiroz aprontou tanto na infância e graças à canoagem se tornou o maior medalhista brasileiro numa só Olimpíada. Outro exemplo de brasileiro humilde é Maicon de Andrade Siqueira, dono de um bronze improvável no taekwondo que antes de ser medalhista era ajudante de pedreiro e vendia sorvete nas ruas. Já Felipe Wu, nosso primeiro medalhista no tiro treinava na sua própria casa sem ter condições para comprar munição e equipamento é outro exemplo de humildade assim como Robson Conceição, campeão do boxe que usou a técnica aprendida nas brigas de rua para ser um campeão.


- Nossos medalhistas sempre comemoravam com saudações militares, pois a maior parte deles servem as Forças Armadas e nos pódios o ritual da continência era sinal de respeito à hierarquia.

- Esta foi a Olimpíada em que o Time Brasil ultrapassou a marca de Atenas e poderia ser melhor ainda se não ocorressem decepções que fazem parte do esporte como o judô onde se esperava um desempenho melhor que o obtido em Londres. Sarah Menezes deu azar em cair numa chave forte assim como Tiago Camilo, por outro lado tivemos boas atuações de Mariana Silva e Erika Miranda que chegaram a sonhar com a medalha. A natação chegou em oito finais, mas nenhuma medalha, Atletas como Robert Scheidt que sempre medalhou, mas desta vez não obteve medalha na Laser, assim como o handebol feminino, o vôlei feminino e a seleção de futebol feminino que conquistou o público com seu esforço também decepcionaram.

O que esperamos é que esse resultado na Olimpíada em casa possa ser o impulso que faltava pro Brasil deixar de ter uma cultura monoesportiva e ser uma potência olímpica, não de quatro em quatro anos.

Postar um comentário

1Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

  1. E a dupla Agatha e Bárbara foi desfeita. A decisão foi tomada neste fim de semana. A Bárbara deve ter uma nova parceira que deve ser Fernanda Seixas.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!