O Mês em Resumo: A França sob o medo do terror islâmico e o verão do apagão e da onda de calor no Brasil

O quadro O Mês em Resumo traz hoje os principais fatos que marcaram o mês de janeiro. O primeiro mês de 2015 ficou marcado aqui no Brasil pelo apagão em pleno verão e em meio à uma grande onda de calor e o atentado assassino que feriu a liberdade de expressão.






O dia 7 de janeiro de 2015 ficará pra sempre lembrado como o dia em que a liberdade de expressão foi ferida, mas não morreu. A sede do jornal satírico Charlie Hebdo foi invadida por três homens armados que entraram aos gritos de Alá é grande e fuzilaram quem estava lá dentro. 12 pessoas morreram, dentre eles cartunistas que fizeram do jornal um sucesso. A partir daí a França e o mundo se uniram pela paz. A caçada aos assassinos durou três dias. Um dos homens se entregou e os outros dois foram caçados por 88 mil homens. Em outro ponto da cidade Ahmedy Coulibaly invadiu um mercado judaico e foi morto pela polícia juntamente de mais quatro reféns. E os irmãos Cheríf foram mortos depois de intensa troca de tiros. No dia 11 uma passeata contou com a presença de 88 líderes mundiais em repúdio ao atentado. Depois da tragédia o jornal lançou uma edição com o profeta Maomé chorando e bateu recordes de vendagem se esgotando em menos de quatro horas.



Aqui no Brasil sofremos com mais um apagão, desta vez em pleno verão. Na tarde do dia 19 de janeiro um blecaute que chegou a durar três horas deixou 11 estados e o Distrito Federal sem luz. O motivo do corte emergencial foi o alto consumo que atingiu seu pico. Aliás o calor bateu recordes em janeiro, com temperaturas altíssimas no Rio de Janeiro na casa dos 40 graus e Brasília teve uma seca fora de época. A chuva só foi aparecer no dia 22.


A crise hídrica chegou ao Rio de Janeiro. Um dos reservatórios atingiu o volume morto e em São Paulo o Sistema Cantareira atinge o nível de 5% em escala preocupante, pois dois volumes mortos já foram usados.


Em 1º de janeiro Dilma Rousseff tomava posse e iniciava seu segundo mandato, mas logo que tomou posse promove um pacote que pune o bolso do consumidor com o aumento de tarifas, corte de verbas pra educação e o pacote lançado pelo ministro da fazenda Joaquim Levy para aumentar os impostos.


Nos estados os governadores tomaram posse. Em Brasília a situação é caótica. Servidores não recebem salário, faltam médicos nos hospitais e Rodrigo Rollemberg herda um pesadíssimo abacaxi. O novo governador do DF lança um pacote de medidas para tentar equilibrar as contas. E enquanto isso o ex- governador Agnelo Queiroz deixava o país rumo à Miami.


Fogo amigo no PT. Numa entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo Marta Suplicy afirma que ou o PT muda se não vai acabar.


Nestor Cerveró, ex - diretor da Petrobras é preso no Rio após suspeita de tentativa de fugir do país. Em depoimento à PF ele negou ser dono de uma empresa de offshore.

O Cenipa divulga relatório parcial sobre a queda do avião que matou o então candidato do PSB Eduardo Campos em agosto do ano passado. O relatório aponta que o piloto fez um trajeto diferente do que foi sugerido na carta de voo e para a tentativa de pouso e arremetida. O acidente ocorreu em 13 de agosto do ano passado. Eduardo Campos e mais seis pessoas morreram.


Na Indonésia o brasileiro Marco Archer foi fuzilado por tráfico de drogas. De nada adiantou os pedidos de clemência por parte do governo brasileiro. Ele foi condenado à morte por ter entrado no país com seis quilos de cocaína. Outro brasileiro, Rodrigo Gularte deverá ter o mesmo destino de Archer. Na Indonésia o crime de tráfico de drogas tem como punição a morte por fuzilamento.


Aqui no Brasil a pena de morte é outra. O surfista Ricardo dos Santos é morto por um policial à paisana depois de ter discutido com ele. O crime foi na praia de Guarda do Embaú, a 50 km de Florianópolis. No México o empresário Dealberto Jorge da Silva é encontrado morto depois de cair do 3º andar de um hotel em que estava hospedado.


Uma morte cercada de mistério na Argentina. O procurador Alberto Nisman é misteriosamente assassinado dentro de seu apartamento em Buenos Aires. Ele era responsável pelas investigações sobre o atentado na sede da AMIA em 1994 e que teve 85 pessoas mortas. Ele denunciou a presidenta Cristina Kirchner.


Uma cena deu o que falar na televisão. Na minissérie Felizes para sempre, a personagem Danny Bond interpretada por Paolla Oliveira aparece de fio dental numa cena pra lá de quente e os índices sobem.


O campeão dos meio pesados Jon Jones foi flagrado em exame antidoping pelo uso de traços de cocaína. O exame foi feito em dezembro do ano passado, mas ele não foi punido.


Pela terceira vez na carreira o português Cristiano Ronaldo ganha a Bola de Ouro da FIFA superando a concorrência do argentino Lionel Messi e do alemão Manuel Neuer.


O racismo chega ao vôlei. A jogadora Fabiana, bicampeã olímpica é xingada de macaca por um torcedor em jogo da Superliga feminina


Mico federal: Brasília não vai mais sediar a etapa brasileira da Fórmula Indy. O GDF através da Terracap decide romper o contrato com a TV Bandeirantes que é a promotora do evento. As obras para reforma foram paralisadas e os ingressos já estavam sendo vendidos. Agora o torcedor que comprou ingresso (eu me incluo nessa) serão ressarcidos.


Uma cena que ficou imortalizada na mente de muita gente no filme A Doce Vida de Fellini consagrou a atriz sueca Anita Ekberg, morta no dia 11 na Itália.


O arranjador, maestro e produtor musical Lincoln Olivetti morre no dia 13 aos 60 anos. Com arranjos sofisticados ele revolucionou o padrão estético de nossa música. Trabalhou junto de grandes nomes como Roberto Carlos, Tim Maia, Gilberto Gil e outros. Um infarto o matou no dia 13 aos 60 anos.

O Rei Abdullah da Arábia Saudita morre no dia 22 aos 90 anos. Ele comandava o país desde 1995 e quem assume em seu lugar foi o irmão Salman.


O ortopedista Aloysio Campos da Paz Júnior fundou a Rede Sarah, referência mundial no tratamento de traumas e hoje a rede tem nove hospitais. No dia 25 ele morre aos 80 anos.


Susana de Moraes era a filha mais velha de Vinícius de Moraes e ela divulgava seu legado, sendo produtora de um documentário sobre seu pai. Ela era casada com a cantora Adriana Calcanhoto desde 1989 e só em 2010 foi oficializada sua união. Susana morre no dia 27 devido à complicações causadas por um câncer.


A atriz Maria Della Costa foi responsável no Brasil por encenar adaptações de grandes nomes da dramaturgia moderna como Bertold Brecht e Arthur Müller e revelar talentos como Fernanda Montenegro e Ney Latorraca. Atuou em teatro e TV.No dia 24 um edema pulmonar a tirou de cena para sempre.

O mês ainda teve as mortes de Robert Manzon, último piloto remanescente da primeira corrida da Fórmula 1 da história e Jean Pierre Beltoise, vencedor de um GP, o cantor italiano Pino Daniele, autor de Bem que se quis, que ganhou adaptação de Nelson Motta e gravada por Marisa Monte, o cantor Demis Roussos que chegou a ocupar o topo das paradas nos anos 70 e a atriz Vanja Orico.

Em fevereiro tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários