O Mês em Resumo: Crime bárbaro no RS, jogador brasileiro marca gol contra o racismo, deputado se enrola e adeus para José Wilker, Luciano do Valle e Gabriel Garcia Márquez

O quadro O Mês em Resumo traz hoje os principais acontecimentos do mês de abril.


Um crime chocou o país em abril. O menino Bernardo Boldrini, de 11 anos desaparece no dia 4, dez dias depois é encontrado morto na cidade de Frederico Westphalen, próxima à cidade de Três Passos. Bernardo estava enterrado em uma cova. A madrasta Graciele Ugulini Boldrini confessou o crime. Em depoimento à Polícia Civil, a enfermeira confessou ter dado a injeção letal no garoto.O pai, o médico Leandro Boldrini está preso preventivamente.


Personagem do mês: André Vargas. O deputado André Vargas foi destaque em abril por seu envolvimento no esquema de lavagem de dinheiro. Gravações divulgadas na imprensa apontam a perigosa relação de Vargas com o doleiro Alberto Yousseff, que está preso desde março. Ele pediu desfiliação do PT, depois de desistir de renunciar ao mandato.


Em meio à crise na Petrobras, a presidente Graça Foster em depoimento no Congresso admitiu que a compra da refinaria de Pasadena foi um mau negócio e que o dinheiro gasto jamais será recuperado.


Uma divulgação errada de dados feita pelo Ipea gera enorme confusão. A pesquisa era sobre violência sexual. Uma enquete apontava que 65% das pessoas concordavam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo mereciam ser atacadas, o que não é verdade. O percentual refere - se à mulheres que são agredidas pelos seus parceiros.

E uma polêmica agitou Brasília. Uma escola do ensino médio de Brasília propôs em uma prova a seus alunos uma questão em que estava envolvida o nome da funkeira Valesca Popozuda: se bater de frente a resposta correta seria: só tiro, porrada e bomba. Valesca foi considerada como a grande pensadora contemporânea.



O dançarino Douglas Rafael Pereira, o DG que trabalhava no programa Esquenta da Rede Globo aparece morto na favela do Pavão Pavãozinho. Os moradores acusam a Polícia de ter atirado nele. Sua morte gera uma série de protestos da população.


No Chile um incêndio na região de Valparaíso deixa 15 mortos e mais de 11 mil pessoas desabrigadas. Na Coreia do Sul o naufrágio da balsa Sewol deixa mais de 300 pessoas mortas, e transportava estudantes entre 15 e 17 anos. O primeiro ministro Chung Hong - won renunciou ao mandato.


A censura volta a atacar: Alegando preservar os âncoras, o SBT proíbe a jornalista Rachel Sheherazade de emitir sua opinião. Desde fevereiro quando fez um comentário sobre segurança pública, a jornalista vem enfrentando ameaças de morte e processos por parte do PSOL e do PC do B.




A Globo lança sua nova programação e sua nova logomarca, mas o fato que chamou a atenção foi o vazamento de imagens do novo formato do Fantástico que estreou em 27 de abril. Mesmo assim o novo formato não agradou na audiência.



Racismo condenável: Num gesto de repúdio o jogador do Barcelona e da seleção brasileira Daniel Alves come uma banana jogada por um torcedor do Villarreal. O gesto simboliza a criação da campanha #somostodosmacacos, criada por Neymar. Assim que o caso foi divulgado, jogadores e celebridades enviaram imagens num ato contra o racismo. No basquete americano o ex- presidente do Los Angeles Clippers Donald Sterling dá declarações racistas contra os negros e a NBA decide baní - lo pelo resto da vida.

O COI se irrita com os atrasos nas obras para a Olimpíada de 2016 e decide dar intervenção branca criando uma força tarefa para agilizar as obras. E em relação à Copa do Mundo o secretário Jérome Valcke disse que o Itaquerão ficará pronto até o último minuto.

Portuguesa x Joinville (Foto: Mister Shadow/Agência Estado)

A Portuguesa abandona o campo em sua estreia pela Série B do Campeonato Brasileiro ao cumprir ordem judicial. No dia 11 os dirigentes disseram que desistiria da ação, só que um dia antes um torcedor entrou com liminar que seria cassada dias depois.




















O mês foi de festa para os campeões estaduais por quase todo o país: O Sport ganha a Copa do Nordeste e o estadual em Pernambuco, o Ceará é campeão cearense, o Bahia é campeão baiano, o Cruzeiro conquista o título invicto em Minas, o Londrina vence no Paraná, o Internacional conquista o campeonato gaúcho em cima do Grêmio, em São Paulo o Ituano derruba o Santos nos pênaltis e conquista o seu segundo título da história e no Rio de Janeiro o Flamengo conquista de forma polêmica seu 33º estadual. Brasília fez história e pela primeira vez um time da capital disputará uma competição internacional. O Brasília bateu o Paysandu no Mané Garrincha e conquista a Copa Verde garantindo também a vaga na Copa Sul Americana de 2015.


Versátil e ousado, forte e sedutor. O ator José Wilker reunia todas essas qualidades e construiu uma carreira brilhante em dezenas de novelas, peças de teatro e filmes, aliás ele era um amante fervoroso da sétima arte, pois fazia críticas e escrevia sobre cinema. No dia 5 um infarto fulminante o mata aos 66 anos.


Um dos maiores escritores da literatura latino americana, criador do realismo fantástico, o colombiano Gabriel Garcia Márquez morre aos 87 anos deixando obras marcantes como Cem Anos de Solidão, livro que vendeu mais de 40 milhões de exemplares e um Prêmio Nobel de Literatura.


Luciano do Valle não se limitava a ser apenas um locutor, se tornou também homem do esporte. Ao sair da Rede Globo em 1982 inicia na Rede Record a massificação de esportes pouco conhecidos como o vôlei. A Geração de Prata teve o impulso dado por Luciano para fazer do vôlei o segundo esporte preferido do brasileiro, atrás apenas do futebol. Mas não foi só no vôlei que Luciano deixou sua marca. Com o Show do Esporte na Bandeirantes ele lançou novos ídolos. No basquete feminino com a dupla Paula e Hortência, na sinuca com Ruy Chapéu, no boxe com Maguila, com Emerson Fittipaldi recuperando a boa forma na Fórmula Indy, Luciano do Valle tinha o toque de Midas para transformar em ouro talentos desconhecidos em ídolos. Às vésperas de sua 11ª Copa do Mundo que será aqui no Brasil o narrador se sentiu mal durante o voo para Uberlândia onde narraria mais um jogo de futebol e ele acabou tendo uma morte súbita falecendo depois, aos 66 anos. Uma perda irreparável para o jornalismo esportivo.


O mês teve ainda as mortes dos atores Mickey Rooney e Bob Hoskins, do lutador de boxe Rubin Hurricane Carter, do empresário Henry Maksoud, fundador do Maksoud Plaza e do técnico Tito Villanova que lutava contra um câncer.

Em maio tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários