Retrospectiva 2013: Escândalo de espionagem abala o mundo, surge o Papa Francisco e morre Mandela

A Retrospectiva 2013 continua e hoje destaque para o que foi notícia no mundo num ano em que a Igreja Católica trocou de comando saindo um alemão e entrando um papa argentino, os americanos se envolvendo em um esquema suspeito de espionagem e o adeus à Nelson Mandela, o guerreiro da paz.

O meteoro que veio do espaço


Meteorito passa por cima de um edifício: Impacto deixou janelas estilhaçadas

A cidade russa de Tcheliabinski, na Rússia virou manchete mundial por causa de um meteorito que caiu sobre a cidade em 15 de fevereiro. O barulho do impacto deixou os celulares mudos e deixando mil pessoas feridas. O meteorito de 10 toneladas se chocou com a Terra na velocidade de 54 mil Km/h e muitas casas tiveram as vidraças estilhaçadas com o impacto.

Um ídolo do esporte na cadeia


Oscar Pistorius terá seu julgamento no ano que vem: morte da namorada pode abreviar a carreira do atleta

O sul africano Oscar Pistorius, um dos maiores atletas paralímpicos e o primeiro a competir numa Olimpíada com uma prótese é acusado de matar a namorada a tiros. Reeva Steenkamp foi morta com quatro tiros. Pistorius alegou tê - la confundida com um assaltante. Acusado de homicídio ele será julgado em março do ano que vem.

Torcedores presos na Bolívia



Torcedores do Corinthians ficaram presos pela morte de Kevin Espada

Um grupo de 12 torcedores do Corinthians foram presos por conta da morte de Kevin Espada durante o jogo entre o Corinthians e o San Jose disputado em Oruro na Bolívia. Kevin, de 14 anos foi atingido por um sinalizador durante o jogo e morreu a caminho do hospital. O grupo ficou preso por seis meses devido ao embate diplomático entre Brasil e Bolívia. O Corinthians chegou a jogar uma partida com portões fechados, mas a punição foi revertida para multa.

Venezuela diz adeus à Hugo Chávez




Cortejo nas ruas de Caracas parou a Venezuela no adeus à Chavez e Maduro assumiu a presidência depois de eleição apertada

No dia 5 de março a Venezuela perdeu seu líder. Hugo Chávez perdeu a batalha contra o câncer e morre aos 58 anos. O anúncio da morte foi feito por Nicolás Maduro que dias mais tarde se elegeu presidente do país em uma eleição apertadíssima contra Henrique Capriles que jamais reconheceu a derrota. Durante 14 anos Chávez colecionou inimigos e defensores de seu regime bolivariano. Os funerais duraram dez dias e Caracas parou para se despedir do caudilho.

Terror e sangue em Boston




Atentado teve autoria dos irmãos Tzarnaev com Tamerlan morto e Dzhokhar preso

A edição de 2013 da maratona de Boston entrou pra história como a maratona sangrenta. Um atentado terrorista causou a morte de três pessoas e deixando 170 pessoas feridas. O atentado ocorreu durante a chegada da maratona. O FBI chegou até os irmãos Tzarnaev, de naturalidade tchechena com influência muçulmana, apontados como suspeitos do atentado. Durante a perseguição a polícia matou Tamerlan, o mais velho numa grande caçada humana que paralisou o centro da cidade, já Dzhokhar foi capturado no dia seguinte.

Monstruosidade em Ohio



Ariel Castro foi encontrado morto e as três vítimas do monstro estão livres depois de 11 anos de atrocidades

Um caso estarrecedor abalou a cidade de Cleveland, mas teve um final feliz para três mulheres que ficaram encarceradas por 11 anos. Amanda Berry, Gina de Jesus e Michelle Knight foram encontradas e salvas da monstruosidade do cubano Ariel Castro e sofreram abusos sexuais. Amanda teve uma filha no cativeiro. Ariel foi preso e condenado a mais de 100 anos de prisão, só que em setembro ele foi encontrado morto na prisão.

A lição de coragem de Angelina Jolie


Angelina Jolie retirou os seios para se prevenir do câncer de mama que matou sua mãe

Num ato de coragem que emocionou o mundo a atriz Angelina Jolie anuncia que retirou os seios passando por uma dupla mastectomia, que é a retirada total dos seios para reduzir as chances de contrair um câncer de mama. Em artigo publicado em uma revista científica a atriz explica porque decidiu fazer isso, devido à morte de sua mãe que lutou por mais de uma década contra o câncer. Dias depois do anúncio, sua avó morre devido ao câncer de mama.

Festa na Família Real Inglesa: Nasce George


George é batizado no Palácio de St. James: filho da duquesa de Cambridge será o terceiro na linha sucessória

A Família Real inglesa festejou em 2013 a chegada do herdeiro que será o terceiro na linhagem real. No dia 22 de julho nasce George Alexander Louis, filho do casal William e Kate Middleton. Em outubro foi realizado o batizado no Palácio de St. James em Londres com a presença da Rainha Elizabeth e de toda família real inglesa.

Golpe derruba presidente eleito pelo povo no Egito


Manifestantes tomam a Praça tahir para celebrar o golpe que derrubou Mohamed Mursi um ano depois de ser eleito democraticamente

O Egito voltou a ser palco de protestos, desta vez para voltar a tirar um presidente do poder. Dois anos depois da revolta que tirou Hosni Mubarak do poder agora a população tirou do poder o primeiro presidente eleito pelo voto direto. Mohamed Mursi foi deposto do poder um ano depois de assumir o poder por um golpe militar depois da onda de protestos que teve 16 pessoas mortas. Uma junta militar assumiu o poder que convocará novas eleições.

Navio naufragado é desvirado


Costa Concordia é desvirado e dois corpos foram encontrados no desastre de janeiro de 2012

Um ano e oito meses depois o navio Costa Concordia foi desvirado numa operação que durou mais de 19 horas e custou 600 milhões de euros. Dois corpos foram identificados no desastre que matou 32 pessoas em janeiro de 2012. O capitão Francesco Schettino está sendo julgado por abandono de embarcação e assassinato. Ainda na Itália novos naufrágios mataram mais de 300 pessoas, imigrantes africanos que tentaram atravessar o Mar Mediterrâneo para chegar à Ilha de Lampedusa.

A dor de cabeça de Cristina Kirchner e a volta de Michelle Bachelet agitam a América Latina


Michelle Bachelet comemora com partidários a vitória na eleição presidencial no Chile

Um ano complicado para a presidenta da Argentina Cristina Kirchner. A mandatária argentina viu aliados políticos abandonarem o barco e os índices de popularidade caíram para quase 60%. Pra piorar ela sofreu um acidente doméstico ao tropeçar e bater a cabeça arrumando brinquedos do neto. Ela ficou um mês de licença do mandato. No Chile, a esquerda volta ao poder com a eleição de Michelle Bachelet que volta a ocupar a presidência depois de quatro anos.
 
Síria apela pra guerra química


Crianças mortas no ataque com armas químicas: cerco aumenta sobre o ditador Bashar al Assad

A crise na Síria prosseguiu e em 2013 a coisa acabou desandando de vez. Na tarde de 21 de agosto um ataque com gás sarin matou mais de 1200 pessoas em Damasco. Os rebeldes atribuem o ataque às forças de Bashar al Assad.

Terror em Nairóbi


Duas crianças choram diante de um morto no atentado a um shopping em Nairóbi

Um atentado no shopping center de Nairóbi, capital do Quênia deixou 72 mortos num massacre que durou 4 dias. O atentado foi motivado por células da rede terrorista al Qaeda. Em outro atentado terrorista dois homens bomba explodiram na saída de uma igreja em Peshawar, no Paquistão matando 85 pessoas.

Tufão mata nas Filipinas


O desespero de uma criança diante da destruição: tufão devasta cidade de Tacloban e mata mais de dez mil

O tufão Haiyan deixa um rastro de destruição e morte nas Filipinas. Ao todo mais de 10 mil pessoas morreram segundo a polícia no pior desastre natural da história. O tufão causou destruição por onde passou deixando rastro de morte e horror. A cidade de Tacloban foi a mais atingida pelo tufão tendo 70 a 80% da cidade completamente destruída.

Teto desaba em teatro de Londres

Teto de teatro desaba em Londres (Foto: AP)

Bombeiros cercam o Teatro Apollo durante queda de um teto

Nesta quinta o teto de um teatro no centro de Londres deixou até agora 88 pessoas segundo a BBC de Londres. O teto caiu no Teatro Apollo, inaugurado em 1901 durante a encenação da peça The Curious Incidente of Dog in the Night e dentro estavam 700 pessoas. Ainda não se sabe o número real de feridos.

FATO DO ANO I: Sai Bento XVI e surge Francisco


Bento XVI renuncia e Francisco o sucede no comando da Igreja

2013 assistiu a grande transformação na Igreja Católica com a saída de um papa e a entrada de outro. A renúncia do alemão Joseph Ratzinger abriu caminho para a Igreja se renovar. Em 11 de fevereiro Bento XVI renunciou causando surpresa e espanto. Foi a primeira renúncia de um papa em mais de 600 anos. A partir de sua renúncia os cardeais do mundo se reuniram para iniciar o conclave que durou dois dias.




O Papa Francisco em três momentos do ano: acenando ao público, em seu primeiro dia como papa e na Jornada Mundial da Juventude segurando a bandeira do Brasil

Na noite do dia 13 de março a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina anunciava que a igreja tinha um novo papa. Depois de cinco votações era anunciada a frase Habemus Papam, ou seja, tinhamos um papa. E para surpresa de muitos, um papa vindo do terceiro mundo, mais precisamente da Argentina. O cardeal de Buenos Aires Mario Jorge Bergoglio era eleito para se tornar o Papa Francisco. Era o primeiro papa latino americano da história e o primeiro jesuíta a comandar a Igreja. Logo no seu primeiro discurso como novo pontífice, Francisco saudou o público e disse restaurar a Igreja.

O novo papa começa a conquistar os fiéis com seu jeito simples e carismático e os brasileiros foram os primeiros a receber o Pontífice na Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho no Rio de Janeiro. O evento trouxe mais de 300 mil peregrinos de todas as partes do mundo. Durante o evento o papa fez questão de estar perto do povo, visitou a cidade de Aparecida e uma favela no Rio. Recebido pela presidenta Dilma Rousseff e por autoridades, Francisco ficou por uma semana no Brasil e a missa de encerramento teve de ser transferida para a praia de Copacabana onde 3 milhões de pessoas acompanharam a celebração. Francisco prometeu voltar ao Brasil em 2017. No fim do ano o papa é eleito Personalidade do Ano pela revista americana Time.

FATO DO ANO II: Escândalo de espionagem compromete americanos





Edward Snowden revelou ao mundo o método Obama de espionar gerando críticas de Dilma Rousseff e Angela Merkel, vítimas do escândalo da espionagem

Em 2013 os americanos conheceram a face negra do sistema de segurança. O ex- agente da Agência de Inteligência Americana Edward Snowden revelou ao mundo que o governo americano e o FBI monitoravam ligações telefônicas e colhendo informações de servidores de companhias como Google, Facebook e You Tube. A partir de então ele passa a ser considerado foragido e deixa o país num voo para a Rússia. Em 2 de julho um avião em que viajava o presidente da Bolívia Evo Morales é parado no espaço aéreo da França e faz um pouso de emergência em Viena, na Áustria, pois havia suspeita de que Snowden estaria no avião, o que não foi confirmado. No dia 7 de julho reportagem do jornal O Globo assinada por Glen Greenwald afirma que o país espionou os e- mails e ligações telefônicas dos brasileiros. O caso repercute negativamente e deixa a presidenta Dilma Rousseff irritada. Enquanto isso Snowden consegue permissão para morar na Rússia por um ano. Aos poucos países envolvidos decidem cancelar visitas aos Estados Unidos. Um deles é a Rússia de Vladimir Putin, país onde Snowden se asilou. Glenn Greenwald seria detido em agosto junto do brasileiro David Miranda, seu namorado por 9 horas no Aeroporto de Heatrow, em Londres. Greenwald publicou informações vazadas por Snowden e considerou o ato como retaliação. O mesmo Greenwald revelou outro furo ao obter documentos ultrassecretos em reportagem exibida pelo Fantástico da Rede Globo em 1º de setembro em que uma  investigação concluía que espiões americanos monitoravam empresas brasileiras como a Petrobras. O caso ganhou grande repercussão internacional pelo mundo e isso deixou Dilma Rousseff ainda mais irritada. Dilma decidiu cancelar a visita que faria a Obama e na Assembleia Geral da ONU faz um duro discurso onde apontou os riscos da internet quando usada para fins espiões. Outra vítima da espionagem foi a primeira ministra da Alemanha Angela Merkel que teve seu celular monitorado por serviços espiões. Assim o governo americano tem muito a explicar sobre o porque dessa espionagem sem limites que compromete a segurança do mundo.

FATO DO ANO III: Mundo dá adeus à Madiba, o guerreiro da paz





Mandela morre e o funeral reúne líderes do mundo com cinco presidentes brasileiros e Obama fazendo um selfie ao lado da primeira ministra dinamarquesa

Uma infecção respiratória colocou ponto final na brilhante trajetória de Nelson Mandela aos 95 anos na noite de 5 de dezembro. Mandela foi o grande líder da África do Sul que passou 27 anos na prisão e venceu o apartheid, o regime de segregação racial que dividiu o país em dois. Mandela passou seus últimos meses de vida se tratando de uma doença respiratória que o fez ficar internado durante três meses até voltar para sua residência. Mandela era o símbolo do combate ao apartheid e por isso mesmo foi preso durante quase 30 anos sendo libertado em 1990, quatro anos depois se tornou o primeiro presidente negro da históiria da África do Sul e não quis disputar outro cargo. Seu maior legado foi unir uma nação. O seu funeral teve honras de chefe de estado e durou uma semana. No encontro dos líderes no estádio Soccer City, o mesmo onde fez discurso histórico, a dor do mundo foi dividida com os sul africanos que fizeram fila para se despedir do guerreiro Madiba que foi enterrado no vilarejo de Qunu com direito à uma estátua para lembrar o grande homem que se foi.

A retrospectiva prossegue nesta sexta feira com o ano da televisão.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
Duas coisas sobre os fatos internacionais do ano: A primeira sobre o escândalo de espionagem, isso me faz pensar que o Obama seria o presidente que mudaria o mundo, mas ele acabou sendo o presidente bisbilhoteiro e a segunda, sobre a Venezuela. O Nicolás Maduro é fraco como presidente, pois se ele tivesse 10% da capacidade do Hugo Chávez não permitiria uma idiotice como antecipar o natal, aliás a Venezuela tá um caos pois falta produtos nos supermercados.