Retrospectiva 2013: A tragédia que marcou Santa Maria, crimes que assustaram e chocaram e polêmica com artistas marca o ano dos brasileiros

A Retrospectiva 2013 prossegue e hoje é dia dos destaques nacionais do ano. Um ano repleto de crimes assustadores, porque não bárbaros e de uma tragédia que abalou para sempre a cidade gaúcha de Santa Maria.

Chuvas voltam com força e matam


Zeca Pagodinho percorre as ruas de Xerém em ato de solidariedade às famílias desabrigadas

Logo no começo do ano as chuvas voltaram a preocupar a população. Em Xerém na região de Duque de Caxias a chuva deixou um morto e mais de 3 mil desabrigados depois de um forte temporal no dia 3 de janeiro. Destaque para o cantor Zeca Pagodinho abrindo o seu sítio para ajudar os desabrigados em um exemplo de solidariedade. As chuvas voltaram com força no fim do ano matando dez pessoas em Lajeadinho, na Bahia.

Eutanásia no hospital


Virgínia Helena é conduzida até o camburão: enfermeira dosava medicamentos que suspendem respiração e causava a morte dos pacientes

Um caso escabroso na medicina brasileira. Uma médica foi acusada de praticar eutanásia para abrir novas vagas para a UTI. A médica Virgínia Helena Soares de Souza que era chefe do Hospital Evangélico de Curitiba foi presa, acusada de cometer eutanásia em pacientes terminais, pois segundo denúncia de um funcionário a médica aplicava juntamente dos remédios diários medicamentos que bloqueiam as vias respiratórias. Ao todo sete pacientes foram mortos pela médica que aguarda julgamento em liberdade.

Os julgamentos do ano: Assassinos de Mércia e Eliza são condenados



Bruno e Mizael: condenados e em regime fechado

Em 2013 dois crimes ocorridos em 2010 tiveram seus desfechos definidos em março. O goleiro Bruno Fernandes de Souza foi condenado a 22 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado pela morte, ocultação de cadáver e desaparecimento de Eliza Samúdio. Outro caso de 2010 foi a morte da advogada Mércia Nakashima que teve seu julgamento este ano. O ex- policial Mizael Bispo da Silva foi condenado a 20 anos de prisão pelo caso. Em outro julgamento, o seminarista Gil Rugai foi condenado a 33 anos e 9 meses de prisão por duplo homicídio qualificado pela morte de Luiz Carlos Rugai e da madrasta Alessandra de Fátima. O crime ocorreu em março de 2004. E em abril o julgamento de 23 militares envolvidos no episódio conhecido como massacre do Carandiru, ocorrido em 1992 terminou com 156 anos de prisão para cada um deles.

Crueldade com ciclista


O estudante Alex Siwek mostra aos PMs onde jogou o braço arrancado de David: ele vai responder por lesão corporal

Num caso assustador, o estudante de Psicologia Alex Siwek, de 22 anos atropelou um ciclista e decepou o braço do mesmo jogando num córrego. O ciclista David Santos Souza teve o braço arrancado depois que o motorista fugiu sem prestar socorro. Alex Siwek vai responder por lesão corporal.

Discussão banal causa acidente


Ônibus virou e matou sete: discussão entre passageiro e motorista causou o desastre

No dia 2 de abril um microônibus caiu na Avenida Brigadeiro Trompowski na pista lateral da Avenida Brasil causou a morte de sete pessoas. O acidente foi motivado por uma briga entre um passageiro e o motorista do veículo que perdeu o controle e caiu de uma altura de 5 metros.

A lição de coragem de Daniela Mercury



Daniela Mercury assumiu sua homossexualidade e se casou com Malu Verçosa

Em 2013 a cantora Daniela Mercury assumiu um relacionamento homoafetivo em um gesto que gerou enorme repercussão. Ao anunciar que tornou público o relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, ela se tornou símbolo da causa gay no país. As duas se casaram em outubro numa cerimônia para 200 pessoas. A causa gay ganhou importância depois que o CNJ aprova em maio resolução proibindo que os cartórios recusem a celebração do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em junho houve a primeira celebração de um casamento civil gay da história do país.

O pastor que estuprava debaixo da Bíblia


Pastor Marcos Pereira foi preso e condenado por estupro

Marcos Pereira, pastor da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias é suspeito de estuprar seis mulheres no Rio de Janeiro. Uma das vítimas foi casada com ele e ainda foi abusada por ele. Julgado em setembro ele é condenado a 15 anos de prisão.

Pedreiro desaparece misteriosamente


Amarildo: o pedreiro que sumiu foi morto covardemente por policiais 

Numa abordagem policial desastrosa feita por policiais da UPP da Rocinha o pedreiro Amarildo Dias de Souza desapareceu misteriosamente no dia 14 de julho ao ser detido por PMs. Durante mais de dois meses a família do pedreiro procurou angustiadamente por Amarildo que foi torturado e morto por um grupo de 15 PMs suspeitos de cometer o crime. Segundo a Polícia, Amarildo foi detido por ser confundido com um traficante de drogas.

Adutora rompe e mata criança


Casa destruída por rompimento de uma adutora: criança de 3 anos foi única vítima fatal

O rompimento de uma adutora causou a morte de uma criança de 3 anos em 30 de julho. O acidente ocorreu no bairro de Campo Grande depois que uma tubulação cheia d'água rompeu despejando milhares de litros d'água destruindo casas e bairros.

Tragédia na estrada mata moradores de Sobradinho


Enterro de uma das vítimas de acidente: Sobradinho se despede dos mortos que foram a um evento e não voltaram vivos

A vida de 11 pessoas de um ônibus que viajava de Sobradinho para um evento religioso em Setubinha (MG) foi interrompida quando o veículo tombou em uma curva e virou. A cidade serrana se despediu dos mortos com muita emoção.

Os crimes mais bárbaros e misteriosos do ano




Cintya foi queimada viva e menor liderou assalto, Marcelo Pesseghini matou a família e se suicidou e menino Joaquim é encontrado morto. Mãe e padrasto são suspeitos pelo crime

2013 foi marcado por crimes bárbaros e misteriosos numa mostra monstruosa da escalada da violência. Vários crimes chocaram pela brutalidade. Um deles ocorreu em abril no grande ABC paulista. A dentista Cintya Magali Moutinho foi assaltada e os três ladrões tocaram fogo e a queimaram viva porque ela tinha R$ 30 na conta bancária. Os três suspeitos, dentre eles um menor foram presos. Outros dois crimes contra a mulher ocorreram em Brasília no mês de março. Fernanda Grazielle foi morta pelo ex-marido com golpes de faca e a professora Christiane Silva Mattos é encontrada morta no Parque da Cidade. Em junho o menino Bryan Capcha de 5 anos é morto por ladrões com um tiro na cabeça durante assalto. Os ladrões mataram a criança porque chorava sem parar. O crime revoltou a comunidade boliviana e os pais voltaram para seu país. Quatro dos cinco suspeitos foram assassinados misteriosamente.

Em agosto um caso intrigante deixou a Polícia embaraçosa. Um casal de policiais militares é morto misteriosamente. O assassino, o filho Marcelo Pesseghini, de 13 anos. Segundo a Polícia, Marcelo é acusado de matar os pais e duas idosas cometendo suicídio logo depois. Peritos reconstituíram a cena do crime e concluíram que Marcelo cometeu os crimes, pois dentro de sua mochila foram encontradas uma pistola calibre 40, uma arma calibre 32 e uma faca.

Em novembro o menino Joaquim Pontes Marques, de 3 anos é encontrado morto no Rio Pardo em Ribeirão Preto. Joaquim havia desaparecido há cinco dias e a mãe e o padrasto foram considerados suspeitos do crime sendo presos. Natália, mãe de Joaquim conseguiu um habeas corpus para aguardar o julgamento em liberdade.

Polêmica nas biografias


Artistas do Procure Saber causaram polêmica e exigem autorização pra divulgarem suas biografias

Uma polêmica entre artistas e biógrafos deu muito que falar em 2013. O Grupo Procure Saber defende a exigência de autorização prévia para publicação de biografias não autorizadas. À frente do movimento artistas como Roberto e Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil defendem e questionam seus posicionamentos. No fim de outubro o grupo divulga vídeo na internet declarando que nunca proibiram a publicação das biografias. Depois da divulgação do vídeo, Caetano Veloso resolveu atacar Roberto em sua coluna no jornal O Globo causando racha no grupo e motivando a saída de Roberto Carlos, dias depois os dois fazem as pazes.

Liberdade para os beagles


Luíza Mell e um ativista posam pra foto com três cães da raça beagle. Ato causa fechamento do Instituto Royal

Um ato de salvamento dos ativistas defensores dos animais chamou a atenção do país em outubro. Um grupo de ativistas liderados por Luísa Mell invadiu o Instituto Royal em São Roque e retiraram 178 cães da raça beagle. Os cães eram usados para testes em laboratório e reacendeu o debate sobre a questão do uso dos animais em pesquisas científicas. O grupo de ativistas acusa o Instituto de maus tratos, dias depois do caso o Instituto Royal decide encerrar suas atividades e a unidade é fechada alegando não ter condições de manter as pesquisas.

FATO DO ANO: Santa Maria, 27 de janeiro de 2013, um dia pra nunca mais esquecer





Na porta da Boate Kiss as fotos das 242 vítimas de uma tragédia que vai marcar para sempre a vida da cidade de Santa Maria. Incêndio é o segundo maior do país em recinto fechado

Para as famílias de 242 pessoas mortas no incêndio da Boate Kiss a ceia de Natal deste ano ficará vazia. Uma mistura de incompetência e descaso ocasionou um dos maiores desastres em recinto fechado da história do Brasil. Era apenas uma festa universitária onde jovens saíram para se divertir. A Boate Kiss era muito famosa na região de Santa Maria e na noite de 26 de janeiro ocorria a festa Agromerados e a boate estava lotada. Mais de 1000 pessoas estava na boate quando a lotação máxima era de 700. Às 2:30 daquela madrugada a banda Gurizada Fandangueira faria uma apresentação e no momento em que um artefato sinalizador era acionado começava a acontecer a tragédia que mudaria para sempre a história da cidade de Santa Maria. Faíscas saíram do teto e o fogo começou e se alastrou rapidamente. No desespero as pessoas tentaram fugir pelo banheiro, os seguranças tentaram impedir a fuga alegando o não pagamento da comanda. O desespero começava a tomar conta do ambiente. A fumaça tóxica causada pelo fogo na espuma de isolamento acústico libera a substãncia cianeto e aos poucos as pessoas começavam a morrer. A boate tinha apenas uma saída de emergência e aos poucos começaram a surgir bombeiros e voluntários. No dia do incêndio, 235 pessoas morreram, outras sete morreram meses depois. Logo após o caso os sócios da boate Elissandro Spohr, o Kiko e Mauro Hoffmann foram presos e já com antecedentes criminais. Spohr era acusado de agressão à duas clientes e Hoffmann era acusado de ser estelionatário. Enquanto isso familiares se dsesperavam na tentativa de localizar e identificar os corpos das vítimas. A maioria morreu inalando cianeto. Logo após o desastre as boates e casas noturnas passaram por vistorias e a discussão sobre uma nova legislação começou a ganhar as ruas. O que se sabe é que desde então, Santa Maria luta pra cicatrizar a dor dos entes queridos que se foram.

A Retrospectiva prossegue amanhã com os destaques internacionais do ano.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
2013 no Brasil foi repleto de fatos escabrosos, sendo essa tragédia da Boate Kiss a mais marcante. Naquele domingo que estava na estrada e voltei de viagem fiquei transtornado ao saber do ocorrido e pensei comigo mesmo: Precisavam eles morrerem assim tão jovens?