Retrospectiva 2013: Poucas inovações e gastos apertados na TV

A retrospectiva 2013 prossegue e hoje o assunto é televisão. O ano que termina foi marcado por poucas inovações e contenção de despesas e custos apertados. No mais foi um ano de pouca repercussão nas novelas, diferente de 2012 com o fenômeno Avenida Brasil.

  Produções enxutas e integração de mídias marca o ano

2013 marcou para a Rede Bandeirantes o começo de uma nova fase com a integração das empresas de mídia do grupo, mas também de enxugamento de gastos. Neste ano vários programas saíram do ar. Os principais destaques seguem sendo o CQC que este ano incorporou a humorista Dani Calabresa, mas que perde Mônica Iozzi e Oscar Filho e o programa A Liga que teve a volta de Rafinha Bastos. O Agora é Tarde com Danilo Gentilli segue sendo uma grande opção no fim de noite, mas Danilo corre risco de levar seu talk show para o SBT, depois que a emissora vetou o especial de natal que segundo a direção artística foi sem graça.




Rafinha Bastos voltou à Band na Liga, Mulheres Ricas amargou baixa audiência, Danilo Gentilli pode deixar a emissora e CQC teve o reforço de Dani Calabresa na equipe, mas perderá Mônica Iozzi e Oscar Filho

O Mulheres Ricas teve sua segunda temporada mas os baixos índices fizeram com que o reality fosse cancelado. Já O Mundo segundo os Brasileiros virou atração fixa na grade de segunda pra terça. Já o Pânico na Band teve um ano de baixa audiência e agora no fim do ano perdeu Sabrina Sato, contratada pela Rede Record. O Quem Fica em Pé teve uma nova temporada com o comando de José Luiz Datena aos domingos. As transmissões esportivas mais uma vez foram destaque na Bandeirantes, com destaque para as partidas de futebol. Para 2014 a emissora deixará de transmitir a Série B do Brasileiro e a Copa do Brasil. A Fórmula Indy que esteve perto de sair da grade poderá ganhar fôlego com a integração de mídias. Dentre as estreias do ano, destaque para o desenho Os Simpsons que estreou no dia 2 de janeiro e para a revista eletrônica Zoo comandado por Paloma Tocci.

Adriane Galisteu deixou a emissora por conta do fim do contrato e o reality Quem quer casar com meu filho será exibido ano que vem juntamente com Sabe ou não sabe com André Vasco. Uma das baixas do canal no ano foi Nadja Haddad que deixou a emissora em agosto, pois começou o ano à frente do Zoo, depois do Band Folia apareceu muito pouco em rede nacional até se desligar da emissora depois de dez anos.

 Ensaiando uma recuperação

Na visão de seus donos Amilcare Dallewo e Marcelo de Carvalho, a Rede TV! iniciou em 2013 sua recuperação, mesmo assim a emissora segue tendo uma grade vulgar e ao mesmo tempo repleta de programas de aluguel. Apesar disto a emissora tenta qualificar sua programação.


João Kléber voltou à emissora e seu Teste de Fidelidade se tornou a grande audiência do canal

O destaque do ano fica por conta da volta de João Kléber, um dos primeiros apresentadores da emissora que voltou com três programas: as pegadinhas do Te Peguei, o Você na TV que vai ao ar de manhã e o Teste de Fidelidade, a maior audiência do canal. O ano ainda teve as estreias do Sob Medida com Daniela Albuquerque, o esportivo Bola Dividida com Sílvio Luiz e o infantil Fadinha do Brasil, apresentado pela Mulher Pêra, mas saiu do ar com apenas três programas exibidos diante da péssima repercussão e baixa audiência. Para 2014 o canal terá como atrações a volta da Série B e a versão brasileira do reality The Bachelor.

Resultado de imagem para record 2013 Ano complicado e difícil

A emissora de TV mais antiga do Brasil não teve muito que comemorar em 2013, ano em que completou 60 anos no ar. A queda de audiência de vários programas, baixa repercussão nas novelas e realities, saídas de profissionais e a mudança na direção marcaram o ano do canal de Edir Macedo.


Fernando Pavão e Simone Spoladore formam um dos casais de Pecado Mortal, novela que segue obtendo baixos índices

Durante o primeiro semestre foram muitas as notícias de demissões em vários setores. Na dramaturgia, a emissora perdeu a atriz Bianca Rinaldi e o autor Lauro César Muniz. Bianca estará na próxima novela de Manoel Carlos na Globo e Lauro não teve seu contrato renovado. O autor em entrevista ao site Notícias da TV de Daniel Castro disse que a novela Máscaras, exibida no ano passado sofreu sabotagem por parte dos diretores artísticos. A partir de então as novelas seguiram em baixos índices. Primeiro Balacobaco, depois Dona Xepa que tiveram pouca repercussão. A emissora então recorreu a sua grande arma, o autor Carlos Lombardi que fez sua estreia com Pecado Mortal, seu primeiro trabalho, mas apesar do texto excelente e do elenco, os índices seguem baixos, muito pouco para quem seria a grande ameaça à Globo no setor de dramaturgia, exceção às minisséries bíblicas que mais uma vez se destacaram como José do Egito e A Bíblia.


Ana Paula Padrão deixou a Record e foi substituída por Adriana Araújo no JR

O jornalismo segue sendo um dos destaques da emissora, principalmente o Domingo Espetacular que seguiu sendo o porta voz da emissora para ataques aos rivais, em especial da Globo. O Jornal da Record teve mudança na ancoragem. Ana Paula Padrão deixou a emissora em março para se dedicar ao portal Tempo de Mulher e em seu lugar retornou Adriana Araújo que estava no Domingo Espetacular. Também deixaram o canal as jornalistas Adriana Reid e Tatiana Flores que fazia o telejornal DF Record.



Corta pra ele: com irreverência, Marcelo Rezende se torna mania à frente do Cidade Alerta

Marcelo Rezende se tornou a grande sensação do ano à frente do Cidade Alerta. O jornalista trouxe ao programa uma nova linguagem com muito humor e irreverência com as repórteres femininas, em especial Fabíola Gadelha, de Manaus, que não tem medo de criminoso e Silvyê Alves que segundo o apresentador tem voz de FM. Nem Percival de Souza escapou da irreverência do apresentador.O bordão Corta pra mim virou mania e nome de livro, uma autobiografia que já vendeu 50 mil exemplares.

FATO DO ANO: Gugu fora da Record


Gugu Liberato deixou a Record e desde então está afastado da TV

No dia 6 de junho uma notícia bomba estourou nos corredores da Record. Gugu Liberato não continuaria na emissora. O apresentador que tinha contrato até 2017 rompeu o contrato devido à forte pressão por audiência, o corte de salários e o corte de pessoal. Segundo informações do colunista e crítico de TV Flávio Ricco o salário de R$ 3 milhões que ganhava na emissora pagaria o salário de 600 funcionários. Gugu se despediu do público em 9 de junho quando o Programa do Gugu foi ao ar pela última vez. No seu lugar entrou Rodrigo Faro que levou o Melhor do Brasil que era sucesso aos sábados para as tardes de domingo. Mesmo assim, Faro vem colecionando derrotas para Eliana no SBT. Outra aposta do ano, o Got Talent foi um grande fracasso sob o comando de Rafael Cortez.





Domingo da Gente estreia com revezamento de apresentadores, Aprendiz obtém baixa audiència e Sabrina Sato se junta ao cast da emissora como nova contratada

Em julho a Record troca o comando administrativo. Saíram Alexandre Raposo e Honorilton Gonçalves para as entradas de Marcelo Silva e Luiz Cláudio Costa que ocupam a presidência e a vice presidência do canal. A sexta edição da Fazenda foi marcada pelo festival de nojeiras como cusparadas e teve como vencedora Barbara Evans. Em outubro a nova temporada do Aprendiz trazia Roberto Justus de volta à apresentação com ex- candidatos de edições anteriores disputando uma nova chance e a grande vencedora foi a mineira Renata Tolentino que havia sido vice em 2011 sob o comando de João Dória Jr. Em novembro a emissora lança o Domingo da gente, novo programa de auditório aos domingos com revezamento de apresentadores. E em dezembro a emissora contrata Sabrina Sato para apresentar um novo programa sem data definida.

Resultado de imagem para SBT-2013.jpg De volta à instabilidade

Quando parecia que o SBT voltaria a conviver com dias melhores, a instabilidade voltou a assolar o Complexo Anhanguera. Silvio Santos voltou a mexer intempestivamente na programação e vários programas foram extintos. Dentre esses programas o retorno do Bozo, o Quem convence ganha mais e o Famoso quem? O canal promoveu uma desastrosa mudança em um domingo de agosto ao tirar 2 horas do Domingo Legal de Celso Portiolli, mas voltou atrás devido à baixa audiência.






Chiquititas manteve os bons índices de Carrossel, SBT Notícias fracassa e Neila Medeiros é aproveitada e Nadja Haddad se junta ao elenco da TV mais feliz como nova contratada.

A novela Chiquititas estreou em 15 de julho com a missão de repetir Carrossel, mesmo assim se mantém à duras penas na vice liderança. Por outro lado a faixa de novelas mexicanas vem se estabilizando assim como os programas de entretenimento e o programa Sílvio Santos que vira e mexe apronta das suas com as pegadinhas, sendo exemplo disso a pegadinha do Chucky.  Durante o intervalo de Chiquititas uma chamada anunciava a estreia de um novo telejornal. Era o Aqui Agora, que acabou virando SBT Notícias. O telejornal estreou no dia 23 de setembro com apresentação de Neila Medeiros, egressa de Brasília, e segundo a chamada ela seria capaz de enfrentar Datena e Marcelo Rezende juntos, mas a Neila não faz mágica sozinha. Resultado: o telejornal amargou baixos índices de audiência enquanto ficou no ar. O SBT Notícias saiu do ar em 18 de novembro e toda a equipe foi dispensada, já Neila Medeiros será aproveitada nos telejornais de rede. O SBT não vai renovar o contrato com a Warner Bros que termina no ano que vem. O ano fecha com mais uma aquisição, a jornalista Nadja Haddad que já fazia participações no programa do Ratinho e que agora estará fazendo parte do cast sendo cotada para apresentar um programa nos moldes do Vídeo Show no portal da emissora e na cobertura do carnaval do ano que vem.

Imagem relacionada O ano da ressaca nas novelas

Depois do sucesso de Avenida Brasil, 2013 para as novelas da Globo teve sinal de ressaca. Apesar disto a emissora manteve a liderança nacional.




Zeca Camargo deixou o Fantástico para comandar o Vídeo Show e Renata Vasconcellos assumiu a apresentação do programa ao lado de Tadeu Schmidt

A faixa vespertina segue sendo o calcanhar de aquiles da emissora. O canal promoveu uma série de mudanças. Em Brasília inverteram os horários da Sessão da Tarde e o Vale a Pena Ver de Novo que este ano ganharam novas vinhetas. O Vídeo Show foi todo reformulado e estreou um novo formato em novembro com plateia e apresentação de Zeca Camargo que deixou o Fantástico.




Marcelo Adnet fracassou com o Dentista Mascarado, mas segue prestigiado na Globo, Regina Casé se consolidou com o Esquenta e The Voice Brasil muda de dia e horário com grande sucesso

O Show da Vida completou 40 anos e tentou inovar com quadros como a Pegadinha do Bem e uma nova edição do Medida Certa. Trocou a apresentação saindo Zeca Camargo que foi pro Vídeo Show e Renata Ceribelli que será correspondente em NY e entrando Renata Vasconcellos que deixou o Bom Dia Brasil e passou a dividir a apresentação com Tadeu Schmidt e apostou em grandes reportagens e furos jornalísticos. Marcelo Adnet chegou com status de estrela, mas fracassou de forma fragorosa com O Dentista Mascarado, seriado que não teve graça nenhuma e tentou emplacar quadros no Fantástico como a releitura de clipes musicais históricos. A programação matutina e o Esquenta foram destaques no ano ao se consolidarem nas suas faixas. Já o The Voice Brasil em sua segunda edição mudou de dia e horário num grande acerto da emissora com candidatos de altíssimo nível. O Altas Horas de Serginho Groismann passou a ir ao ar mais cedo trocando de lugar com o Supercine. O BBB 13 teve ex- particpantes na disputa, mas quem venceu a edição foi a mineira Fernanda Keulla.

As novelas tiveram um ano de repercussão mediana. Malhação segue dando muitos problemas em sua atual temporada. No horário das 18 horas as novelas seguem sendo ameaçadas pelos programas policiais da concorrência. No começo do ano foi ao ar Lado a Lado, sendo substituída por Flor do Caribe e depois por Joia Rara.


Sangue Bom não repercutiu muito, mas fez crítica sobre subcelebridades

No horário das 19 horas, a novela Sangue Bom de Maria Adelaide Amaral fez uma crítica sagaz ao mundo das subcelebridades e cumpriu seu papel. Já Alem do Horizonte tem sido um colossal fracasso. A novela não decola e em dezembro atinge os piores índices de audiência da história no horário, por isso já se fala em encurtar a trama.

Na novela das 9, o ano começou com Salve Jorge. Erros e falhas fizeram com que a novela de Gloria Perez tivesse os menores índices de audiência dos últimos dez anos.




















Mateus Solano roubou a cena no papel do vilão Félix, Paolla Oliveira sofreu como Paloma e dentre as revelações, Maria Casadevall conquistou o público com as cenas quentes com Caio Castro e Tatá Werneck arrancou risos com sua hilária Valdirene

A novela Amor à Vida marcou a estreia de Walcyr Carrasco no horário nobre. Apesar disto, a novela acabou trazendo um texto que beira o cômico, lembrando tiradas do intragável Zorra Total. Nem mesmo Paolla Oliveira na pele da sofredora Paloma escapou disto. O grande nome da novela atende por Mateus Solano que na pele do vilao gay Félix virou o destaque maior, senão um dos destaques da trama. Félix com seus trejeitos e ironias conquistou seu lugar somado ao talento de Solano que se firma como um dos grandes nomes da nova geração. Outro nome que roubou a cena foi Tatá Werneck que com sua Valdirene formou tabelinha sensacional com Elizabeth Savalla que fez a ex- chacrete Márcia. Dentre as revelações, destaque para Maria Casadevall no papel da fogosa Patrícia e as cenas quentes com Michel, personagem de Caio Castro deram o que falar. A novela teve lances polêmicos como a morte da personagem Nicole, de Marina Ruy Barbosa e a revelação de Félix ao confessar ter jogado Paulinha renderam recordes de audiência, apesar disso, a novela não agrada muitos.

O remake de Saramandaia não repetiu o sucesso de outros remakes, mas agradou a crítica. O texto de Ricardo Linhares manteve o original de Dias Gomes e a novela aproveitou a onda de protestos se dando bem. Entre as séries humorísticas, destaque para Pé na Cova, a divertida série com texto afinado de Miguel Falabella e personagens carregados no tom carnavalesco e para a volta do Sai de Baixo com quatro episódios exibidos originalmente no canal Viva. Outro bom momento do ano foi a microssérie O Canto da Sereia com Isis Valverde no papel de uma cantora de trio elétrico que é misteriosamente assassinada.

Pra terminar a nota triste do ano, o fim da MTV. O canal que revelou tanta gente voltou às mãos do grupo Viacom e uma nova grade foi lançada. Pros fãs fica o sentimento de tristeza.

A retrospectiva prossegue no domingo já falando de esportes com o ano no mundo da velocidade.

Postar um comentário

2 Comentários

Kleber Nunes disse…
Um assunto que não toquei foi a briga entre a Bandeirantes e a Record por causa do drone da equipe do Pânico que não foi devolvido pela produção da emissora e meses depois o Danilo Gentili foi proibido de ir à Record e teve mais: A Bandeirantes fcou chateada com o caso Sabrina Sato que por incrível que pareça não sabia das negociações que a Record fez às escondidas.
Kleber Nunes disse…
Duas notinhas sobre a TV neste fim de ano: a primeira, a Record demitiu quatro das cinco bailarinas do programa do Rodrigo Faro em plena véspera de Natal e pode haver mais cortes em janeiro e a segunda é que Danilo Gentili vai pro SBT, só falta anunciar, mas o Celso Portiolli já deu as boas vindas a ele e pelo jeito tá tudo encaminhado para a volta do Otávio Mesquita ao canal de Silvio Santos.