O Mês em Resumo: A nova chance dos mensaleiros, Brasil alvo de espionagem, descoberto esquema milionário que tirava dinheiro das prefeituras e boleiros se revoltam com calendário

O quadro O Mês em Resumo traz os fatos mais importantes do mês de setembro.





A impunidade venceu. O STF decidiu dar uma nova chance a 12 réus condenados no julgamento do mensalão, tudo devido aos embargos infringentes. A votação havia terminado em empate por 5 x 5 e a decisão ficou nas mãos do ministro e decano Celso de Mello que decidiu a favor dos embargos e o julgamento pode se arrastar até 2014.



Num caso de grande repercussão mundial duas reportagens exibidas pelo Fantástico apontaram que o Brasil foi alvo de espionagem. As conversas da presidenta Dilma Rousseff e seus assesores foram espionadas por agentes americanos. Dilma exigiu explicações, só que Obama não a convenceu e Dilma adiou a visita que faria ao país em outubro. Dias depois em discurso na ONU, Dilma acusou o governo americano de violação de direitos.



A Operação Miquéias desarticulou uma quadrilha que desviou R$ 300 milhões dos Institutos de Previdência de servidores municipais. O chefe do esquema era o doleiro Fayed Traboulsi que usava lindas mulheres atuando como pastinhas. Uma delas era Luciane Hoepers, que atraía os prefeitos para dar o golpe.


A um ano das eleições começa a movimentação política dos partidos. Mais dois partidos foram criados: O PROS e o Solidariedade. O partido rede Sustentabilidade de Marina Silva corre contra o tempo pra ser regularizado, já que Marina vem bem cotada nas pesquisas que apontam vantagem de Dilma sobre Marina. O PSB decide entregar os cargos e com isso Eduardo Campos se credencia para ser o candidato do partido à Presidência da República no próximo ano.



A intervenção da Rússia impediu o governo americano de iniciar uma ação militar na Síria. E a ONU aprova resolução que faz com que o país entregue seu arsenal de armas químicas para ser destruído. Só que o texto não prevê punição para o ditador Bashar al Assad.





O terror voltou a atacar. Em Nairóbi, capital do Quênia a milícia al Shabab promove quatro dias de terror e a invasão ao Shopping Westgate matando 72 pessoas e deixando 200 feridas. E nos Estados Unidos um atirador lunático invade a base da Marinha americana matando 12 pessoas e cometendo suicídio logo depois.


Angela Merkel garantiu mais um mandato e segue comandando a Alemanha.





O Rock invadiu o Rio de Janeiro. A edição 2013 do Rock in Rio levantou a galera que foi á Cidade do Rock. Dentre os shows mais marcantes se destaca a mega apresentação da cantora Beyoncé que se arriscou no passinho Le lek lek e Bruce Springsteen que aos 64 anos mostrou sua boa forma.





O SBT lança um novo telejornal no começo da noite. Inicialmente seria o Aqui Agora, mas depois passou para Boletim de Ocorrências e acabou mesmo sendo o SBT Notícias, apresentado por Neila Medeiros. O telejornal começou com 5 pontos, mas caiu pra 3. Na Record o destaque fica por conta da estreia de Pecado Mortal, novela de estreia de Carlos Lombardi. O canal comemora timidamente seus 60 anos. Na Globo mudanças no jornalismo agitaram o mês. Zeca Camargo e Renata Ceribelli deixam o comando do Fantástico. Zeca passa a comandar o novo Vídeo Show que estreia em novembro e Renata vai pra Nova York. Renata Vasconcelos deixa o Bom Dia Brasil e passa a apresentar o programa dominical ao lado de Tadeu Schmidt e no seu lugar no Bom dia entra Ana Paula Araújo.


Felipe Massa anuncia sua saída da Ferrari. O piloto brasileiro não renova seu contrato e está liberado para procurar outra equipe. Para o lugar do brasileiro o finlandês Kimi Raikkonen assina contrato e volta a dirigir o carro vermelho de Maranello formando dupla com Fernando Alonso.


Tragédia no MMA. O lutador Leandro Feijão morre antes da pesagem de uma luta que faria pelo torneio Shooto. Leandro sofreu um AVC durante a tentativa de perder quilos.


Vexame na Venezuela. A seleção masculina de basquete passa vergonha, perde pra inexpressiva seleção da Jamaica e é eliminada da Copa América de basquete logo na primeira fase e consequentemente fica de fora do mundial do ano que vem na Espanha. Dirigentes, jogadores e técnicos bateram boca acusando uns aos outros, ao mesmo tempo Oscar Schmidt entrava no Hall da Fama do esporte. Já a seleção feminina conseguiu sua vaga no mundial feminino terminando a Copa América em terceiro lugar.


A CBF divulga no dia 20 o calendário do futebol em 2014 com os estaduais começando em 12 de janeiro, com apenas quatro dias de pré temporada num calendário apertado devido à Copa do Mundo. O fato revolta os jogadores e um grupo de 75 cria o Movimento do Bom Senso que pretende discutir o calendário com a CBF. E as entidades adiam o início dos estaduais para uma semana depois.


Mais uma tragédia para a banda Charlie Brown Jr com a morte do baixista Champignon. Ele foi encontrado morto com um tiro na cabeça no dia 9. É a segunda morte em seis meses, a primeira foi do vocalista Chorão.


Um cãncer no intestino matou no dia 13 Luiz Gushiken, um dos fundadores do PT. Gushiken foi ministro da Secretaria da Comunicação Social e secretário de Assuntos Estratégicos no primeiro mandato de Lula e ao mesmo tempo foi acusado de envolvimento no mensalão, mas acabou absolvido por falta de provas.


Revolucionário do carnaval, Fernando Pamplona ajudou a transformar o espetáculo dos desfiles das escolas de samba. Morto aos 87 anos no dia 29 ele é considerado o pai de todos do carnaval.


Em mais de 50 anos de carreira o ator Cláudio Cavalcanti deixou sua marca nas telas do teatro, cinema e televisão e dentre seus papéis de destaque, o padre Albano de Roque Santeiro, o médico Alberto no remake de A Viagem e Jerônimo, um dos Irmãos Coragem da primeira versão. O ator morre devido à complicações cardíacas aos 73 anos e teve como último trabalho uma participação em Sessão de Terapia do canal pago GNT.

Morreram também Eiji Toyoda, presidente da  Toyota por 15 anos, a cantora Dani Voguel, ex vocalista do Sampa Crew, o jornalista Telmo Martino, o americano Ray Dolby, inventor do som Dolby, que virou sinônimo de qualidade sonora nas telas do cinema e nos discos, o publicitário Francesc Petit, um dos fundadores da DPZ, agência de publicidade mais importante do país e o lutador Ken Norton que teve a façanha de quebrar o queixo de Muhammad Ali numa luta de boxe nos anos 70.

Em outubro tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários