Oscar Niemeyer morre aos 104 anos e Brasília perde seu arquiteto



O Brasil e Brasília perdem seu maior arquiteto. Oscar Niemeyer acabou de falecer aos 104 anos no Hospital Samaritano onde estava internado desde o dia 2 de novembro. Niemeyer entrou no hospital e vinha apresentando complicações renais, ontem seu estado de saúde piorou agravado por uma infecção respiratória e uma parada cardíaca que o levou à óbito.

Oscar Niemeyer completaria 105 anos no dia 15 de dezembro e desde cedo sempre gostou de desenhar. Foi um dos maiores expoentes da arquitetura mundial no século XX. Pelo seu traço livre Oscar Niemeyer assinou diversas obras como o Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte, o Edifício Copan, o Parque Ibirapuera e o Memorial da América Latina em São Paulo, a Passarela do Samba e a Praça da Apoteose no Rio de Janeiro, mas sua grande obra foi mesmo a nova capital do Brasil. Juntamente com Lúcio Costa, Oscar Niemeyer idealizou Brasília, a convite do então presidente Juscelino Kubitschek. Em quatro anos a cidade foi construída. No mundo, idealizou a construção da sede do Partido Comunista da França.

Sua última obra foi o Complexo Cultural da República no Centro de Brasília. Com a arte, a arquitetura ganhou novo patamar. Como cidadão de Brasília, presto minha singela homenagem a esse brasileiro que desenhou uma capital que se tornou Patrimônio Histórico da Humanidade.

Descanse em paz Oscar Niemeyer.

Postar um comentário

0 Comentários