Depois de 38 rodadas chega ao fim o Brasileirão de 2012 com a definição do vice campeão e do último rebaixado. A última rodada apontou o adeus do Estádio Olímpico, o vice campeonato do Atlético Mineiro e a queda do Sport fechando a temporada do futebol brasileiro para a maioria, exceção para São Paulo e Corinthians.
Carlos Moraes/Ag. O Dia
Vágner Love desencantou e Flamengo encerra o ano com empate contra o Botafogo
No Engenhão, Flamengo e Botafogo se despediram da temporada com um empate de 2 x 2. O garoto Sassá abriu o placar para o Fogão, Nixon empatou. No segundo tempo Victor Júnior fez o segundo gol e Vágner Love empatou de novo. No fim da partida a torcida rubro negra vaiou a presidente Patrícia Amorim que busca a reeleição. O Flamengo termina o Brasileirão em 11º lugar e o Botafogo termina em 7º lugar.
Fotos de Alex Silva/Estadão
Neymar marcou dois e Santos decreta um final de ano melancólico pro Palmeiras em dia de homenagem a Joelmir Beting
Na Vila Belmiro o Santos decretou o fim melancólico do Palmeiras na Série A de 2012, antes houve a homenagem a Joelmir Beting, torcedor do Palmeiras que morreu na quinta. Coube a Neymar entregar uma placa ao jornalista Mauro Beting. Em campo a joia santista marcou dois gols e o Santos venceu o clássico por 3 x 1. Neymar chegou a 43 gols no ano ficando a dois de ser o maior artilheiro do time na temporada. Agora resta ao Palmeiras juntar os cacos e restaurar a dignidade na Série B.
Jorge William/Ag. O Globo
Eder Luiz desencanta e Vasco carimba faixa do Fluminense
No Engenhão vazio o Vasco carimbou a faixa do Fluminense e venceu o clássico por 2 x 1 com dois gols de Eder Luiz e fechou a competição na quinta colocação.O Fluminense perdeu a chance de superar o recorde de pontos corridos que ainda pertence ao São Paulo de 2006 ficando com 77 pontos.
Maicon marcou dois e reservas do São Paulo derrotam Corinthians
Com time reserva o São Paulo venceu o Corinthians de virada no Pacaembu por 3 x 1 com Maicon marcando dois gols terminando na quarta colocação. O Timão terminou o campeonato na sexta posição e agora viaja de cabeça inchada ao Japão onde disputará o Mundial de Clubes.
Atlético Mineiro fica com o vice campeonato
Fotos de Bruno Cantini/Divulgação
Galo de Bernard vence Cruzeiro e comemora o vice campeonato brasileiro
O Atlético Mineiro precisou de duas viradas para derrotar o Cruzeiro por 3 x 2 e ficar com o vice campeonato num jogo espetacular. Bernard, a revelação do campeonato abriu o placar para o Galo. O Cruzeiro empatou no fim do primeiro tempo com Martinuccio. Ronaldinho Gaúcho ainda perdeu um pênalti chutando rasteiro para a defesa de Fábio. No segundo tempo a Raposa virou o jogo com Everton, mas foram os zagueiros que decidiram o jogo: primeiro Leonardo Silva, e depois Rever decretou a vitória do Galo, um vice campeão merecido.
Confusão no adeus do Olímpico Monumental
Renan Olaz/Futura Press e Jefferson Bernardes/Preview
Jogo confuso marcou o encerramento da história do Olímpico no 0 x 0 do Gre Nal
No Estádio Olímpico, o Gre Nal terminou em confusão e o 0 x 0 encerrou a história de 58 anos do estádio que dará lugar à Arena Grêmio. O jogo foi tenso e teve cinco expulsões. Vanderlei Luxemburgo se exaltou e também foi expulso. No fim, Saimon se desentendeu com o técnico Osmar Loss e levou o vermelho. Um rojão atingiu o preparador físico do Inter. Após a partida, a torcida gremista fez pela última vez a avalanche. Agora o Olímpico vira história e o Grêmio termina o campeonato em terceiro lugar e disputará a Pré Libertadores.
Sport é o último rebaixado
Randes Nunes/Gazeta Press, Antônio Carneiro/Lancepress e Otávio de Souza/Futura Press
Rafael comemora o gol que tirou o Bahia do sufoco. Sport perde e é rebaixado
O Sport foi o último rebaixado do campeonato. Bahia e Portuguesa nem precisaram se esforçar muito e ambos se safaram da degola. O Bahia venceu o Atlético Goianiense por 1 x 0, gol de Rafael que entrou e foi o herói da permanência do Bahia. No Canindé, a Portuguesa ficou no 0 x 0 com a Ponte Preta e também assegurou a permanência na elite. Nos Aflitos, o Náutico vence o Sport por 1 x 0 rebaixando o rival e de quebra assegurando a vaga na Copa Sul Americana. Araújo marcou o gol que decretou a queda do Leão um ano depois de subir. Com isso fechou o grupo de rebaixados que já tinha Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense que foi o lanterna do campeonato. O Figueira foi derrotado pelo Coritiba por 3 x 0, resultado que colocou o Coxa na Sul Americana.
Situação final do Brasileirão:
- Campeão: Fluminense
- Na Libertadores: Atlético Mineiro, Grêmio (Pré Libertadores), Corinthians (atual campeão) e São Paulo (caso ganhe a Sul Americana abre vaga na Copa do Brasil);
- Na Sul Americana: Vasco, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico e Coritiba;
- Rebaixados para a Série B: Sport, Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense.
TIMES DAS SÉRIES A, B E C NA PRÓXIMA TEMPORADA DO BRASILEIRÃO
A temporada acabou pra maioria dos times e assim encerramos a cobertura do Brasileirão de 2012. Em 2013 tem mais!
No rebaixamento, deu o mais provável mesmo. A situação do Leão era praticamente irreversível na última rodada. Já na ponta inversa, O Galo ganhou a corrida com o Grêmio, sobretudo pelo seu primeiro turno de tirar o fôlego. Mas creio que os gremistas não terão problema na pré-Libertadores. A maior dificuldade deve ser mesmo o desgaste de início de temporada.
ResponderExcluirSaudações!!!