Uma festa pra inglês e o mundo ver marca o começo oficial das Olimpíadas de 2012

Jae C. Hong e Matt Dunham/AP, Kai Pffaffembach, Max Rossi/Reuters, François - Xavier/AFP, André Mourão/Ag. O Dia, Jonne Roriz/AE, Ivo Gonzalez/Ag. O Globo e Reuters (2)


Mensagem saúda público em cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres Veja o especial dos Jogos Olímpicos










Ex-boxeador Muhammad Ali e Marina Silva desfilam próximos à bandeira olímpica Veja o especial dos Jogos Olímpicos


Pira Olímpica abertura olimpíadas londres 2012 (Foto: Reuters)

















Cerimônia teve anéis sobrevoando estádio, Mr. Bean, Rainha saltando de paraquedas, delegação brasileira sendo aplaudida, pira acendida por jovens e a apoteose final com Sir Paul McCartney: agora serão 16 dias de emoção que nos aguardam em Londres

Numa cerimônia cheia de referências do pop britânico começaram oficialmente os Jogos Olímpicos de Londres. A cerimônia de abertura não foi tão exuberante como a que foi há quatro anos em Pequim. Dirigida por Danny Boyle, a festa de quase quatro horas teve de tudo: uma sósia da Rainha Elizabeth II saltando de paraquedas, o Mr. Bean de Rowan Atkinson em esquetes humorísticas, e muita música pop ao som de Sex Pistols, Pink Floyd, Rolling Stones, Queen, David Bowie e Beatles. Logo depois veio o desfile das delegações com a Grécia abrindo os trabalhos. O Brasil foi o 28º país a entrar no estádio olímpico e foi bastante aplaudido pelo público, já que sediará as próximas Olimpíadas. O cavaleiro Rodrigo Pessoa levou a bandeira brasileira sob os aplausos da presidenta Dilma Rousseff e da sua filha Paula. A Jamaica trouxe Usain Bolt como porta bandeira, a Rússia trouxe Maria Sharapova como sua porta bandeira. A delegação do Reino Unido foi a última a entrar no estádio sob aplausos do público com o ciclista Chris Hoy empunhando a bandeira britânica. A tocha olímpica chegou ao estádio pelas mãos de Steven Redgrave e foi passando pelas mãos dos jovens, antes teve os discursos oficiais e a declaração da rainha de que estão abertos os Jogos Olímpicos de Londres 2012, o hasteamento da bandeira olímpica que teve a presença da brasileira Marina Silva, defensora do meio ambiente. Logo depois a pira olímpica foi acesa de forma simultânea pelo grupo de 200 jovens empunhando réplicas da tocha. O momento final depois do acendimento da pira veio com Paul McCartney. O astro ingles cantou duas músicas e com Hey Jude, clássico dos Beatles foi fechada a cerimônia de abertura. A partir de agora serão 16 dias de sangue, suor e lágrimas.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
Toda cerimônia de abertura de Olimpíada é muito bonita, mas em Londres fizeram uma salada de tudo misturando elementos da cultura pop britânica com ícones como o dramaturgo Sheakespeare. O chato mesmo foi o desfile das delegações que é cansativo, mas o melhor mesmo é ver Paul McCartney, do alto de seus 70 anos cantando como nunca. Pena que foi só duas músicas, todas da época dos Beatles, mas foi o recado de boas vindas de Londres ao mundo.