Retrospectiva 2011: Um ano de perdas importantes

A Retrospectiva 2011 continua e hoje vamos lembrar as perdas do ano. Em 2011 tivemos grandes perdas na música, nas artes, na política, nos esportes, na TV.

Janeiro: Dupla perda na dramaturgia

 

O ano começou com duas mortes na teledramaturgia brasileira. No dia 26 morre o ator John Herbert, aos 81 anos. Herbert foi descobridor do talento de Regina Duarte. No dia 29 morre a atriz Geórgia Gomide que teve como personagem de maior destaque a Dona Bina em Vereda Tropical, novela de 1984.

Outros mortos:

- Eliseu Resende: Senador por Minas Gerais foi ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo e ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco (2 de janeiro);
- Lliy Marinho: Socialite que foi casada com o empresário Roberto Marinho (5 de janeiro)

Fevereiro: Morre a polêmica Carola

Carola Oliveira, ou Carola Scarpa morre aos 40 anos de falência múltipla de órgãos. Carola foi casada com Chiquinho Scarpa e sua separação rendeu muita polêmica na TV e na internet.

Outros mortos:

- Moacyr Scliar: Escritor que publicou mais de 70 livros se tornando um dos mais completos escritores da literatura recente (27 de fevereiro)
- Maria Schneider: Em 1972, com apenas 19 anos escandalizou o mundo ao aparecer nua no filme O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci (3 de fevereiro)

Março: Adeus aos olhos azuis - violeta de Liz Taylor


No dia 23 de março chegava ao fim a trajetória cheia de polêmicas de Elizabeth Taylor. Aos 79 anos, Liz saía de cena para ficar na eternidade. Atuou em filmes de sucesso como Gata em Teto de Zinco Quente, Cleópatra, Assim Caminha a Humanidade entre outros. Casou - se oito vezes, sendo um deles o ator Richard Burton, morto em 1984.

O guerreiro descansa em paz

José Alencar (Foto: Futura Press)

Ele nos deu uma lição de vida ao demonstrar bom humor e amor à vida. Mesmo sofrendo 17 intervenções cirúrgicas durante 14 anos, deu exemplo de garra e determinação. Foi um brasileiro que venceu na vida graças ao trabalho. Fundou a Coteminas, a maior empresa têxtil do país. Compôs com Lula a chapa que o levou à vitória em 2002. Foi crítico ferrenho da taxa de juros. No dia 29 de março, José Alencar nos deixou aos 79 anos.

Outros mortos:

- Cibele Dorsa: A atriz de 36 anos se suicidou depois do fim de um relacionamento (26 de março)
- Geraldine Ferraro: Foi a primeira mulher a compor uma chapa numa eleição presidencial. Geraldine compôs chapa com o candidato democrata Walter Mondale, derrotado em 1984 por Ronald Reagan (26 de março)

Abril: Adeus à elegância no jornalismo


Um infarto tirou de cena o jornalista Reali Júnior no dia 9 de abril. Aos 71 anos, o jornalista foi correspondente por mais de três décadas em Paris atuando pela Rádio Jovem Pan e escrevendo para o jornal O Estado de S. Paulo. Dentre as coberturas, destacam - se a queda dos regimes fascistas em Portugal e Espanha e a primeira visita do Papa João Paulo II na Polônia.

Irreverência que fará falta

O humorista Serginho Leite morre em 12 de abril aos 56 anos. Serginho fez sucesso no rádio ao fazer imitações de artistas famosos na década de 80. Criou jingles inesquecíveis para inúmeros comerciais de TV.

Outros mortos

- Gustavo Sondermann: Morto depois de acidente na prova de abertura da Copa Montana, aos 29 anos (3 de abril)
- Jackson Lago: Político maranhense que foi governador do estado do Maranhão entre 2007 e 2009 quando foi cassado (4 de abril)
- Ernesto Sábato: Escritor argentino que escreveu relatório sobre os anos de ditadura na Argentina entre 1976 e 1983 (30 de abril)

Maio: O fim do maior terrorista 

Osama Bin Laden (Foto: AP)

Depois de uma caçada que durou dez anos, Osama Bin Laden foi finalmente morto no dia 1º de maio. Numa operação militar no Paquistão, forças militares americanas mataram Osama e seu corpo foi jogado ao mar.

Outros mortos:

- Lacraia: Nome artístico de Marco Aurélio da Silva Rosa, Lacraia foi dançarina do MC Serginho que fez sucesso no começo da década passada com os hits "Vai Lacraia" e "Eguinha Pocotó" (10 de maio)
- Lídio Toledo: Foi médico da Seleção Brasileira por seis Copas do Mundo, a última em 1998 onde se envolveu em polêmicas com Romário e Ronaldo (7 de maio)
- José Renato Pécora: Idealizador do Teatro de Arena, passou mal durante o embarque em um ônibus para o Rio de Janeiro (2 de maio)

Junho: Adeus à eterna vedete


No dia 20 de junho morre a atriz Wilza Carla, aos 75 anos. Fez sua carreira de vedete no teatro de revista, mas é lembrada por atuar na novela Saramandaia, de 1976 no papel de Dona Redonda, a gorda que explodiu de tanto comer.

Outros mortos:

- Peter Falk: Ator americano que ficou conhecido em todo mundo no papel do detetive policial Columbo, exibido nas décadas de 70 e 80 (24 de junho)

- Paulo Renato Souza: Um infarto fulminante matou o ex- ministro da educação no governo de Fernando Henrique Cardoso. Fundou o PSDB e foi secretário estadual da Educação nos governos de Franco Montoro e José Serra (25 de junho)

Julho: A diva se cala

Amy Winehouse durante show em Belgrado, em que foi vaiada (Foto: AP)

No dia 23 de julho o mundo fica chocado com o anúncio da morte da cantora inglesa Amy Winehouse. Aos 27 anos, Amy foi encontrada morta em seu apartamento. Dona de uma das vozes mais poderosas deste século XXI, Amy gravou três discos, sendo o álbum Back to Black, de 2006 o seu maior sucesso com cinco prêmios Grammy conquistados. Amy Winehouse teve uma rotina marcada por escândalos e duas prisões por uso de drogas. Se apresentou no Brasil no começo do ano, mas seus shows curtos foram alvo de fortes críticas. Na música Rehab, Amy falava das constantes idas à uma clínica de reabilitação. Amy Winehouse se junta à outros roqueiros que morreram cedo como Kurt Cobain, Janis Joplin e Jimi Hendrix.

Morre o homem que iniciou a estabilidade econômica

O senador e ex-presidente Itamar Franco durante discurso no plenário do Senado (Foto: Agência Senado)

Uma leucemia tirou de cena o ex- presidente Itamar Franco, aos 81 anos em 2 de julho. Itamar compôs com Fernando Collor de Mello a chapa vitoriosa em 1989. Com o impeachment de Collor, assume a presidência e seu governo sai bem avaliado. Foi no governo Itamar que o Brasil finalmente venceu a temida inflação com o Plano Real, implantado por Fernando Henrique Cardoso que foi candidato e venceu o pleito de 1994. Em 1999 quando foi governador de Minas Gerais decretou moratória levando pânico temporário aos mercados. Durante o mandato na presidência, protagonizou um escândalo ao lado da modelo Lílian Ramos que foi fotografada sem calcinha no carnaval de 1994.

Agosto: Cai o pano

Ítalo Rossi tinha mais de 50 anos de carreira. (Foto: Reprodução / TV Globo)

No dia 2 de agosto o ator Ítalo Rossi morre aos 80 anos. Atuou em 400 peças de teatro em mais de 50 anos de carreira. Na televisão participou de inúmeras novelas, séries e especiais, sendo o último deles o Seu Ladir ,do bordão É mara em Toma lá da cá, exibido entre 2007 e 2009.

- Walter Abrahão: Jornalista esportivo e locutor de seis copas do mundo, criador da expressão oxo, quando o jogo ficava no 0 x 0, também foi vereador entre 1997 e 2000 (8 de agosto)

Setembro: Humor enlutado


O ator Marcos Plonka morre no dia 9 de setembro aos 71 anos de idade, vítima de infarto. Atuou em várias novelas e seriados, mas é lembrado pelo público pela sua interpretação do judeu Samuel Blaustein na Escolinha do Professor Raimundo na TV Globo, o mesmo personagem atuava na Escolinha do Gugu pela Rede Record.

Outubro: O fim de uma era na tecnologia

Steve Jobs (Foto: Moshe Brakha/AP)

A tecnologia nunca mais será a mesma depois da morte de Steve Jobs em 5 de outubro, aos 56 anos, vítima de câncer no pâncreas. Steve Jobs criou a Apple em 1976 e transformou a informática pra sempre. Seus produtos viraram mania em todo o mundo como os computadores pessoais, criou o Mac, o iPod, o iPhone e o iPad. Comprou os estúdios de animação de George Lucas transformando nos estúdios Pixar. Em agosto se afastou da empresa para se tratar.

Destinos trágicos para dois pilotos


Eles faziam o que mais gostavam: acelerar. Dan Wheldon e Marco Simoncelli foram vítimas fatais de dois acidentes que enlutaram o mundo da velocidade. Wheldon foi o único que não sobreviveu a um mega acidente que envolveu 15 carros na última corrida da temporada da Fórmula Indy em Las Vegas. Ele bateu com a cabeça no suporte do alambrado, foi levado e morreu no hospital. Uma semana depois foi a vez do jovem Simoncelli perder a vida. Ele perdeu o controle da moto e foi duplamente atropelado por duas motos sofrendo ferimentos fatais.

Outros mortos:

- José Vasconcellos: Humorista que fez sucesso durante décadas e foi o pioneiro no stand up comedy (11 de outubro)
- Leon Cakoff: Idealizador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e crítico de cinema (14 de outubro)

Novembro: Boxe de luto

O ex-campeão mundial dos pesos pesados, Joe Frazier. (Foto: Arquivo / AP Photo)

No dia 7 de novembro, um câncer no fígado nocauteou pra sempre o ex- pugilista Joe Frazier. Frazier foi o responsável por derrubar o mito Muhammad Ali em uma luta que entrou pra história no começo dos anos 70, só que Ali devolveu a derrota por duas vezes. Joe Frazier abandonou os ringues em 1981.

Outros mortos:

- Guido Falaschi: Piloto argentino que corria na Turismo Carretera. Ele sofreu forte acidente durante prova da categoria, perdeu o controle de seu carro, batendo na proteção de pneus e sendo atingido por outros dois carros. (13 de novembro);


- Ézio: Jogador de futebol que fez sucesso pelo Fluminense no início dos anos 90, ficou conhecido como Super Ézio (9 de novembro)
- Adriano Reys: Ator que atuou em várias novelas pelas redes Globo, Bandeirantes e Record (20 de novembro)

Dezembro: Adeus ao Doutor que encantou o futebol


Depois de três internações, o Doutor Sócrates nos deixou em 4 de dezembro. Aos 57 anos, Sócrates foi vítima de infecção generalizada. Nas outras duas internações, Sócrates ficou internado devido à problemas no fígado. Jogador que despontou no Botafogo de Ribeirão Preto, foi no Corinthians que o Doutor virou ídolo. Seus passes geniais de calcanhar levaram o público ao delírio. Na seleção brasileira formou uma geração de craques que brilhou mas não levantou a taça. Sócrates morreu no mesmo dia que o Corinthians, time que foi ídolo se tornou campeão brasileiro de futebol.

O homem que reinventou o carnaval

27 de fevereiro de 2006 - Afastado do Carnaval desde 2004, em razão de um derrame, Joãosinho apareceu na Marquês de Sapucaí em um carrinho motorizado junto a outros cadeirantes no desfile da Vila Isabel, escola campeã daquele ano (Foto: Dida Sampaio/AE)

O carnaval do Rio de Janeiro nunca mais seria o mesmo depois de Joaosinho Trinta. Com desfiles que primaram pelo luxo, o carnavalesco mudou pra sempre o modo de se fazer carnaval. Foram ao todo oito campeonatos, sendo cinco deles pela Beija Flor. Em 1989 causou polêmica a imagem do Cristo Redentor coberto em um dos desfiles mais marcantes da história. Joaosinho Trinta morreu em 17 de dezembro devido à choque séptico.

Uma vida dedicada ao teatro


Ele passou mais de 45 anos de sua vida dedicados ao teatro. Fundou o Teatro dos Sete e o Teatro Tupi. Trabalhou até o fim. Aos 88 anos, Sérgio Britto sai definitivamente de cena em 17 de dezembro depois de 33 dias de internação.

Outros mortos:

- Ale Rocha: Um dos blogueiros mais atuantes da blogosfera na área de televisão. (6 de dezembro)
- Rodolfo Bottino: Ator e chef de cozinha, superou um câncer em 2009. Atuou em várias novelas e séries. (11 de dezembro)
- Cesária Évora: Cantora de Cabo Verde, ficou conhecida como a Cantora dos pés descalços. Cesária morreu menos de três meses depois de anunciar o fim de sua carreira (17 de dezembro)
- Vaclav Havel: Dramaturgo que se tornou ícone da Revolução de Veludo sendo o primeiro presidente eleito da antiga Tchecoeslováquia (18 de dezembro)
- Kim Jong Il : Comandou com mãos de ferro a Coreia do Norte, o país mais fechado do mundo durante 17 anos (17 de dezembro)

Amanhã, a retrospectiva segue com os destaques negativos. Quem pisou na bola no ano que termina.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
17 de dezembro que foi cruel... Uma lista de grandes perdas.
Lucas - www.cascudeando.zip.net