Semana em Resumo: Brasil chega ao momento crítico da pandemia e estados decretam medidas restritivas

A semana que está terminando mostra como o Brasil chegou ao ápice da tragédia da pandemia numa demonstração de como estamos perdendo a guerra contra a Covid que no mumdo dá sinais de arrefecimento.


1 - Um ano de pandemia: O Brasil completou um ano de pandemia com recorde de mortes diárias e capitais decretando lockdown. Tudo isso ocasionado pelo colapso no sistema de saúde, pela falta de vacinas e pelo maldito negacionismo por parte dos políticos. O Brasil passou das 250 mil mortes por Covid - 19 e na quinta atingiu o recorde no número de mortes diárias no espaço de 24 horas com mais de 1500 mortes num dia. Como consequência 12 capitais brasileiras entraram em colapso pois a ocupação dos leitos de UTI passou de 90%. Em Porto Velho a situação é dramática e não há mais leitos assim como em Florianópolis. Em Brasília apenas um leito de UTI está disponível e isso levou o governador Ibaneis Rocha a decretar lockdown a partir deste domingo e que durará 15 dias onde serviços não essenciais serão fechados incluindo bares e restaurantes enquanto clínicas e supermercados funcionarão normalmente. Nos outros estados foi adotado o toque de recolher como medidas rígidas para conter o avanço causado pelas variantes. Esse estado de coisas levou o diretor da OMS Mike Ryan a classificar como tragédia em razão da onda de casos e mortes elevados. Em relação à vacinação chegaram nesta semana mais 1,2 milhão de doses da CoronaVac e a campanha foi retomada em quatro capitais. A Anvisa concedeu o registro definitivo pra vacina da Pfizer/BionTech, mas sem ter um lote sequer comprado pelo governo. As primeiras doses devem chegar em março, já o Ministério da Saúde admitiu cometer um erro de logística ao distribuir 2 milhões de doses pro estado do Amazonas quando na verdade deveria ir pro Amapá. No mundo o governo de Israel anunciou que 50% da população já foi vacinada contra a Covid e a média de mortes vem diminuindo em alguns países. E por aqui o nosso presidente segue promovendo aglomerações e o resultado está aí: quantas pessoas vão morrer nos próximos dias devido à irresponsabilidade promovendo festas clandestinas, a vocês seu bando de negacionistas fica o meu repúdio. 

2 - Intervenção na Petrobras: O general Joaquim Silva e Luna vai assumir a presidência da Petrobras no lugar de Roberto Castelo Branco num claro sinal de intervenção do governo e esse caso gerou revolta e má repercussão. A empresa teve num único dia perdas de quase R$ 75 bilhões.

3 - Colapso no Acre: O estado do Acre convive nesta semana com muitos problemas. Um deles, a cheia dos rios somado ao surto de dengue e o aumento dos casos de Covid e a crise migratória levaram o estado a passar por um dos momentos mais críticos de sua história. Até agora 56 toneladas de mantimentos necessários foram doados e entregues às populações mais pobres nos municípios mais afetados pela cheia do rio. 

4 - Tragédia de Brumadinho: Laudo técnico feito pela Polícia Federal aponta como causa do rompimento da barragem a realização de perfurações verticais gerando a liquefação que causou o desastre que matou 272 pessoas há dois anos. Cinco dias antes da tragédia a Vale perfurou uma área crítica. Ou seja, uma tragédia anunciada.

5 - O drama de Tiger Woods: Lenda do golfe Tiger Woods sofreu acidente de carro e fraturou as duas pernas. Ele passou por cirurgia e ainda não se sabe quando ele voltará a competir.

Imagem da semana

Nos Estados Unidos uma espécie rara de pássaro foi fotografada e essa ave é metade macho e metade fêmea e o observador disse que foi um encontro único na sua vida. A espécie Cardeal - do Norte é bastante rara no mundo.

Sábado que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários