Semana em Resumo: Inferno no hospital, o terror ataca de novo em Paris, tremor na Turquia e Europa sofre com segunda onda de Covid

A semana que termina foi extremamente agitada onde teve de tudo. Incêndio em hospital, terremoto na região do Egeu, atentado terrorista na França e a Europa sofrendo com a segunda onda da Covid-19.



1 - O mundo ainda em pandemia: No começo da semana a Universidade de Oxford em conjunto com a AstraZeneca anunciou que a vacina contra a Covid-19 induziu fortes respostas imunes nos voluntários idosos na fase 2. Ao mesmo tempo cientistas identificaram uma nova variante do coronavírus, o que significa ser um vírus mutante. E na Europa a segunda onda de coronavírus segue gerando transtornos. Alemanha, França e Bélgica decretaram lockdown parcial depois da explosão de casos. Bares e restaurantes ficarão fechados e as escolas podem abrir. No Brasil a pandemia já matou quase 160 mil pessoas e a taxa de transmissão pela quinta semana seguida ficou abaixo de 1. A média de mortes segue caindo 

2 - Terror na França: O terror voltou a causar mortes na França. Em Nice um homem esfaqueou e matou três pessoas. Uma brasileira está entre os mortos, a baiana Simone Barreto Silva que tinha 44 anos e morava no país há 30 anos. O ataque colocou a França em alerta máximo. Quinze dias antes desse massacre um professor foi decapitado porque usou em suas aulas sobre liberdade de expressão caricaturas do profeta Maomé. O ato foi classificado pelo presidente Emmanuel Macron como ato terrorista.

3 - A terra treme na Turquia: Já passa de 27 o número de mortos no terremoto de magnitude 7 na escala Richter. O sismo foi sentido na região do Mar Egeu e das 27 mortes registradas 25 foram na cidade turca de Izmir. 

4 - Fogo no hospital: O Hospital Federal de Bonsucesso pegou fogo nesta semana. O incêndio ocorreu no prédio 1 e matou cinco pessoas, sendo três com Covid-19. O hospital tem mais de 70 anos de existência mas vinha de dificuldades de atendimento nos últimos anos e um relatório apontou que o prédio tinha problemas estruturais e que poderiam se transformar em um incêndio como o que ocorreu no Hospital Badim em setembro do ano passado.

5 - Nova Carta no Chile: O Chile aprovou a sua nova constituição e com apoio massivo de 78% da população em plebiscito a nova constituição joga na lata de lixo a carta que vigorava desde 1980 quando o país estava vivendo a ditadura de Augusto Pinochet.

Imagem da semana

Em mais uma descoberta científica dois estudos que foram publicados pela revista científica Nature apontaram a existência de água na superfície lunar e em um deles relata ter moléculas de água que estão presas em grãos minerais.

Semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários