Semana em Resumo Especial: Pandemia isola o mundo, explodem casos e mortes e presidente brasileiro desdenha e é alvo de críticas

Hoje o quadro Semana em Resumo será super especial. Vamos trazer num só post um resumo dessa semana em que o mundo se isolou e ao mesmo tempo explodiu os casos e mortes pela pandemia do Covid-19.





1 - Isolamento total: Não tem sido diferente no mundo todo. São quase 3 bilhões de pessoas isoladas e em casa, tudo pra conter o avanço do Covid-19. A pandemia já registrou mais de 600 mil casos em todo o planeta. Na Europa Itália e Espanha registraram picos de mortes nos últimos dias. Hoje a Espanha registrou em um só dia o seu maior pico de mortes (832). Os Estados Unidos se tornaram o país com o maior número de casos com mais de 82 mil casos e o presidente Donald Trump assinou um pacote de US$ 2 trilhões que vai ajudar a economia do país a se recuperar após a pandemia. Enquanto isso na China, mais precisamente onde tudo começou, a província de Hubei a vida aos poucos vai voltando ao normal pois a quarentena terminou. E na Inglaterra o príncipe Charles e o primeiro ministro Bóris Johnson estão com a Covid-19 pois os testes deram positivo.


2 - O erro reconhecido: O prefeito de Milão Giuseppe Sala teve a hombridade e reconheceu que errou por ter apoiado uma campanha para a cidade não parar no começo da pandemia. Quando começou a pandemia a Itália tinha registrado 14 mortes e 528 casos, um mês depois explodiu as mortes e os casos.


3 - O desdém de Bolsonaro: Aqui por sua vez o presidente Jair Bolsonaro segue desdenhando da pandemia e na terça feira no seu desastroso pronunciamento em rede nacional voltou a menosprezar pedindo o fim do isolamento e a retomada das atividades além de voltar a atacar a imprensa. Não demorou pra uma chuva de críticas e panelaços pelo país. Na quarta em vídeoconferência bateu boca com o governador de São Paulo João Dória por causa das medidas adotadas enquanto o governador de Goiás Ronaldo Caiado rompeu com o governo e ontem em entrevista á José Luiz Datena o presidente foi infeliz ao afirmar que teremos muitas mortes e falou em paciência. Se é que a nossa paciência está acabando presidente vamos ficar em casa e confiar na ciência.

4 - A explosão de casos no Brasil: O país registra mais de 3,5 mil casos e 94 mortes em uma semana e neste sábado um prefeito de uma cidade no Piauí se tornou a mais nova vítima do vírus. Aqui no DF chegou a registrar a primeira morte por Covid-19, mas a secretaria de Saúde desmentiu pois o teste deu negativo e ao mesmo tempo o governador Ibaneis Rocha permitiu que lotéricas e centros de conveniência voltem a abrir. Os governadores seguem adotando medidas para conter o avanço. Durante a semana houve também polêmicas envolvendo empresários que postaram vídeos alegando que o país ampliará o desemprego, mas também teve curas como a do jornalista Marcelo Magno que está totalmente curado da Covid- 19 após 18 dias na UTI.


5 - Olimpíada adiada: A olimpíada de Tóquio foi adiada pra 2021. O COI relutou quanto pode, mas teve de ceder aos apelos dos atletas e de comitês nacionais. Pela primeira vez na história exceto em guerras uma edição de Jogos Olímpicos teve de ser adiada por um motivo de saúde pública. A entidade ainda estuda com o governo japonês uma nova data e afirmou que os atletas que obtiveram vagas estão confirmados. 

Imagem da semana




Algumas cidades brasileiras isoladas, casos de Brasília, Rio, São Paulo e tantas outras, desertas e sem movimento e o que dizer do Papa Francisco rezando uma missa sem fiéis na Praça de São Pedro. Realmente essa pandemia vai transformar e muito a vida das pessoas quando a tempestade passar. 

Mais uma vez reitero e digo: fiquem em casa. Eu estou seguindo direitinho e mantenho minha quarentena, tive de suspender as caminhadas, mas isso logo passará.

Na semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários