O Mês em Resumo: Amazônia em chamas e mundo discute crise ambiental, sequestro e tiroteios e Brasil supera recorde no Pan

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de agosto.


Resultado de imagem para O mundo chama a atenção para as queimadas na Amazônia. E o presidente Jair Bolsonaro compra briga com o mundo.

Resultado de imagem para O mundo chama a atenção para as queimadas na Amazônia

O mundo chama a atenção para as queimadas na Amazônia. E o presidente Jair Bolsonaro compra briga com o mundo. Uma declaração de que as ONGs eram responsáveis pelas queimadas fazem gerar milhares de protestos por todo o mundo. Relatório da NASA a agência espacial americana aponta que 2019 é o pior ano desde 2010 no número de queimadas. O G7, grupo dos países mais ricos do mundo se reúne de forma emergencial e decide enviar ajuda no valor de 20 milhões de euros, mas o governo brasileiro rejeita o acordo. Bolsonaro então bate boca nas redes sociais com o presidente francês Emmanuel Macron que é chamado de mentiroso. O governo brasileiro decide então restringir as queimadas no período de seca. As queimadas refletem no clima e no dia 19 São Paulo vê o dia virar noite.


Por aqui o governo vence o segundo round da reforma da Previdência que tem seu texto base aprovado em segundo turno na Câmara dos Deputados e agora vai para o Senado.

Resultado de imagem para O deputado Alexandre Frota é expulso do PSL e se muda pro PSDB

O deputado Alexandre Frota é expulso do PSL e se muda pro PSDB convidado por João Dória, governador de São Paulo. Frota ficou insatisfeito com os rumos tomados por Bolsonaro e decide sair do partido do governo.

O PIB brasileiro sobe 0,4% no segundo trimestre impedindo que o Brasil entrasse em recessão técnica. A recuperação da economia brasileira é lenta, mesmo assim previsões apontam para crescimento de 1% do PIB para este ano. O desemprego caiu para 11,8% no mês de julho, mas ainda somos 12 milhões de desempregados.


Resultado de imagem para No Rio um sequestro de um ônibus na Ponte Rio Niterói termina com a morte do sequestrador

Resultado de imagem para sequestrador rio niteroi morto

No Rio um sequestro de um ônibus na Ponte Rio Niterói termina com a morte do sequestrador. Na manhã do dia 20 Willian Augusto da Silva invade um ônibus com 39 passageiros e sequestra o veículo. Durante mais de 4 horas os reféns ficaram sob a mira dele que estava armado com uma arma de brinquedo. A brincadeira acabou quando ele iria negociar com os policiais quando um sniper atirador de elite do BOPE atirou e deu seis tiros no sequestrador que morreu. Assim que desceu do helicóptero o governador Wilson Witzel desceu e comemorou gerando muitos memes nas redes sociais.

Resultado de imagem para A advogada Letícia Curado Melo foi morta por Marinésio dos Santos Olinto, maníaco sexual

Resultado de imagem para A advogada Letícia Curado Melo foi morta por Marinésio dos Santos Olinto, maníaco sexual

Em Brasília um crime bárbaro: A advogada Letícia Curado Melo foi morta por Marinésio dos Santos Olinto, maníaco sexual. Ele a matou porque recusou ter relações sexuais. O crime foi no dia 23 e o seu corpo foi encontrado três dias depois. Marinésio confessou o crime. 

Resultado de imagem para O caso foi na cidade de El Paso no estado do Texas

A policial rodeia a zona de Dayton onde se registrou o tiroteio.

Nos Estados Unidos dois tiroteios em dois dias deixou mortos mais uma vez. No dia 3 20 pessoas morreram e 26 ficaram feridas em tiroteio na cidade texana de El Paso. O atirador acabou preso, no dia seguinte na cidade de Dayton no estado de Ohio mais 9 pessoas morrem vitimadas por um outro tiroteio. E o mesmo Texas voltou a ser neste sábado alvo de um novo tiroteio, desta vez entre as cidades de Midland e Odessa. Cinco pessoas morreram dentre elas o atirador. 

Nas primárias argentinas a oposição venceu e causou tumulto na economia. O dólar ultrapassou a barreira dos 4 reais e no fim do mês o governo de Maurício Macri decreta a moratória.


O jornalista Dony de Nuccio pede demissão da Rede Globo onde vinha em carreira meteórica depois que o site Notícias da TV revelou ter assinado um contrato com o Bradesco ferindo o código de ética da empresa. Sua saída causa mudanças no jornalismo da emissora: Maju Coutinho será a apresentadora única do Jornal Hoje e Sandra Annenberg assume o Globo Repórter na vaga de Sérgio Chapelin que vai se aposentar.

Resultado de imagem para O Brasil bate seu recorde de medalhas numa só edição dos Jogos Pan Americanos e depois de 56 anos termina em segundo lugar geral na competição

Resultado de imagem para O Brasil bate seu recorde de medalhas numa só edição dos Jogos Pan Americanos e depois de 56 anos termina em segundo lugar geral na competição

Resultado de imagem para O Brasil bate seu recorde de medalhas numa só edição dos Jogos Pan Americanos e depois de 56 anos termina em segundo lugar geral na competição

O Brasil bate seu recorde de medalhas numa só edição dos Jogos Pan Americanos e depois de 56 anos termina em segundo lugar geral na competição. Foram 171 medalhas conquistadas em Lima, sendo 55 de ouro.

Resultado de imagem para O Figueirense se recusa a entrar em campo contra o Cuiabá

O Figueirense se recusa a entrar em campo contra o Cuiabá em jogo válido pela Série B e em sinal de protesto não joga. Os jogadores decidiram entrar em greve protestando contra os salários atrasados. É o primeiro caso de W.O da história das competições nacionais. 


Escritora, atriz, apresentadora e polêmica Fernanda Young fez sucesso na TV com Os Normais, escrita em 2001. Foi roteirista de outras produções como Os Aspones e mais recentemente Vade Retro. Ela também apresentou programas na TV fechada e estava se preparando para estrear uma peça teatral em São Paulo quando na noite do dia 24 ela sofre uma crise asmática e é internada para um hospital em Minas Gerais e acaba morrendo aos 49 anos.

Resultado de imagem para João Carlos Barroso

Resultado de imagem para Peter Fonda

Resultado de imagem para José Luis Brown

Resultado de imagem para Kito Junqueira


O mês ainda teve os seguintes mortos: João Carlos Barroso (12 de agosto), ator que atuou em novelas como Roque Santeiro, Estúpido Cupido e outras, Peter Fonda (16 de agosto), ator norte americano que atuou em filmes sendo o seu grande sucesso Easy Rider, Antonio Soares Calçada (5 de agosto), ex- presidente do Vasco da Gama e um dos mais vitoriosos da história do clube, Jeffrey Epstein (10 de agosto), empresário e milionário, acusado de tráfico sexual foi encontrado morto na prisão em que estava e a suspeita é que ele cometeu suicídio, José Luis Brown (12 de agosto), ex- jogador argentino que fez gol na final da Copa do Mundo de 1986 quando a Argentina foi campeã, Roberto Gusmão (17 de agosto), ex- ministro da Indústria e Comércio no governo de José Sarney,  Kito Junqueira (23 de agosto), ator com passagens por Tupi, Globo e Manchete, Nicolás Leoz (28 de agosto), ex- presidente da Conmebol e Anthoine Hubert (31 de agosto), piloto francês de Fórmula 2. Ele não resistiu á um grave acidente na prova da categoria na pista de Spa Francorchamps na Bélgica. Seu carro bateu em uma barreira de pneus e foi atingido na lateral por Juan Manuel Correa. 

O quadro volta em setembro.

Postar um comentário

0 Comentários