Niki Lauda, tricampeão e lenda da Fórmula 1 morre aos 70 anos

Niki Lauda era presidente não executivo da equipe Mercedes — Foto: Getty Images

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda morreu nesta segunda aos 70 anos. Lauda era atualmente presidente executivo da Mercedes e ano passado passou por um transplante de pulmão e ficou internado dois meses e no começo deste ano passou dez dias internado após ter febre. Andreas Nikolaus Lauda nasceu em famílai rica e se interessou pelo automobilismo, mas sem apoio familair fez um empréstimo bancário e investiu na carreira comprando uma vaga na equipe March e estreou na Fórmula 1 no GP da Áustria de 1971. Depois correu pela BRM e em 1974 foi pilotar na lendária Ferrari. No ano seguinte conquistou seu primeiro título vencendo cinco corridas. Em 1976 disputou o título com James Hunt numa rivalidade que virou filme em 2013 com Rush - No Limite da Emoção. No dia 1º de agosto em Nurburgring sofre um acidente grave e chegou a receber a extrema unção mas 42 dias depois voltou a correr em Monza com o rosto desfigurado devido à inalação de fumaça tóxica. Na decisão do campeonato de 76 em Fuji sob chuva extrema desistiu da prova alegando falta de segurança. Hunt terminou em terceiro e foi campeão. Em 1977 conquistou o bicampeonato mas cansou das politicagens e deixou a Ferrari antes do fim da temporada. Em 1978 se transferiu pra Brabham e no ano seguinte se cansou abandonando as pistas para se dedicar á sua empresa aérea, a Lauda Air. Em 1981 aceita proposta de Ron Dennis e volta a correr agora pela McLaren e em 82 ganha duas corridas terminando em quinto, em 1983 ficou pra trás e terminou em décimo. Em 1984 a McLaren se uniu à Porsche e a combinação dominou aquela temporada com Lauda ganhando cinco corridas sendo tricampeão pela regularidade ao superar por meio ponto o francês Alain Prost, mas em 1985 parou de vez depois de uma série de abandonos. Depois de encerrar carreira seguiu com sua companhia aérea até vendê - la em 1999. Lauda seguia na categoria como consultor na Ferrari e na Jaguar e desde 2012 virou presidente não executivo da Mercedes onde teve um importante papel na transferência de Lewis Hamilton e nos últimos cinco anos a Mercedes levou os títulos de pilotos e construtores. Sua última aparição foi no GP da Inglaterra do ano passado. 

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