O Mês em Resumo: Tensão aumenta no Oriente Médio, centro direita se fortalece na eleição e mês de adeus pra Cid Moreira, Washington Olivetto e Maguila

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de outubro.

A guerra no Oriente Médio completa um mês e no dia 1º o Irã dispara mais de 200 mísseis contra Israel, no dia 17 o líder do grupo terrorista Hamas Yahya Sinwar, apontado como mentor do atentado de 7 de outubro do ano passado que detonou o conflito morre em ataque feito no sul da Faixa de Gaza. 

Aumenta a tensão entre Brasil e Venezuela. O país barrou a entrada da Venezuela no bloco econômico Brics e elevou a tensão entre Lula e Maduro. O ditador venezuelano aumentou a tensão e mandou o embaixador retornar à Caracas e faz críticas ao assessor Celso Amorim.

As chuvas castigam e matam na Espanha. 158 pessoas morreram nas cheias que transformaram ruas em rios na região de Valência na pior enchente do século.

 

Após 6 anos e 7 meses Marielle Franco enfim descansará em paz. Os ex-policiais militares e assassinos confessos Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados a penas de 78 e 59 anos respectivamente por duplo homicídio triplamente qualificado. Os dois estão presos desde 2019. Marielle foi morta em março de 2018 assim como o motorista Anderson Gomes.

Aqui no Brasil tivemos eleições municipais que mostram a força dos partidos de centro-direita e a perda de força da polarização e 16 prefeitos são reeleitos com destaque pra São Paulo que reelege Ricardo Nunes, Eduardo Paes no Rio, João Campos em Recife e Bruno Reis em Salvador. O PT, partido do governo elege Evandro Leitão em Fortaleza na única vitória do partido em capitais.

Um novo temporal deixou a população paulista no escuro entre os dias 11 e 17. A Enel, empresa que controla a energia é multada e mais de 1 milhão de pessoas fica sem luz. Aqui em Brasília terminou a mais longa seca da história. Foram 167 dias sem uma gota d'água e a estiagem terminou no dia 7 com as primeiras chuvas isoladas.

Após 40 dias o X volta a funcionar no Brasil. A plataforma de mensagens quitou as multas e foi liberada novamente. O X havia sido bloqueado em agosto por determinação do STF por descumprir ordens judiciais e por não ter representante legal.

Um homem que sofria de esquizofrenia e registro de CAC matou três pessoas e feriu outras 9 em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Depois de manter cerco por 10 horas o atirador foi morto. 

Um confronto entre policiais e traficantes do Complexo de Israel no meio da Avenida Brasil termina com saldo de 3 pessoas mortas. A operação foi considerada um desastre pelo despreparo da polícia em conter os bandidos. 

Depois de 10 anos à frente do Masterchef a jornalista Ana Paula Padrão anuncia sua saída da Band pra se dedicar a novos projetos e ainda sobre a Band o canal consegue reverter o quadro e diz em comunicado que vai cumprir contrato com o grupo Liberty pra transmitir as corridas de Fórmula 1.

A seleção brasileira conquista o hexacampeonato da Copa do Mundo de Futsal da FIFA ao vencer a Argentina na final por 2 x 1 e depois de 12 anos volta a ganhar o torneio. 

 

O brasileiro Vinícius Júnior perde o prêmio Bola de Ouro pro espanhol Rodri do Manchester City. A polêmica vitória do espanhol gerou uma onda de insatisfação nas redes sociais. 

Cid Moreira foi a cara e voz por quase 27 anos do Jornal Nacional. Além de ter sido a voz do telejornal deu boa noite mais de 8 mil vezes e ainda deu voz ao príncipe dos sortilégios Mr.M no Fantástico. O jornalista que fez história no telejornalismo morre no dia 3 aos 97 anos deixando sua marca em definitivo.

Um dos mais criativos publicitários do Brasil Washington Olivetto criou peças publicitárias que foram premiadas em festivais pelo mundo com personagens icônicos como o garoto Bombril, a moça do meu primeiro sutiã e tantos outros que ficaram gravados na memória dos brasileiros e em 2002 passou 53 dias em cativeiro num sequestro perto de sua casa. Washington Olivetto estava internado há quatro meses e morre no dia 13 de outubro aos 73 anos vitimado por uma pneumonia e choque séptico.

Liam Payne ficou famoso na década passada quando integrou a boyband de música pop One Direction revelada no reality X Factor e ficou na banda até 2016. Ele vinha em carreira solo e no dia 16 morre em Buenos Aires quando caiu do terceiro andar do hotel em que estava hospedado.

 

Poeta, filósofo, escritor e letrista. Eram muitas as faces de Antonio Cícero. Publicou vários poemas dentre os quais destaca-se Guardar, mas ele é mais lembrado por produzir letras de músicas de grande destaque com artistas como Lulu Santos e com sua irmã Marina Lima sendo parceiro em canções como Fullgás, Pra Começar e À Francesa. O poeta estava morando na Suíça quando decidiu passar pelo suicídio assistido morrendo no dia 23 aos 79 anos.

José Adilson Rodrigues, o Maguila foi um dos mais carismáticos pugilistas que surgiram e um dos ídolos do esporte brasileiro. Nos anos 80 ele fazia o Brasil parar com suas lutas quando era empresariado pelo locutor esportivo Luciano do Valle e chegou a sonhar em enfrentar Mike Tyson, mas perdeu pra Evander Holyfield e o sonho acabou, mesmo assim teve um cartel invejável de 85 lutas com 77 vitórias, 7 derrotas e 1 empate sendo campeão mundial dos pesos pesados pela FMB. Diagnosticado em 2013 com demência pugilística devido aos vários golpes sofridos pelo crânio e em 2018 decidiu doar seu cérebro para estudos à Universidade de São Paulo. Maguila morre no dia 24 aos 66 anos.

O paraibano Vladimir Carvalho fez história no cinema brasileiro principalmente no Cinema Novo quando produziu documentários junto de Glauber Rocha e foi assistente de Eduardo Coutinho no filme Cabra marcado pra morrer, depois veio pra Brasília onde virou professor na UnB e filmou várias obras. O cineasta morre no dia 24 aos 89 anos. 

 

Considerado o Pelé do piano Arthur Moreira Lima foi um dos maiores nomes do piano onde se notabilizou como intérprete de grandes nomes da MPB e da música erudita trabalhando no projeto Um piano pela estrada percorrendo o Brasil num caminhão que virava palco. O pianista morava em Florianópolis desde 1993 e lutava contra um câncer no intestino descoberto ano passado morrendo ontem, dia 30 aos 84 anos.

Outras mortes do mês: Saturnino Braga (3 de outubro), político que foi prefeito do Rio entre 1986 e 1989 e senador da República, Emiliano Queiroz (4 de outubro), ator que teve mais de 70 anos de carreira interpretando personagens de destaque como Dirceu Borboleta em O Bem Amado, Johan Neskeens (6 de outubro), ex-jogador de futebol que fez parte do Carrossel Holandês, a seleção vice campeã na Copa do Mundo da Alemanha em 1974, Ary Toledo (12 de outubro), ator e comediante dono de um repertório de piadas picantes que faziam o público rir, Paul Di Anno (21 de outubro), ex-vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden entre 1977 e 1981, Tonhão (23 de outubro), ex-jogador de futebol que foi campeão brasileiro pelo Palmeiras em 1993 e 1994 e Zé Carlos (25 de outubro), ex-jogador de futebol que jogou a Copa do Mundo de 1998 na França e foi titular na semifinal contra a Holanda.

O quadro retorna em novembro.

Postar um comentário

0 Comentários