O Mês em Resumo: Presos os mandantes do assassinato de Marielle Franco, Brasil passa de 2 milhões de casos de dengue e Robinho cumpre pena por estupro no país

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de março.


Seis meses e dez dias depois o fim de um mistério. No dia 24 de março a Polícia Federal prende os irmãos Chiquinho e Domingos Frazão e o delegado Rivaldo Barbosa. Segundo relatório e delação de Ronnie Lessa foram eles os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018. O motivo do crime foi a interferência de Marielle contra os interesses fundiários. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a se enrolar no caso de tentativa de golpe. No dia 14 o ex- comandante do Exército Freire Gomes afirma que Bolsonaro prpoôs hipóteses para executar o golpe complicando ainda mais a situação, no dia 22 o ex-ajudante de ordens Mauro Cid voltou a ser preso por descumprir medidas cautelares após a divulgação de áudios pela revista Veja fazendo críticas ao STF e a Polícia Federal. No dia 25 o jornal The New York Times pubilca vídeos mostrando que Bolsonaro passou duas noites na embaixada da Hungria logo após virar alvo da PF e ter o passaporte apreendido. Ele bem que tentou recuperar, mas o acesso foi negado.

O presidente Lula faz críticas fortes ao processo eleitoral na Venezuela depois que a oposição não conseguiu o registro das candidaturas de Corina Yoris e Maria Corina classificando o fato como muito grave numa demonstração de que não concorda com a forma que o ditador Nicolás Maduro vem conduzindo o processo eleitoral.

As chuvas castigam mais uma vez. No Rio de Janeiro seis pessoas morrem nos temporais de Petrópolis e no Espírito Santo 20 pessoas morreram nos temporais.

 Homem se entrega após fazer reféns na rodoviária do Rio - 12/03/2024 -  Cotidiano - Folha

Durante três horas um bandido deixou 18 pessoas reféns dentro de um ônibus no Rio de Janeiro e acabou se entregando depois de negociar com a polícia.

O Brasil passa de 2 milhões de casos de dengue e 10 estados e o Distrito Federal decretaram estado de emergência para conter o avanço. Quase 700 pessoas morreram desde a eclosão da epidemia.


Vladimir Putin venceu a eleição presidencial na Rússia com certa folga, por outro lado enfrenta problemas devido ao atentado à casa de shows Crocus City Hall que mata 143 pessoas no dia 22. O atentado é atribuído ao grupo terrorista Estado Islâmico.

Em Baltimore uma ponte desabou após a colisão com um navio cargueiro e seis pessoas morreram. 

Donald Trump e Joe Biden vão se enfrentar novamente na eleição presidencial americana de 5 de novembro. Biden levou a vaga no partido Democrata e Trump ficou com a vaga pelo partido Republicano após a desistência de Nikki Haley.

 

A princesa de Gales Kate Middleton anuncia nas redes sociais que passa por tratamento contra o câncer em estágio inicial. Kate diz ter passado por procedimento cirúrgico em janeiro. Ainda sobre Kate ela causou polêmica por causa de uma foto que foi editada por ela mesma. 

 

O STJ determina que o ex-jogador Robinho cumpra no Brasil a pena de 9 anos em regime fechado por ter cometido estupro na Itália em 2013. Ele se entrega no dia 21 e começa a cumprir a pena, já Daniel Alves foi solto pela justiça espanhola que concedeu liberdade provisória pagando fiança no valor de 1 milhão e meio de euros. Ele havia sido condenado em fevereiro a uma pena de quatro anos e meio por estupro.

 

O jogador Gabigol do Flamengo pega gancho de dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping em abril de 2023. Ele vai recorrer da decisão.

As mortes do mês: Akira Toriyama (1º de março), desenhista japonês e criador do mangá Dragon Ball que virou desenho animado de enorme sucesso no mundo, Eric Carmen (11 de março), cantor americano que se destacou com hits como Hungry Eyes que fez parte da trilha sonora do filme Dirty Dancing e All by Myself,  Richard Serra (26 de março), um dos mais importantes escultores do século XX com obras com características minimalistas e Louis Gossett Jr (29 de março), ator americano que faturou um Oscar de melhor ator coadjuvante em 1983. 

O quadro volta em abril.

Postar um comentário

0 Comentários